Produtora: Cool Mine or Not
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 60 min
Ranking da Ludopedia: 393
Ranking na Boardgames Geek: 2164
Minha Nota para o Jogo: 7.3
Olá galera! Estou de volta com mais uma resenha, dessa vez com The World of Smog: On her Masjests Service, um jogo acho que pouco conhecido aqui no grupo, mas um belo jogo, e que merece um pouco mais de atenção do grupo. Em The World of Smog os jogadores vão andar pelo mercado das sombras atrás de preciosos artefatos e coletando ethers. O jogo foi lançado em 2015 e tem capacidade para 2 a 4 jogadores, mas recomendo jogar sempre com a capacidade máxima, o tempo médio de partida é de 60 min.
Temática
Londres tornou-se o centro do mundo e está em uma fase extraordinária onde o aparecimento de monstros, o retorno de cultos secretos e o surto de máquinas infernais regularmente disputam a primeira página do The Times. O último desses eventos é a incrível chegada de Oberon, regente dos tribunais no mundo das fadas, que deve estar presente durante o jubileu da Rainha. A cerimônia está se aproximando e a Rainha secretamente convidou os maiores clubes da vanguarda da capital para se juntar em uma expedição no lendário "Mercado das Sombras". Ela prometeu cobrir com honras aqueles que conseguirem trazer de volta para ela dessa viagem perigosa alguns objetos preciosos: algumas chaves de metal inflexível e Atlante, um cadeado de mithril e uma corrente mágica, esse itens são artefatos mágicos que não podem ser feitos no mundo real!
Basicamente os jogadores são agentes a serviço da rainha em busca dos artefatos que ela tanto almeja, os jogadores devem coletar esses artefatos pelo mercado das sombras e sair por uma passagem secreta no mercado.
Mecânicas
As mecânicas básicas do jogo são a coleção de componentes e leilão.
A principal mecânica do jogo é a coleção de componentes, pois o seu objetivo básico é isso, coletar os quatro tipos de artefatos que a rainha deseja e juntar uma quantidade de ether necessário para sair do mercado das sombras, essa mecânica é bem simples dentro do jogo, pois os artefatos são colocados em cada ponta do tabuleiro e os ethers necessários que o jogador precisa coletar para sair do mercado das sombras são mostrados em uma carta que é dada a ele no começo do jogo.
Outra mecânica que já acho bem mais importante no jogo seria a parte do leilão pelo controle do mestre das sombras. Na vez de cada jogador ele tem a oportunidade de colocar um valor de moedas a sua escolha para ganhar o controle do mestre das sombras no começo do próximo turno, o leilão é sempre a mostra de todos os jogadores, e no final da rodada quem tiver oferecido a maior quantidade de moedas recebe os benefícios do mestre das sombras.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples e já foi citado acima, o jogador tem que coletar uma carta de cada um dos quatro artefatos que estão espalhados pelo mercado das sombras, além disso ele deve acumular uma quantidade de ether durante todo o jogo para abrir a sua passagem secreta no mercado para sair dele, o jogador que conseguir sair primeiro do mercado das sombras com todos os artefatos e a quantidade de ether que foi pedida no começo do jogo ganha a partida.
Sequência do Turno
O turno do jogo é jogado em sentido horário ao jogador que possui o token de primeiro jogador, no começo de cada turno os jogadores recebem 1 moeda e podem realizar até três ações das listadas abaixo, as ações podem ser repetidas quantas vezes os jogadores quiserem, exceto pelas ações feitas dentro da esplanada.
Mover o seu Cavaleiro: você pode mover o seu cavaleiro de uma tile para outra, mas apenas na horizontal e vertical, movimentos nunca podem ser feitos na diagonal.
Rodar uma Tile: você pode girar uma tile onde o seu cavaleiro está a 90° em sentido horário.
Compre um Ether: o jogador pode comprar um ether de uma tile onde o seu cavaleiro está, o ether que ele poderá comprar será sempre o ether que estiver virado para ele no tabuleiro (Vou explicar mas adiante como funciona essa parte do tabuleiro).
Vender um Ether: o jogador pode vender um ether que ele tenha disponível em sua ficha, o valor e o tipo de ether que o jogador poderá vender é sempre o que está em sua direção no tabuleiro (vou explicar melhor como funciona essa parte do tabuleiro mais adiante).
Comprar um Artefato: o jogador pode comprar um artefato se o seu cavaleiro estiver em uma das tiles de artefatos no tabuleiro, com relação ao valor de custo do artefato, o jogador deve pagar uma quantia em moedas igual ao valor em sua direção no tabuleiro.
Remover marcador de ampulheta: o jogador pode remover um marcador de ampulheta de uma tile onde o seu cavaleiro estar.
