Post original: https://boardgameswithcouple.com/2022/01/02/cuphead/
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Há cerca de um ano, cometemos um dos maiores erros em nosso relacionamento. Queríamos experimentar o Cuphead no Nintendo Switch. Vimos que era um jogo cooperativo e parecia antigo e fofo, então descobrimos que não. Morremos lutando contra o primeiro chefe, acho que mais de dez vezes antes de chegarmos na metade da luta e descobrir nossa melhor estratégia, que não era gritar um com o outro para dizer o que aparentemente precisávamos fazer. Agora, quase um ano depois, o jogo está olhando para nós da nossa estante da vergonha de videogames... Mesmo que gostemos muito do jogo, ficamos mais frustrados por jogá-lo do que por aproveitar o nosso tempo juntos. Com o jogo de tabuleiro
Cuphead: Fast Rolling Dice Game agora em nossas mãos, será que estamos prontos para ele? Descobriremos a seguir!

Para a preparação, cada jogador escolhe um tabuleiro de personagem, cinco dados claros com uma cor correspondente e um escuro. Também pegue três pontos de vida para cada jogador e coloque todas as outras fichas nas proximidades. As cartas de wallop podem ser embaralhadas e colocadas embaixo do espaço de wallop no tabuleiro de jogo. Se este for seu primeiro jogo, pegue a primeira caixa de chefe e remova o cartão de capa depois de revisá-lo. Em seguida, pegue a carta do chefe e coloque-a na mesa acima do tabuleiro de jogo. Ajuste o marcador para a quantidade certa de saúde encontrada no cartão do chefe. Quanto mais jogadores estiverem na luta, mais saúde o chefe tem. Depois que tudo isso estiver preparado, pegue as 13 cartas da fase 1 até chegar à carta de dados do rei e não procure mais no baralho. Embaralhe as cartas da primeira fase e coloque-as à esquerda do tabuleiro de jogo. Agora você está pronto para lutar.

Para começar sua luta, revele três cartas de ataque do baralho do chefe. Se você revelar uma carta ‘Wallop!’, revele também uma quarta carta. O chefe tentará atacá-lo a cada rodada. Felizmente, você pode evitar seus ataques rolando seus dados e colocando-os com ícones correspondentes no tabuleiro do jogador. Se a carta de ataque mais à esquerda do chefe mostra um dado com dois pés, por exemplo, e você colocou um dado com o símbolo de dois pés no seu espaço mais à esquerda, você se esquivou do primeiro ataque do chefe. Para cada ataque que você não evita, o que significa que você perdeu os dados ou simplesmente não rolou os símbolos correspondentes, você perde uma saúde. Observe que os ataques que mostram dois dados também precisam de dois dados para se esquivar e eles precisam ser colocados nos espaços corretos do seu tabuleiro de jogador. Um dado da segunda carta de ataque nunca pode ser colocado no segundo espaço do seu tabuleiro de jogador, por exemplo, uma vez que este espaço ainda pertence à primeira carta de ataque. Os diferentes espaços coloridos também indicam isso no seu tabuleiro. O aplicativo companheiro de Cuphead permite que você escolha entre 10, 15 ou 20 segundos para lançar seus dados para toda a luta contra o chefe.

Além dos ataques de esquiva, você também pode tentar contra-atacar e causar danos ao chefe. Você pode fazer isso rolando o ícone de tiro em seus dados e colocando-os em qualquer espaço vazio no tabuleiro do jogador. Se o primeiro ataque mostra apenas um dado, por exemplo, você pode escolher colocar um dado de tiro no segundo espaço. Note que você nunca pode voltar atrás, o que significa que se você já colocou dados para evitar um segundo ataque, você não pode mais colocar um dado de tiro no espaço vazio da primeira carta. Um dado claro causa um dano enquanto o dado escuro causa dois. Você pode jogar novamente todos os dados restantes quantas vezes quiser dentro do limite de tempo e atribuir quantos dados quiser depois de uma jogada. Se houver uma carta Wallop na mesa, ela não o atacará. Em vez disso, você compra uma carta de ataque extra. As cartas Wallop dão a você a chance de ganhar uma carta Wallop para você mesmo, que pode ajudá-lo a derrotar o chefe ou a sobreviver. Se você conseguir combinar um dado com um ícone semelhante ao do cartão, você pode pegar um cartão wallop. Os cartões wallop podem ser usados imediatamente ou salvos para uso posterior. Assim que o cronômetro terminar, você ainda pode travar os dados de sua última jogada. Cartas / ataques difíceis sempre podem ser ignorados deixando espaços abertos, mas lembre-se de que você sofrerá danos se fizer isso. Algumas cartas mostram que você pode obter "aparar". Se você esquivar com sucesso do ataque a esta carta, você ganha um token de aparar. Os tokens de Aparar podem ser usados para reviver um jogador se toda a sua saúde for perdida. Ao descartar uma ficha, o jogador recupera uma saúde e pode se juntar à luta na próxima rodada novamente. Os jogadores que perdem toda a saúde, também perdem todos os tokens de aparar e cartões wallop. Se um jogador não puder ser revivido, todos os jogadores perdem o jogo.

