Escrita por: Rodrigo Neves.
Sinopse do Jogo:
Em The World of Smog: On Her Majesty`s Service, temos um jogo ambientado no cenário Steampunk, onde somos agentes da Rainha Victoria, em missões para comercializar Éteres e Artefatos no mercado, lidando com os agentes do Mestre da Sombras e os demais adversários. Criado por Yohan Lemmonier, este jogo foi publicado pela Cool Mini or Not em 2015. Idealizado para 2 a 4 jogadores, dura em média 1 hora uma partida completa.
Objetivo:
Em On Her Majesty`s Service os jogadores são agentes da Rainha Victoria em missão especial no Mercado das Sombras. Ali é possível comprar ou vender 4 tipos de éteres diferentes, das cores amarela, azul, vermelha e marrom. Além de adquirir 4 artefatos necessários para sair do mercado. O tabuleiro é formado por discos que representam valores de demanda de éteres e artefatos. Cada disco indica tipos de materiais e valores diferentes para cada jogador, dependendo das suas posições relativas na mesa. Entretanto, as ações dos jogadores fazem os discos girarem, mudando as condições do jogo a cada instante. Cada jogador recebe uma missão, com combinação única de éteres que ele precisará adquirir para vencer o jogo. Em cada rodada, os jogadores recebem três pontos ação para se mover, comprar, vender, pedir favores, rodar discos, entre outras. Vence o jogo quem conseguir completar sua missão e sair do mercado primeiro.
Mecânicas:
- - Colecionar Componentes;
- - Leilão;
- - Mercado de ações;
- - Pontos de ação.
Componentes:
The World of Smog: On Her Majesty`s Service é um jogo super bem produzido. Começando pela caixa, que possui um acabamento fantástico, com apliques metalizados e textura refinada. As cores frias combinam com a arte para formar um jogo bem temático e encantador. O insert de plástico organiza muito bem os componentes do jogo. O único ponto negativo é o compartimento das cartas, que é muito justo, trazendo um boa dificuldade de tirar as cartas, mesmo sem sleeves. Basicamente precisa-se retirar tudo antes e “virar” a caixa, para que as cartas do fundo saiam sem correr o risco de danificá-las.
As miniaturas são detalhadas e feitas com ótimo material, além de virem em um box para proteção individual, como de costume das produções da Cool Mini or Not. Existem 4 bustos de personagens para os jogadores, 6 bustos de agentes do Mestre das Sombras e o próprio.
O jogo na versão retail conta com moedas plásticas de acabamento acobreado, que fazem um “barulhinho” parecido com metal, além de uma pilha de contas azuis de vidro, chamadas de ampulhetas.
Existem algumas cartas no jogo, em dois formatos básicos: quadradas e mini-euros. Todas possuem o mesmo padrão de acabamento no verso.
São seis cartas pequenas que representam as habilidades de cada agente do Mestre da Sombras. Tem agentes que dão bônus de compra e venda, bloqueiam a casa, roubam moedas, ajudam a se deslocar no tabuleiro, etc... Ou seja, os agentes não são necessariamente ruins sempre.
Existem 4 artefatos mágicos que devem ser coletados obrigatoriamente para sair do mercado. Para cada um, temos 4 cartas iguais. Assim, não existe como eles acabarem e um jogador ficar sem a opção de resgatá-los.
Temos ainda 8 cartas de saída do mercado. No começo do jogo, cada jogador pega aleatoriamente uma delas, que indicará um disco específico para a saída dele. É necessário olhar a carta com as setas para cima. Porém, jogador somente poderá sair, se antes completar a sua missão.
Existem cartas de objetivo, que indicam os tipos e quantidades de cada éter necessário para o jogador vencer aquela partida. Assim as missões mudam a cada jogo. Uma destas cartas devera ser comprada no inicio do jogo, para cada jogador também.
