Post original: https://www.boardseyeview.net/post/royal-secrets
Durante a pandemia, as oportunidades de jogar jogos de tabuleiro pessoalmente eram escassas fora da bolha familiar. Desde que as restrições diminuíram, retornar à mesa no grupo de jogo tem sido um tônico muito necessário. Embora alguns jogos sejam adequados para o jogo online ou solo, há muitos que exigem contato olho no olho, conversa à mesa e um imediatismo geral que não acontece através da internet.
Royal Secrets, desenhado por Vincent Bernet, publicado pela Funnyfox e distribuído no Reino Unido pela HachetteBoardGamesUK, é um desses jogos e gostamos de colocá-lo na mesa com nosso grupo de jogos local.
A razão de ser de
Royal Secret é que os 3 a 5 jogadores estão pressionando o Rei e a Rainha da França para ganhar tokens Fleur-de-Lys (pontos de vitória). Em cada uma das sete rodadas, ambos os membros da realeza revelam uma carta com um alvo de Influência que deve ser pelo menos igualado pelos jogadores que vão para aquela Audiência. Após um período de discussão, cada jogador coloca uma primeira e depois uma segunda carta na audiência escolhida - uma com a face para cima, a outra com a face para baixo - até que todos tenham jogado e as cartas sejam reveladas. Uma audiência bem-sucedida é recompensada com pontos de vitória, o fracasso perde pontos de vitória (geralmente mais do que seria ganho) e o jogador que mais contribuiu para o sucesso ganha um Favor (habilidade especial) que pode invocar mais tarde no jogo. No final, o jogador com mais pontos de vitória vence.
A ordem do jogador é determinada por um
token de negociação que é passado para um jogador selecionado até que todos tenham jogado uma vez. O gerenciamento das mãos é a chave; os jogadores começam com menos cartas do que o necessário para participar de todas as sete audiências, então o uso oportuno das cartas de Influência zero é essencial quando elas voltam à mão, especialmente se você não jogou sua carta
Excusez Moi na última rodada e deseja jogá-la na sequência. Os Favores ganhos variam em eficácia, com alguns sendo tão poderosos (estou olhando para você,
Master Stroke) que ganhá-los ou evitar seu uso pode decidir o jogo. Para contagens de jogadores mais baixas e a rara divisão de números ímpares nas contagens de jogadores, há um baralho de cartas Cardeais para adicionar suspense caso um jogador se encontre tête-à-tête com o Rei ou a Rainha.
Com a arte e o design magnífico de Alain Boyet, há muito o que desfrutar em
Royal Secrets e estávamos gostando de jogá-lo, mesmo quando - especialmente quando, para alguns - a audiência deu errada e os malvados Valetes espalharam suas mentiras.
E nem tudo é luz do sol na corte do Rei...
Pequenos ajustes, como combinar a cor das cartas Favor com as do auxílio ao jogador e das regras, teriam ajudado; os tokens da Fleur de Lys poderiam ser menos complicados (especialmente para perfurar), embora as caixas servissem para manter as pontuações ocultas. O texto sobre o auxílio ao jogador era pequeno a ponto de ser ilegível... para esses jogadores experientes, pelo menos.
Dos dois principais problemas que tivemos com o jogo, um foi resolvido por meio da perseverança: a regra de desempate para ganhar um Favor está mal formulada no livro de regras (pelo menos em sua tradução em inglês); sendo não intuitivo, parecia que todos os jogadores, não apenas os envolvidos, passavam as cartas depois de um empate e como as cartas dos jogadores são codificadas por cores, pensamos que era para adicionar mais variabilidade ao jogo. Também ficamos desapontados por não haver uma regra de desempate no final do jogo.
O principal problema que resolvemos removendo-o após algumas rodadas: embora o conceito de escolher o próximo jogador a jogar seja bom em teoria - e funcione bem na prática no mais leve e rápido
O Pequeno Príncipe : Faça um Planeta - aqui, serviu apenas para complicar o espaço de decisão e desacelerar o jogo a um ritmo contrário à vivacidade gerada pelo mesmo. Com cinco jogadores, são cerca de sessenta ou mais decisões extras a serem adicionadas a um jogo que pode facilmente levar até uma hora. Nós intencionalmente descartamos o token de negociação.
Royal Secrets não é um jogo para pessoas que precisam estar no controle. É um jogo de negociação, um caos de adivinhação, e não apenas uma traição inevitável, mas obrigatória. Por causa disso, os jogadores precisam estar cientes de que em algum momento eles serão atacados, provavelmente pelos outros jogadores, mas possivelmente pelo Cardeal não-jogador também. Os níveis de brincadeira e interatividade são altos, especialmente com mais jogadores...
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.