Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/06/05/the-ratcatcher/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Alguns meses atrás, notamos um jogo chamado
The Ratcatcher: The Solo Adventure Game da Platypus Industries. Ficamos imediatamente animados, não apenas porque o tema era tão diferente e único, mas também por causa da jogabilidade. Um jogo de colocação de peças, exploração e arte única? Nós tínhamos que dar uma olhada!
The Ratcather também é um jogo solo, então sabíamos que nossas habilidades de comunicação seriam colocadas à prova novamente, já que íamos tentar controlar um personagem com duas pessoas ao mesmo tempo. Vamos ver como nos saímos?

Antes de iniciar o jogo, escolha um personagem junto com o tabuleiro e o meeple correspondentes. Coloque o número indicado de tokens nos ícones de reinicialização do tabuleiro do jogador e a quantidade certa de dados na trilha de ataque. Também coloque um número de fichas de armadilha igual ao atributo de armadilha do seu personagem encontrado no canto superior direito do seu tabuleiro. Coloque a gaiola tallyman ao alcance dos ratos que você pegar e escolha um rato nêmesis para jogar contra. Coloque um cubo vermelho de saúde no ícone de reinicialização na trilha de saúde e coloque o tabuleiro ao seu alcance. A seguir está a configuração da cidade. Primeiro coloque o cartão do município com os números 00, este tem um lado normal e um lado hardcore para escolher. Coloque seu personagem na carta inicial e embaralhe as cartas de município restantes. Coloque aleatoriamente dois cartões de município ao lado do cartão inicial, certifique-se de que pelo menos um ícone de conector em ambos os cartões se conecte ao colocar novos cartões de município; a orientação do cartão não importa. Para cada ficha de ponto de interrogação em uma carta, compre aleatoriamente uma ficha '?' para revelá-la e resolvê-la na carta, colocando a ficha correspondente ou gerando um rato peculiar ou ninho de rato. Agora você está pronto para pegar alguns ratos.

The Ratcatcher é jogado em rodadas e seu personagem sempre executará as ações primeiro. A cada rodada, exceto na primeira rodada, você começa redefinindo seus dados de ataque, marcadores de armadilha e movimento no tabuleiro do jogador. Seu apanhador de ratos pode realizar tantas ações quanto puder nesta rodada. Se você quiser se mover, você pode gastar os pontos de movimento indicados no tabuleiro de seu personagem. Para cada ponto de movimento gasto, você pode mover-se para uma zona adjacente, que é separada nas cartas de município por linhas brancas. Você também pode ir para outra parte da cidade viajando para outra carta adjacente usando o ícone do conector. Ao gastar pontos de movimento, você também pode implantar armadilhas. Um ponto de movimento fornecerá uma armadilha para colocar em sua zona atual ou adjacente. Apenas uma armadilha pode ser colocada em cada zona e você tem uma quantidade limitada de armadilhas que pode colocar em cada rodada encontrada no tabuleiro do jogador.

Se você quiser atacar ratos, você pode fazer isso na zona onde está atualmente. Escolha a quantidade de dados que deseja lançar no tabuleiro do jogador e compare os resultados com a precisão do seu personagem. Cada resultado igual ou superior à precisão é um acerto. Todos os ratos, exceto o nêmesis, têm apenas uma saúde. Mas além da saúde, alguns ratos podem ter defesa. Para cada acerto, a defesa sofrerá um dano. Se não houver mais defesa, o rato só precisa de um golpe para ser capturado. Um rato preto comum, por exemplo, tem uma defesa. Para capturar um rato preto atacando-o, você tem que lidar com acertos no rato antes de colocá-lo na gaiola tallyman. Se você rolar um seis, isso imediatamente se transforma em um golpe para a saúde, mesmo se ainda houver defesa sobrando. Se você derrotar um rato peculiar, pegue a carta e mantenha-a por perto. Os dados que utilizou no ataque ficarão na reserva durante o resto desta fase. Se você pegar ratos comuns suficientes na gaiola de tallyman, poderá reivindicar recompensas durante a fase de criadores de ratos. Para fazer isso, basta devolver a quantidade de ratos ao saco para a recompensa que deseja reivindicar, indicada no cartão da gaiola de tallyman. Devolver dez ratos lhe dará uma saúde de volta, por exemplo. Para ratos peculiares, você pode encontrar as recompensas por capturar nas próprias cartas. Você também pode reivindicá-los no turno dos caçadores de ratos, se quiser. Reivindicar recompensas é sempre opcional e você pode esperar até uma rodada posterior, se desejar.