Assim que o cronômetro terminar, você poderá ver como cada jogador se saiu. Resolva todos os ataques da esquerda para a direita para ver se você perdeu alguma saúde. Se você colocou um ícone de tiro e conseguiu se esquivar com sucesso do ataque naquela carta, você causa um dano ao chefe. Se você colocou um ícone de tiro, mas não se esquiva do ataque, você errará. Se todo o dano de ambos os lados for causado, repita os mesmos passos até que o chefe seja derrotado ou um jogador perca toda a saúde e não possa ser revivido. Se você ficar sem cartas de ataque antes que o chefe seja derrotado, embaralhe as cartas de ataque e pegue um marcador de tempo. Quando o chefe estiver sem vida, coloque o deck atual de lado e revele o próximo chefe. Coloque-o na mesa e pegue todas as cartas da fase dois. Embaralhe as cartas e comece a próxima rodada. Depois de chegar a uma carta de nocaute, você derrotou o chefe. Use o aplicativo complementar para determinar qual nota você obteve por matar o chefe. A saúde remanescente e as dificuldades são alguns fatores que influenciarão sua nota. Os cartões Knockout mostram quantas moedas cada jogador ganhou. Com moedas, você pode comprar atualizações e armas no Empório de Porkrind. Alguns cartões Empório de Porkrind serão encontrados após cada luta de chefe, mas os cartões que não são comprados sempre podem ser comprados mais tarde. Antes de cada luta de chefe, você pode escolher quais armas ou amuletos deseja equipar. Eles não podem ser alterados durante a batalha. Cada jogador pode ter um amuleto e uma arma equipada.
Para rastrear sua jornada, você pode usar as planilhas de salvamento que vêm com o jogo. Anote qual foi sua pontuação para cada chefe, quais armas foram compradas e quantas moedas não gastas você ainda tem.
Jogando
Definitivamente, não estávamos prontos para isso. Até começamos dizendo: 20 segundos é muito, talvez devêssemos começar aos 15 segundos. Oh, estávamos errados. Quando faltam apenas cinco segundos, o aplicativo complementar para de tocar sua música de desenho animado brincalhão da velha escola e muda para a música de desenho animado mais estressante que existe. Achei isso extremamente perturbador e entrei em pânico toda vez que ainda faltavam cinco segundos. Isso resultou em muitas mortes e em Tomasz tentando desesperadamente me salvar com tokens de defesa. Como ele é um lançador de dados rápido, conseguimos chegar à fase dois em nosso primeiro jogo. Isso pode parecer muito, mas não estávamos nem na metade do primeiro baralho de chefe... Então decidimos tentar novamente com 20 segundos desta vez. Para encurtar a história, morremos de novo. Foi quando percebemos que precisávamos de um pouco mais de prática.
Após quatro tentativas, conseguimos derrotar o primeiro chefe e obter nossas primeiras recompensas. Agora, com algumas atualizações, estamos nos preparando mentalmente para o chefe dois e os seis chefes depois disso. Isso pode demorar um pouco.

Ok, este jogo definitivamente não é fácil, mas muito divertido e recompensador quando você consegue vencer. Mais algum tempo se passou e aprendemos melhor quando atirar e quando focar apenas em desviar. Já que derrotar chefes que você já derrotou ainda dá a você algumas recompensas, é uma boa prática e você pode comprar mais atualizações. Cada vez que ficamos presos, tentamos derrotar os chefes anteriores para ganhar mais recompensas e comprar atualizações melhores. Como cada jogo dura apenas cerca de 20 minutos, é muito fácil jogar algumas rodadas antes de fazer uma pausa. Os criadores deste jogo também conseguiram, de alguma forma, traduzir muito bem o videogame em um jogo de tabuleiro. Existem diferenças de equilíbrio, é claro. No videogame, você nunca para de atirar, por exemplo. Você apenas se esquiva enquanto atira. Aqui, você tem que encontrar o equilíbrio para se esquivar bem primeiro e atirar depois, a fim de manter sua saúde em boa forma. A arte e o estilo são muito reconhecíveis e são como uma recepção calorosa para aqueles que jogaram o videogame. Percebemos que não recorremos a cartões de wallop com frequência, pois eles são um grande risco. Você precisa ter muita sorte para não perder saúde e ganhar o que precisa desse cartão. Já que você perde cartas wallop se morrer, nós dois começamos a ignorá-las.

Considerações Finais
Cuphead é um jogo de dados rápido onde você tem que derrotar diferentes chefes. A prática leva à perfeição neste jogo e não espere ir muito longe na primeira rodada. Assim como no videogame, este jogo é difícil, mas recompensador se você vencer. Nós amamos o estilo, a música de desenho animado no app e os personagens que são exatamente como no videogame.
Cuphead é fácil de aprender, muito divertido com mais jogadores e perfeito para múltiplas situações. No entanto, se você fica estressado com a falta de tempo ou cronômetros, este jogo não é para você. Em conclusão, gostamos muito deste jogo, do estilo e das surpresas que encontra em cada caixa de chefes.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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