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Não se preocupe! Este jogo pode ter como tema a construção de um circo que invoca medo, mas 'terrível' certamente não descreve o jogo. Na verdade, é um dos melhores jogos de leilão / lance que já vimos. É um jogo que envolve estratégia, bem como blefe duplo, mas também funciona como um jogo festivo para até oito jogadores.
Criado por Bruno Faidutti, 4 a 8 jogadores em
Dreadful Circus estão tentando coletar conjuntos de cartas e/ou fichas para pontuar no final do jogo. Todo mundo começa com uma mão de oito cartas. Eles escolhem uma para colocar com a face para cima à sua frente. A carta que você joga dará aos outros uma indicação de quais conjuntos específicos você pode querer coletar e isso informará o lance quando todas as outras cartas, exceto uma, forem colocadas em leilão. Os jogadores oferecem cartas para outros licitarem. Os lances podem ser moedas ou tokens, então você está pagando por cartas com elementos que são pontos de vitória reais ou potenciais. Cada jogador coloca seu lance invisível em uma caixa. O jogador que está leiloando a sua carta pode olhar para dentro de uma caixa, mas se o fizer terá de aceitar o lance sem olhar para as outras ou rejeitá-la, caso em que não pode voltar a ela novamente. Isso significa que, por meio de blefe ou erro de julgamento, você pode acabar aceitando um lance menor.

Conforme o jogo avança, os jogadores cada vez mais compõem uma imagem do que os oponentes estão tentando coletar, para que você saiba quais das cartas que você tem para vender são mais valiosas para quais jogadores. Você usa essas informações para extrair deles os lances mais generosos ou evita deliberadamente deixá-los ganhar as cartas que eles desejam especialmente, mesmo que isso signifique aceitar lances mais baixos de outros jogadores? Você pode até rejeitar todos os lances e simplesmente descartar a carta, em vez de permitir que um oponente tire vantagem dela! E, esteja avisado, há o potencial de "roubar" ou sabotar outros jogadores por meio dos efeitos especiais de algumas das cartas.

Embora a mecânica pareça simples, ela torna o jogo tenso mas divertido em seus 30 minutos de duração, especialmente com as inevitáveis conversas e iscas dos jogadores à mesa. A arte levemente perturbadora de Mateusz Bielski e Maciej Siminski capta bem o clima, e a Portal Games fez um ótimo trabalho na produção, especialmente com as caixas seladas e telas para manter os tokens dos jogadores em segredo. E é só quando essas telas caem no final que você finalmente descobrirá quem teve mais sucesso na montagem de seu Circo Terrível.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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