Os ratos sempre se moverão primeiro, começando com o rato inimigo, os ratos peculiares, depois os ratos marrons, pretos e finalmente brancos. Ratos Nêmeses e ratos peculiares têm seus movimentos escritos em suas cartas e um alvo para onde eles preferem se mover. Ratos pretos e brancos sempre se moverão em direção ao queijo, enquanto os marrons tentarão se mover em direção ao apanhador de ratos. Depois que todos os ratos se moverem, as armadilhas podem ser acionadas. Os ratos que compartilham uma zona com uma armadilha após o movimento, irão acionar a armadilha de acordo com a habilidade da armadilha do rato. Isso poderia ser lançar dados de sua reserva para avaliar o valor de ataque da armadilha, o que significa que você usa dados utilizados para atacar na fase anterior, ou o valor de ataque da sua armadilha é a mesma quantidade de ratos na zona da armadilha, por exemplo. Você pode encontrar cada habilidade no tabuleiro do jogador dos apanhadores de ratos. O rato nêmesis, ratos peculiares ou ratos marrons que acabam na mesma zona que você e que não são capturados, agora irão mordê-lo. Se a mordida de um rato peculiar exceder o valor de defesa do caçador de ratos, você sofrerá um ferimento. Isso se encontra na carta do rato peculiar. Para calcular o valor do rato marrom, some todos os ratos na zona. Se isso também exceder o valor de defesa dos caçadores de ratos, você sofrerá um ferimento. Você só pode ser atacado uma vez por tipo de rato, o que significa que você só pode ser atacado uma vez por um rato peculiar, uma vez por um rato marrom e uma vez pelo rato nêmesis.

Após a mordida, veja quantos ratos há na zona compartilhada com o queijo. Se houver cinco ou mais ratos, eles consumirão o queijo. Coloque o queijo no tabuleiro nêmesis e devolva todos os ratos pretos e brancos que estavam na zona afetada. O nêmesis conta como cinco ratos, os ratos peculiares como três e os ratos comuns marrons não contam. Se houver ninhos de rato na cidade (não desova de rato), tire uma ficha do saco de ratos. Para cada rato preto que você comprar, compre mais um. Verifique se a expansão para a cidade é necessária e, por último, limpe a cidade se necessário. As cartas de cidade que não são adjacentes ao seu apanhador de ratos e não contêm nenhum queijo ou nêmesis se tornarão inativas. Remova quaisquer fichas de rato peculiares e / ou fichas de rato comuns de volta para o saco. Em seguida, reinicie o seu apanhador de ratos para começar outra rodada.

