Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2687663/banter-reviews-aeons-end-review-based-all-current
Instagram: https://www.instagram.com/Boardgamebanter/
Aeon's End, um jogo cooperativo de construção de deck onde os jogadores enfrentam hordas de
The Nameless em uma batalha para salvar o último lar da humanidade - Gravehold.
Visão geral de alto nível: Um construtor de deck cooperativo contra hordas de monstros
Você e os outros jogadores são magos encarregados de trabalharem juntos para defender a última cidade, Gravehold, de monstros conhecidos como
The Nameless. Ao longo do jogo, você construirá um baralho pessoal de cartas de um mercado público para combater o inimigo.
Existem três tipos diferentes de cartas: Feitiços, Relíquias e Gemas. Feitiços são usados para atacar. As relíquias têm vários usos, como curar ou carregar seu poder único. As gemas podem ser usadas para comprar cartas mais poderosas no mercado público de cartas.
Cada jogo é altamente modular e variável: desde os magos que você joga, as cartas que você adquire, os inimigos que você enfrenta e até a ordem dos turnos.
Para vencer, você precisa matar o chefe ou fazer com que o baralho do inimigo fique sem cartas. Você perde quando sua cidade sofre muito dano, todos os jogadores caem em batalha ou por condições especiais anotadas nas cartas dos chefes.
O que torna este jogo especial: sem embaralhar e sem eliminação de jogadores
Sem embaralhar. Em muitos jogos construtores de baralho, os jogadores se veem embaralhando suas cartas quando seus baralhos acabam. Não em Aeon's End. Os baralhos nunca são embaralhados, a menos que seja explicitamente informado. Isso dá aos jogadores uma vantagem, permitindo que eles construam seus decks em ordens específicas.
Morrer não significa que você está fora do jogo. Se um jogador atingir 0 de saúde, ele continua jogando. O jogo ficará um pouco mais difícil para o time, mas o time não perde até que a saúde de todos os jogadores (ou Gravehold) seja reduzida a 0.
Ordem de turnos oculta e aleatória. É uma coisa pequena, mas adiciona um pouco de incerteza variável e tensão ao jogo. Cada rodada começa com uma ordem de turnos oculta e aleatória.
Expansões, expansões e mais expansões. Aeon's End é uma série enorme e cada nova expansão adiciona uma tonelada de cartas diferentes. Cada jogo adiciona novos personagens, cartas para incorporar ao seu baralho e chefes/asseclas para lutar. Aqui estão algumas notáveis:
Aeon's End: War Eternal - Conceito básico do jogo com lutas desafiadoras contra chefes e magos divertidos.
Aeon's End: Legacy - Uma história, um jogo no estilo legacy onde você cria seus próprios magos e os inimigos ficam mais fortes ao longo das partidas.
Aeon's End: The New Age - Incorpora partes do sistema legacy na série original chamada Modo Expedição. Os inimigos ficarão mais difíceis e os jogadores podem ganhar cartas que os ajudam a ficar mais fortes. Continua a história do Legacy.
Juntamente com essas expansões de caixa grande, existem muitas outras expansões grandes e pequenas que adicionam novos chefes, itens e magos também. Qualquer um dos jogos listados acima são ótimos pontos de partida para a série. Se você deseja seguir a história cronologicamente, deve começar com Legacy.
Componentes e livro de regras: atende às expectativas. Sem grandes problemas.
O armazenamento do jogo foi projetado para conter uma versão do jogo com espaço para algumas expansões menores. As cartas têm organizadores e espuma, fornecidos para reduzir o deslocamento, o que torna o armazenamento vertical do jogo uma opção. A organização se torna um problema se você começar a expandir seu jogo para outros grandes lançamentos de Aeon's End. Atualmente, não há solução que possa conter todas as expansões.
A qualidade das cartas, fichas e tabuleiros de jogadores são normais. O uso muito frequente das cartas demanda
sleeves para evitar marcá-las.
A arte é bem feita. Mesmo que você não seja fã do tema, a arte é bem produzida e polida.
Cada carta faz um ótimo trabalho explicando concisamente seu efeito com pouca necessidade de fazer referência ao livro de regras. Se surgirem problemas, o livro de regras geralmente faz um bom trabalho ao esclarecê-los. Em raras ocasiões, também usamos o BGG para responder a algumas complexidades muito específicas.