Solicitar Moedas: o jogador que estiver na esplanada poderá solicitar ajuda a rainha e ganhar 2 moedas, mas apenas se você for o jogador com menos moedas, se caso haja um jogador com uma quantidade de moedas igual a sua, você ganha apenas 1 moeda, além disso o jogador pega uma carta do topo do baralho de ações. Essa ação só pode ser feita apenas uma vez por turno de jogador.
Girar qualquer Tile: se o cavaleiro do jogador estiver na esplanada ele poderá usar uma ação para girar qualquer tile do tabuleiro a 90°em qualquer direção, além disso ele pode comprar uma carta de ação do topo do baralho de ações. Essa ação só pode ser feita uma vez por turno de cada jogador.
Além das várias ações listadas acima os jogadores ainda podem fazer dois tipos de ações livres na sua vez, as ações livres são:
Usar uma carta de ação: o jogador pode usar uma ou mais de uma carta de ação de sua mão, mas apenas se ele tiver o ether necessário para usar a carta (explicação sobre cartas de ação mais abaixo).
Pagar o mestre das sombras: o jogador pode colocar qualquer quantidade em moedas para tentar ganhar o controle do mestre das sombras, as moedas colocadas para tentar ganhar o controle do mestre das sombras não voltam para o jogador mesmo que ele tenha perdido o leilão.
O jogo possui vários tipos de ações que podem ser feitas durante o turno de cada jogador, mas são todas bem simples e de fácil aprendizado, e após dois ou três turnos de jogo cada jogador já deve estar bem familiarizado com as ações que ele poderá fazer durante a sua vez.
O Tabuleiro
Eu acho que esse foi o único jogo emj que tive que explicar como funciona o seu tabuleiro, pois ele está em constante mudança durante todo o jogo e influencia muito nas ações de todos os jogadores.
No começo do jogo cada um dos jogadores devem se sentar em cada um dos lados do tabuleiro para ficar melhor para cada um saber quais os ethers e os valores que estão disponíveis para ele comprar, o jogador só poderá comprar um ether se ele estiver virado em sua direção, e isso também serve para as ações de compra de artefatos e venda de ether, os jogadores só poderão fazer as ações disponíveis nos tiles que estão virados em sua direção, além disso no começo do jogo cada jogador recebe um ether que é mostrado na sua borda do tabuleiro, esse é o ether de especialidade do seu cavaleiro, você começa o jogo com 1 ponto desse ether.
O tabuleiro mostra quais ações os jogadores podem fazer, apenas os espaços das tiles que estão em sua direção podem ser feita por cada jogador (nessa imagem as tiles ainda não estão posicionadas no tabuleiro).
Tiles
Os tiles são o que define quais as ações os jogadores podem fazer durante a sua vez de jogar. O jogador pode fazer apenas as ações que estão nos tiles em sua direção, se caso o jogador queira vender ou comprar ether ele deve sempre olhar quais os tipos e valores disponíveis em sua direção, esse tiles são os que você vai poder utilizar para fazer ações de venda e compra de ether, além disso os tiles de artefatos também devem ser pagos com os valores que estão em sua direção para se obter o artefato, abaixo vou explicar melhor como funciona cada tile para cada jogador.
Um tile mostrando junto com o exemplo acima do tabuleiro quais ações estão disponíveis para cada jogador naquela tile.
Fichas de Personagens
O jogo possui quatro personagens básicos o Master Fox, John Brown, Parvin Khan e Sir Daniel Home, ambos possuem as mesmas características e não tem nenhuma vantagem sobre o outro, em suas fichas de personagens são marcados os ethers que os jogadores conseguem coletar durante a partida, tem um marcador para cada um dos tipos de ether, um local para posicionar o marcador de Mestre das Sombras e as moedas que vocês estão apostando pelo controle do mestre das sombras.
Os quatros cavalheiros disponíveis para se jogar.
Além das fichas para representar os seus cavaleiros, cada um também possui um pequeno busto para representar o seu cavaleiro no tabuleiro de jogo.
Busto dos quatro cavalheiros.
Modelo das fichas dos cavalheiros.
Mestre das Sombras e Agentes das Sombras
O mestre das sombras entra em jogo a partir da segunda rodada e durante cada turno seguinte de jogo os jogadores vão poder oferecer moedas pelo controle do mesmo, o jogador que oferecer a maior quantia de moedas ganha o controle do mestre das sombras naquela rodada, além de ser o primeiro a jogar no próximo turno. O jogador que tem o controle do mestre das sombras também tem o controle dos agentes das sombras e pode movê-los no começo do seu turno.
Os agentes das sombras entram em jogo quando a primeira e segunda ação de mercado são feitas, eles entram na tile onde cada uma das ações foi feita respectivamente e sempre na ordem crescente das suas posições, que é marcada no seu local do tabuleiro.