O objetivo do jogo é coletar dez fichas de queijo ou matar o rato nêmesis. O rato nêmesis, em troca, tentará diminuir sua saúde a zero com seu exército de ratos e tentará coletar todo o queijo para si mesmo. Quando seu personagem atinge zero de saúde ou a trilha do rato Nemesis está cheia de queijo, você perde. Cada vez que os ratos coletam um queijo, você o coloca na trilha de ratos do tabuleiro nemesis. Cada colocação de queijo irá desbloquear novos efeitos ou habilidades. Se a trilha de ratos alcançar o espaço de 'desova do nêmesis', coloque o token de nêmesis em qualquer ninho de rato no cartão do município onde seu apanhador de ratos está localizado. O rato nêmesis tem seu próprio valor de movimento, alvo e saúde, todos encontrados no tabuleiro nêmesis. Quando o rato nêmesis te morde porque ele acabou na mesma zona que você, role a quantidade de dados indicada no tabuleiro nêmesis. Para cada dado igual ou maior que a precisão do inimigo, ele dará um acerto. Cada golpe que excede a defesa do seu caçador de ratos se transforma em um ferimento, removendo uma saúde de seu personagem. Durante a fase de desova dos ratos, o rato nêmesis também gera um número adicional de ratos encontrados no tabuleiro nêmesis.
O livro de regras de
Ratcather contém muitas informações e é bastante complicado. Tentei colocar o máximo de informações que posso nesta análise. No entanto, embora eu tenha escrito muitas regras em detalhes, posso ter pulado algumas. Sempre verifique o livro de regras antes de iniciar o primeiro jogo.
Jogando
Eu tenho que ser honesta, nós lutamos muito contra o livro de regras. Tantas regras causaram perguntas para as quais eu não conseguia encontrar uma resposta e para algumas eu encontrei uma em um lugar inesperado depois de virar todo o livro de regras de cabeça para baixo novamente. O livro de regras tirou a diversão da primeira vez para nós. Após a primeira partida e depois de falar com o próprio designer, descobrimos a maioria das coisas e tivemos prática suficiente para começar nosso segundo jogo, que para nós contou como nosso primeiro jogo real. Escolhemos um chefe interessante e um personagem com habilidades diferentes e começamos a jogar. Rapidamente, os ratos renasceram em todos os lugares, comeram todos os queijos e causaram a desova do nêmesis. Não estávamos indo bem, já que tínhamos coletado apenas três queijos nossos até então. Este jogo é difícil. O Rato Abissal e seu exército de ratos massacraram nossa querida Irmã Constantine, sem chance para uma equipe tão inexperiente. Nossa primeira vitória foi após seis jogos com o Flautista Pied contra o Rei dos Ratos. Com muita sorte e estratégia, conseguimos coletar dez fichas de queijo antes de sermos mortos.
Este jogo é para os jogadores de tabuleiro solo obstinados que não desistem de um desafio. Há muita sorte envolvida, já que você tem que rolar dados para seus ataques. Mesmo com upgrades, este jogo não é fácil e tem uma baixa taxa de vitória. Mas, quando jogado com as estratégias certas no momento certo (liberando ratos e usando habilidades especiais, por exemplo), definitivamente não é impossível. Das seis vezes que jogamos, tivemos alguns problemas antes de nossa primeira vitória. Dito isso, estamos apaixonados pela arte deste jogo. Os tabuleiros do jogador e os ratos nêmesis têm obras de arte excelentes que são carregadas nos meeples de madeira exclusivos. Até mesmo todos os ratos peculiares têm seu próprio meeple e arte na carta. A qualidade dos componentes também é excelente. Os dados são leves e rolam facilmente, os tabuleiros dos jogadores têm espaços designados especialmente para cada dado e queijos, e a gaiola de tallyman usada para conter os ratos que você pega é mesmo feita de madeira. Normalmente a aventura dura cerca de 30-45 minutos, no entanto, como estávamos ambos controlando o mesmo personagem neste jogo solo, demoramos mais em cada partida, pois tivemos várias discussões (desentendimentos) sobre a melhor forma de continuar. Descobrimos que é definitivamente viável jogar em dois jogadores desta forma.

Considerações Finais
The Ratcatcher é um jogo de aventura solo onde você precisa de muita estratégia e sorte para vencer. Este jogo é difícil e a taxa de vitória é baixa, perfeito se você ama um desafio. O livro de regras precisa seriamente de uma revisão, mas ouvimos que há uma página de perguntas frequentes online para o jogo. A arte e a qualidade dos componentes são excelentes. Também há muita rejogabilidade. Em cada jogo, você comprará diferentes cartas de cidade e também existem diferentes personagens para jogar, e diferentes ratos nêmesis como inimigos, cada um com sua própria habilidade única. Descobrimos que este é um jogo muito pesado com um tema incrível e, em nossa opinião, dependente muito de sorte, o que torna a taxa de vitória baixa. Gostaríamos de ver mais opções estratégicas que eliminariam a sorte, a fim de aumentar suas chances de ganhar. Dito isso, embora este jogo não chegue à nossa mesa de tabuleiro todas as semanas por causa do peso, este é um título único para ter em nossa coleção com arte excelente e uma aventura incrível.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.