O livro de regras é bom para explicar os conceitos centrais do jogo. É fácil de entender e tem muitos exemplos. Durante a sua primeira partida, os jogadores são guiados pela mecânica do jogo, pois a primeira batalha ajuda a ensiná-los a jogar.
Considerações: Um jogo fantástico com muitas expansões.
Não, você não precisa comprar tudo. Veja, eu entendo. Eu possuo quase todas as expansões no momento em que escrevo esta análise (acho que não tenho apenas uma expansão de caixa pequena). Não tenho orgulho disso, mas amo o jogo e posso ter olhos maiores que meu estômago. Possuir mais de um punhado de pequenas expansões ao lado de duas caixas grandes significa que você precisará dividir suas cartas em várias caixas. Não é divertido e torna a preparação e a desmontagem mais demoradas do que merecem.
Eu tenho muitas cartas que se estendem por 4 caixas, tornando quase impossível levar conosco para a casa de um amigo ou viagens de carro. Mesmo para um fã incondicional como eu, ninguém precisa de tanto conteúdo - com as dezenas de jogos que jogamos, ainda tocamos apenas cerca de 2/3 de todo o conteúdo que possuímos.
Ele escala bem em qualquer contagem de jogadores. Em um jogo de 2 jogadores, os jogadores (e o monstro chefe) jogam dois turnos em uma rodada. Isso facilita o planejamento de ataques poderosos. Adicionar um 3º ou 4º jogador ao jogo muda essa dinâmica, já que um jogador não terá tanto controle no campo de batalha, mas adiciona mais pessoas para distribuir e sofrer danos.
O jogo também pode ser jogado sozinho, o que ainda não experimentei.
A maioria dos meus jogos foi em 2 porque prefiro jogar duas vezes em uma rodada. Também descobrimos que o jogo parece mais fácil com mais jogadores.
Preparação variável significa adaptar suas estratégias. A preparação variável significa que você precisará mudar constantemente as estratégias, dependendo das cartas disponíveis, dos magos com os quais está jogando e do chefe/lacaio contra o qual está lutando.
Isso é ótimo para ajudar o jogo a não parecer repetitivo e sempre nos fez voltar à mesa. Adoramos explorar novas combinações de cartas e nunca houve duas partidas iguais, mesmo jogando com os mesmos chefes ou magos.
Não é apenas a construção de baralho. É destruição de baralho também. Mencionei anteriormente como os jogadores não embaralham seus baralhos, o que acho muito divertido criar estratégias para organizar as cartas.
Outro elemento que eu gosto é realmente controlar quantas cartas estão no meu baralho. Isso me faz sentir que meu mago subiu de nível ao longo do jogo e se tornou mais forte à medida que ele se aproximava de perder. No entanto, nem toda partida tem uma oportunidade consistente de retirar cartas, o que torna a construção do seu baralho um arranjo muito particular!
Um pouquinho de forçar sua sorte. A ordem de turno variável e oculta significa que é mais difícil adivinhar quem está chegando a vez. Isso definitivamente faz com que os jogadores avaliem os riscos e as recompensas de escolher jogar certas cartas ou atacar certos monstros. Quando perdemos, muitas vezes perdemos para essa mesma mecânica de jogo - onde precisávamos que um certo jogador aparecesse e acabasse com o chefe ou um lacaio para vencer o jogo, mas o destino decidiu outra coisa. É muito emocionante quando chegamos tão perto.
Obviamente, existem outras pequenas áreas de sorte, como quais cartas inimigas são reveladas. Esses pequenos pedaços de ambiguidade tornam cada turno do jogo emocionante, significativo e menos previsível.
Considerações Finais: Membro permanente da estante.
Não sou um grande fã de jogos de cartas, mas adoro
Aeon's End. Jogamos dezenas de jogos. Sou tão fã que possuo praticamente tudo lançado atualmente no momento desta análise e é um membro permanente da estante.
Tenho dificuldade em encontrar algo desagradável neste jogo. No entanto, possuir tudo definitivamente gera algum exagero de conteúdo.
https://www.flowcode.com/page/boardgamebanter
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.