Cada um dos agentes das sombras tem uma habilidade que pode ajudar ou prejudicar algum jogador que comece ou faça alguma ação na tile onde o mesmo está, no começo do turno do dono do mestre das sombras, o jogador pode mover cada um dos agentes das sombras até uma tile do jeito que ele achar melhor, e a partir desse movimento as habilidades dos agentes das sombras começam a fazer efeito. Assim como os cavaleiros, os agentes das sombras têm um pequeno busto para representar cada um deles dentro do tabuleiro, e cartas que são colocadas em cada uma das diagonais na parte de fora do tabuleiro, no começo de cada novo turno o jogador deve substituir o agente da sombra mais velho em mesa pelo próximo da fila, e isso vai acontecendo nos turnos após ter dois agentes das sombras no tabuleiro.
Bustos do Mestre das Sombra no centro e de seus agentes ao redor.
Marcadores de Ampulheta
Os marcadores de ampulheta servem para bloquear ações para outros jogadores, sempre que você fizer uma ação em qualquer tile você deve colocar um marcador de ampulheta sobre a ação que você acabou de fazer, locais com um marcador de ampulheta em cima dele não podem ser usados por outros jogadores até esse marcador ser removido com uma ação de “remover marcador de ampulheta”.
Marcadores de ampulheta sobre ações nas tiles.
Cartas de Ações
As cartas de ações são conquistadas pelos jogadores sempre que eles fazem uma ação na esplanada, e o jogador pode jogar essa carta em seu turno como uma ação livre se tiver o ether necessário para isso, o jogador não gasta o ether por jogar a carta de ação, ele apenas precisa ter a quantia necessária para jogá-la, mas o seu ether ainda é mantido. Os efeitos das cartas de ações são bem variados e podem ajudar bastante os jogadores durante uma partida.
Cartas de ações e os quatro artefatos.
Cartas de Passagem Secreta e Combinações
No começo de cada partida todos os jogadores recebem uma carta de passagem secreta e uma de combinações. A carta de passagem secreta diz em qual tile o cavaleiro do jogador deve estar para sair do mercado das sombras e a carta de combinações secretas informa quais os ethers que o jogador deve juntar durante a partida para poder sair pela passagem secreta.
Cartas de Passagem secreta e combinação.
Componentes
A Coll Mini or Not nunca me decepcionou em termo de componentes de qualquer um dos jogos que tenha comprado dela, e não foi diferente com esse aqui, todos os componentes são de ótima qualidade e com um acabamento muito bom. As miniaturas dos bustos dos cavaleiros e agentes das sombras são uma das mais bonitas que eu já vi nos jogos de tabuleiro que eu tenho, todas muito bem-feitas e com muitos detalhes, e a ideia de colocar apenas bustos para representar os cavaleiros e agentes das sombras no tabuleiro foi genial, eles se encaixam muito bem na ideia do jogo e ficam muito bonitos dentro do tabuleiro. Com relação a arte do jogo... ahhhhh a arte desse jogo! É linda em todos os sentidos, todas as ilustrações muito bem-feitas, cores usadas em todo o jogo são muito bonitas. Vou ressaltar três componentes que achei simplesmente um dos mais bonitos que tenho na minha coleção de jogos, um é o tabuleiro do jogo, que é excelente, um dos mais bonitos que já vi, cheio de engrenagens e com cores de ferrugem, tudo muito lindo; outro é a caixa do jogo que para mim é a mais bonita que tenho na minha coleção, além de ser de ótima qualidade eles ainda deram um acabamento em dourado que a deixou incomparável; e por último o meu grande parabéns vai para o pessoal que fez o manual desse jogo, que além de ser muito bem ilustrado, permite uma fácil aprendizagem das regras do jogo, eles ainda adicionaram nas últimas páginas do manual uma breve história sobre cada um dos agentes das sombras e de todos os cavaleiros, isso para mim é muito legal, pois o que deixa ainda mais imersivo o jogo é saber a história do seu personagem.

Componentes na caixa do jogo.
Considerações sobre o Jogo
O jogo é muito bom, fácil de ensinar e de aprender, com regras muito simples e com uma partida até rápida se os jogadores já forem acostumados com o jogo, eu aconselho bastante levar para mostrar a novos jogadores, acho que mesmo pessoas que não tem conhecimento muito apurado sobre o assunto de jogos modernos vão pegar rápido as mecânicas do jogo, além do mais quando ele está na mesa chama muita atenção mesmo de pessoas que não sabem nem o que são jogos de tabuleiro, o único ponto fraco que eu acho é que cada um dos cavaleiros poderiam ter alguma habilidade para diferenciá-los uns dos outros, mas com esse tipo de mecânica introduzido no jogo poderia ser que ele não se tornasse tão fácil para ser ensinado a novos jogadores, e no meu ponto de vista deve ter sido por isso que esse tipo de adição não foi colocada no jogo.
Partida pronta para começar.
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