Temos ainda algumas cartas de favores da rainha, que não contam como ação e trazem diversos benefícios aos jogadores, como moedas extras, ações extras, girar discos, roubar artefatos ou éteres de outros jogadores... Cada carta possui, de cima para baixo: um nome, sua descrição e seus requisitos. Para ativar as cartas, é necessário que o jogador tenha em seu poder a combinação de éteres indicada no seu rodapé. Importante: Usar as cartas não consome os éteres.
Cada jogador possui um tabuleiro individual, representando seu personagem. Sobre ele serão estocadas as moedas e os éteres. Existem 16 marcadores de éter, 4 de cada cor.
O tabuleiro é bem espesso, dobrado em 4 partes e de uma única face. Existem 12 discos de encaixe, cada qual com uma numeração ou letra no verso, que permitem uma montagem de forma simples e rápida.
Por fim, temos um token de engrenagem, para simbolizar o primeiro jogador de cada rodada.
Setup do Jogo:
Para o setup deste jogo, abrimos o tabuleiro no centro da mesa e colocamos todos os discos nos seus lugares certos, de acordo com os símbolos no verso. Em seguida, é necessário orientá-los, usando como referencias as setas que tem nos discos e no tabuleiro.
Colocamos as cartas, de cada tipo de artefato, onde estão indicadas no tabuleiro, todas viradas para baixo.
Das 6 cartas de agentes que existem, sorteamos 4, uma para cada canto do tabuleiro. Colocamos as cartas abertas, junto com as respectivas miniaturas em cada quina.
Os jogadores escolhem seus personagens, recebendo sua miniatura, tabuleiro individual, seus marcadores de éter, duas moedas e compram uma carta de saída e uma carta de missão.
Todos os jogadores colocam suas miniaturas na casa central do tabuleiro, as duas moedas para o estoque individual, as cartas de compradas ficam escondidas e os marcadores de éter na posição zero.
Cada lateral do tabuleiro possui um acabamento do cor única: marrom, azul, amarelo e vermelho. O jogador do lado marrom é considerado especialista naquele tipo de éter, por exemplo. E como bônus, iniciará com uma unidade dele em seu estoque. Isto é feito para todos demais jogadores também.
As cartas de favores, as ampulhetas de vidro, as moedas e o mestre das sombras são organizados do lado de fora, próximo ao tabuleiro. Em seguida escolhe-se o primeiro jogador, que receberá o seu token.
Pronto, o setup do jogo está montado.
Síntese do Jogo:
Com o setup pronto, o jogo poderá iniciar. No inicio de cada rodada, exceção da primeira, cada jogador recebe uma nova moeda. Os jogadores realizam todas as suas ações, passando a vez ao próximo, no sentido horário. Em seu turno um jogador tem direito a 3 ações, dentre as relatadas a seguir:
Movimento: o jogador poderá se mover de um disco para outro, gastando uma ação, desde que ele esteja adjacente, na ortogonal. Não existe limite para o total de movimentos e nem sobre a quantidade de personagens em um disco. Basta o jogador tem ações suficientes.
Importante: Se ao entrar ou sair de um disco, o seu personagem cruzar com a “névoa”, ele deve pagar uma moeda ao banco, ou não poderá passar.
Girar o Disco: o jogador poderá gastar uma ação para girar o disco sobre qual se encontra, no sentido horário por 90 graus. Eles pode girar o disco quantas vezes conseguir.
Negociar Éter: são as mesmas regras de comprar um éter para seu estoque ou vender um éter do seu estoque. Para negociar, o jogador só pode adquirir ou repassar um éter, da cor indicada na sua direção, naquele disco, e pelo valor também indicado.
Importante: ao negociar qualquer coisa, imediatamente o jogador deve colocar uma ampulheta sobre o valor marcado no disco e girá-lo 90 graus, no sentido horário.
Importante: é possível se comprar artefatos nos discos maiores, seguindo os mesmos critérios para negociação dos éteres.
