Post original: https://www.boardseyeview.net/post/horrified
Lembro-me de ter visto o nome de um designer um tempo atrás,
Prospero Hall, e pensei "
Hey! Esse nome é chique!". Só depois de ler uma crítica anterior de
Horrified é que descobri que
Prospero Hall é uma equipe de designers. Uma rápida pesquisa no BoardGameGeek revelou uma prolífica casa de design especializada na conversão de IPs (propriedades intelectuais) em jogos de tabuleiro, especialmente em um ponto de preço de mercado de massa, mantendo a acessibilidade para o jogador casual. "Legal", pensei, e comprei o jogo.
Horrified é um jogo cooperativo para 1-4 jogadores que dura de 45 a 75 minutos, com três níveis de dificuldade. As regras provavelmente seriam um pouco assustadoras para uma família em sua primeira incursão em jogos de tabuleiro, mas na verdade são bastante simples e claramente apresentadas, embora um pouco prolixas. Os componentes são decentes, com um bom estilo de arte para imitar uma experiência cinematográfica dos anos 30. Isso porque os vilões do jogo são todos dos clássicos filmes de terror da Universal Pictures: Drácula, Lobisomem, Homem Invisível, Múmia, Criatura da Lagoa Negra e o Monstro do Sr. e Sra. Frankenstein. Os jogadores têm a tarefa de salvar a Vila e seus habitantes antes que o nível de Terror fique demais...

O tabuleiro é preparado com algumas fichas de item retiradas de um saco e, em dificuldade normal, três dos seis tabuleiros de monstros são escolhidos. Os jogadores podem então selecionar seu Herói com a habilidade especial que o acompanha, antes de pegar um item e uma carta de Perk, e eles estão prontos para começar. A cada turno, o Herói de um jogador geralmente realiza quatro Ações, escolhendo se mover - com ou sem acompanhamento de Aldeões; pegar ou compartilhar itens; ou usar os Itens para realizar ações especiais conforme descrito nos painéis de monstros. Isso pode ser para destruir os caixões do Drácula, resolver o quebra-cabeça da múmia ou impedir que os Frankensteins se encontrem. Todos os monstros ativos devem ser derrotados para vencer.
Até agora,
Pandemic. Sim,
Horrified tem uma dívida para com o mais prolífico dos jogos cooperativos modernos: movimento, ações e combate a variadas urgências são comuns do gênero. Mas é uma semelhança com a fase "Progressão do Mal" de
Shadows Over Camelot que é o coração do jogo. Após a vez de um jogador, a carta de Monstro do topo é virada; provavelmente adicionará alguns itens ao tabuleiro e sempre terá um evento especial que gera um Aldeão ou desencadeia algo negativo se o monstro correspondente estiver em jogo. Os aldeões precisam ser conduzidos à segurança pelos jogadores; cada um perdido para um monstro aumenta o nível de Terror, cada um salvo gera recompensas com uma carta de Perk. Após o evento, um, dois ou três monstros podem se mover e atacar; a IA é simples, em direção ao Herói ou Aldeão mais próximo, à escolha do jogador se houver empate. Além de matar um Aldeão ou potencialmente nocautear um jogador - ambos elevam o nível de Terror - uma jogada de dados pode fazer com que o ataque especial de um Monstro entre em jogo, o que pode ser bem desagradável.

Há outra coisa interessante no processo: um dos Monstros, atualmente declarado "Frenesi", pode ser acionado por uma carta. Um marcador começa no Monstro mais fácil e se move ocasionalmente; se o Monstro com Frenesi conseguir agir, ele age normalmente, mesmo que já o tenha feito neste turno, o que significa que ele se move e ataca duas vezes, o que pode realmente atrapalhar os planos dos jogadores.
Horrified é um excelente jogo cooperativo de nível iniciante que faz os jogadores trabalharem em equipe, salvando aldeões, reunindo itens, evitando desastres, enquanto tenta derrotar os Monstros ... tudo contra o relógio. A extensão das regras pode ser inicialmente desanimadora para os recém-chegados, mas espero que as dicas úteis, os temas soberbos e a arte evocativa as ajudem. As miniaturas de plástico são codificadas por cores; embora o plástico não seja da mais alta qualidade (mas observe o preço competitivo do jogo), as esculturas são decentes e ficam bem legais quando pintadas. É raro que as coisas corram de acordo com o roteiro, que é exatamente o tipo de reviravolta na história que um jogo como esse precisa.
Na minha visão, há 2 pontos negativos com este jogo: em primeiro lugar, é um pouco processual. Bem, mas
Pandemic também é e não é como se tivesse lutado para deixar uma marca na indústria. Coisas boas e coisas ruins são bastante comuns em muitos dos jogos cooperativos de hoje e, até que alguém realmente sacuda esse espaço de design, não acho que seja algo do que reclamar. A outra é que a dificuldade variável alardeada, que em teoria deveria adicionar rejogabilidade, não funciona dessa forma: em dois monstros, o jogo não é um desafio; com quatro monstros, é quase impossível! E há formas de aumentar a repetição mesmo que você jogue apenas com três monstros - os seis monstros do jogo podem ser combinados de 10 maneiras diferentes.
Horrified foi um grande sucesso para Ravensburger e a equipe de design da Prospero Hall, tanto que uma sequência independente está no forno,
Horrified: American Monsters, que usa mecânica quase idêntica, mas um novo mapa e diferentes criaturas. Vamos mostrá-lo aqui no Board's Eye View assim que uma cópia surgir em nossas mãos. Se você gosta de jogos de tabuleiro cooperativos e se sente atraído pelo tema, então não tem erro aqui. Pode não haver a longevidade que o Pandemic evidentemente tem, mas é uma grande entrada para títulos cooperativos mais complexos.
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
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