Post original: https://www.boardgamegeek.com/thread/2477292/vampires-ninjas-robots-oh-my-board-or-bust-review
Quando criança, você já imaginou administrar seu próprio parque temático? Você pensou que poderia andar por todos os passeios, comer toda a comida frita que quisesse, ficar acordado todas as noites para assistir ao show de fogos de artifício. Bem, a realidade acabou de te dar um tapa na cara. Administrar um parque temático é um trabalho imenso. Você tem que construir os passeios, contratar funcionários, abrir amenidades, melhorar e atualizar seu equipamento para ofuscar os parques concorrentes e estar na defesa de qualquer esquema corporativo “injusto” ou espionagem de outros jogadores. Quem terá o maior parque temático ao final de 8 rodadas? Dedos cruzados e boa sorte!

Para preparar o jogo, cada jogador escolhe um tema que deseja incorporar a partida. Em seguida, você pega todos os cartões temáticos escolhidos, separa-os por tipo (Evento, Parque, Mostruário, etc.) e embaralha-os todos juntos. Cada jogador recebe uma carta do portão principal, uma carta de empréstimo, 20 moedas e 5 cartas do topo do baralho do parque. Assim que todos tiverem sua mão de cartas, você estará pronto para começar a Rodada 1.
Unfair é jogado em 8 rodadas. Em cada rodada, começando com o primeiro jogador, você jogará por 4 fases. Na fase 1, a fase do evento, cada jogador compra uma carta de evento e então terá a chance de jogar quantas cartas de evento quiser. A Fase 2, a fase de parque, é onde você realmente executará suas principais ações. Você tem algumas opções na sua vez: você pode comprar uma carta de sua mão ou comercializar no tabuleiro principal para adicioná-la ao seu parque, ou pode comprar mais algumas cartas do parque, evento ou deck de plantas, ou pode demolir uma atração em seu parque, ou você pode trocar (que é a ação mais fraca na minha opinião, mas pode lhe render mais alguns dólares, em vez de você pegar um empréstimo). Após a fase de parque repleta de ação (entendeu?), você junta todo o dinheiro da venda de ingressos na fase de visitantes. Finalmente, você tem a fase de limpeza, que envolve apenas a manutenção da rodada.

Eu sei o que você está pensando. É só isso? A diversão aqui é como tudo é tematicamente amarrado. Se você joga com o tema vampiro, há um membro da equipe a ser contratado que pode hipnotizar a equipe de outros jogadores para dar a você suas habilidades. Se você jogar o tema pirata, muitas das cartas estarão focadas em obter todo aquele saque. Seu parque só pode acomodar até 5 atrações, portanto, você também deve estar ciente de tirar o máximo proveito de seu espaço limitado. No final da rodada, você também deve descartar até ficar com 5 cartas. Você pode segurar cartas de evento que compra rodada a rodada, mas elas contam para o seu limite de cartas na mão. Você sempre pensará se aquela carta vale a pena segurar em sua mão.
Unfair pode ser mesquinho porque suas ações e cartas de evento podem interferir nos parques de outros jogadores, mas é apenas um jogo e o jogo é literalmente chamado de injusto, por isso não deve ser uma surpresa. Dependendo dos temas que você escolher (o jogo básico inclui: Vampiro, Ninja, Pirata, Gângster, Robô e Selva), as cartas também oferecem muitas maneiras de redirecionar ou se defender de qualquer ataque ou evento que possa causar danos ao seu parque.
Se você se cansar dos 6 conjuntos do jogo base, há uma expansão que tem mais 4 temas. Cada jogo também vem com algumas cartas de “
Game Changer” que você pode adicionar no início do jogo para mais variabilidade.
Na caixa estão: 86 moedas (em denominações de 1, 5, 25, 125), 6 pacotes temáticos de 57 cartas cada, um carrinho de montanha-russa em forma de marcador de rodadas, um tabuleiro de jogo e um bloco de pontuação com lápis. Os componentes deste jogo são excelentes na minha opinião. O tabuleiro é de boa qualidade, os tokens são grossos e as cartas são de boa qualidade. Uma salva de palmas é necessária para os artistas, pois tudo, desde a arte da capa ao tabuleiro e as cartas, são abordadas em alguns dos trabalhos mais vibrantes que já vi em um jogo de tabuleiro. Os cartões são realmente legais com ilustrações exclusivas que estão pingando com o tema.
Considerações Finais
Eu amo
Unfair, simples assim. Me sinto uma criança toda vez que abrimos a caixa. Apenas me transporta para um tempo e um tema mais simples, sem perder nada da estratégia que um jogo médio deveria ter. Pode haver muitos “toma essa”, mas uma das cartas de "Game Changer" é a paz mundial, que elimina todos os cartões interativos. Misturar diferentes temas faz com que você ajuste sua estratégia a cada partida, então sempre fico surpreso com o resultado do meu parque. Funciona bem em todas as contagens de jogadores, mas pode ser um pouco longo em 5. Se eu tivesse que encontrar algum contra, seria que, quando a rodada final começar, eu sinto que já alcancei tudo o que queria. Sempre jogaremos com a opção de jogo que reduz para 6 rodadas. É mais rápido de jogar e cria tensão porque você sabe que não pode fazer tudo a tempo.
Nota 5 de 5.
Por Jeremy Crawford (jcrawford92)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.