Queimar uma Ampulheta: as ampulhetas que entram em jogo, logo após as vendas e compras, servem para atrasar os demais jogadores. É possível se gastar uma ação para “queimar” estes obstáculos, retirando-os do jogo.
Pedir Ajuda de Custo: quando o jogador se encontra no centro do tabuleiro, uma ação possível é pedir ajuda financeira à Rainha Victoria. Esta ação só pode ser executada uma vez por rodada. Se você for o mais pobre na mesa ganha 2 moedas, caso contrário, ganha 1 só.
Girar Qualquer Disco: quando o jogador se encontra no centro do tabuleiro, ele pode gastar uma das suas ações para girar 90 graus qualquer outro disco que desejar. Ele pode repetir a ação quantas vezes desejar. Isto pode servir para baixar o preço de um éter para compra, elevar para venda ou atrapalhar adversários. Ao fazer esta ação, o jogador ganha uma carta de favor da rainha. Não subestime a vantagem que tais cartas pode trazer!
+ Favor da rainha
Sair do Mercado: caso o jogador já tenha a quantidade de éters solicitada em sua carta de missão, possua a quatro cartas de chaves e esteja na sua casa de saída, ele pode gastar uma ação para sair do mercado. O jogador que fizer isto primeiro ganha o jogo!
Quando todos os jogadores terminam suas ações, a rodada termina e uma se inicia. Para isto todos ganham mais uma moeda. Tendo sempre dois agentes do Mestre das Sombras em jogo, o que está a mais tempo em jogo deve sair do tabuleiro, voltando ao seu canto, e entrando o próximo agente da sequência. Importante: os dois primeiros agentes entram no jogo no momento das duas primeiras negociações de éter, nos discos em que elas ocorreram.
Mestre das Sombras:
Uma ação especial extra, que qualquer jogador pode fazer em seu turno, é ofertar dinheiro ao Mestre das Sombras. Ele coloca um quantia de moedas que deseja ofertar no canto direito do seu tabuleiro pessoal. Ao fim de cada rodada, o jogador que tem mais dinheiro ofertado, recebe a ajuda do Mestre e ele vai para seu tabuleiro.
O Mestre das Sombras traz algumas vantagens ao jogador que o mantém. Uma quarta ação extra por rodada... Ele passa a ser o primeiro jogador... Ele pode decidir onde os agentes entram no inicio de cada rodada.
Existe um porém... Todo início de turno, a moeda que este jogador recebe vai para o Mestre das Sombras. No turno em que a pilha atingir o valor de cinco moedas, ele passará para o tabuleiro do jogador que tiver a maior oferta no momento, e as moedas voltam para a reserva geral.
Avaliação:
The World of Smog: On Her Majesty`s Service, na minha opinião pessoal, foi um dos grandes lançamentos de 2015. Um dos melhores jogos lançados neste ano, sem dúvida alguma. O jogo é soberbo! Arte fantástica, acabamento primoroso, elegante, conjunto de regras simples e mecanicamente muito inteligente.
É uma curiosa mistura de Euro com Ameritrash. Tem características dos jogos euros porque não existe conflito direto, trabalha com mercado de ações e você acumula recursos (éters). Por outro lado, do Ameritrash ele herda uma temática forte, alta dose de sorte, o conceito de realizar uma missão para vencer o jogo e forte interação entre os players.
Smog é um jogo leve, suficientemente rápido e que pode ser apresentado para jogadores iniciantes. Não seria a melhor recomendação de um gateway, mas de acordo com o nível dos jogadores em lógica e estratégia, é viável até para ser o primeiro jogo a ser apresentado sim. O jogo é desafiador, divertido e te deixa com aquela vontade de jogar uma segunda partida logo em seguida. Ele encanta pelo acabamento, encanta pela arte e encanta pela proposta original. Um lançamento que não pode deixar de constar na coleção alguém do seu grupo de jogos. Recomendadíssimo.




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