Vou dar meus 50 centavos de opinião.
Já joguei + de 50 horas do jogo e finalizei a primeira campanha 2 vezes ( 1 com a expansão e 3 heróis e outra só com a caixa base e 4 heróis), e a segunda campanha uma vez com 4 heróis, em todas meu grupo e eu vencemos com o melhor final.
O jogo é bem balanceado no modo normal, o problema é que geralmente os grupos focam em lutar e fazer tudo no mapa e essa estratégia leva a derrota rápida, você precisa focar no objetivo do mapa e ir lidando com o que aparece, lógico que terão lutas que você vai precisar fazer, mas tem que saber escolher quais realmente vão te ajudar a completar o objetivo do mapa.
Outra coisa é que o pessoal quer fazer todos os marcadores de busca, vá naqueles em que o texto indica ser algo mais importante e ''ignore'' aqueles que de maneira perceptível tem um texto genérico e que não vai gerar praticamente nada de bom pro time.
Manipular os decks são a chave, a habilidade ''Examinar'' é muito forte pois te permite sempre estar olhando o baralho e preparando cartas que você não deseje que saiam no momento de fazer um teste.
Por fim use os heróis sabiamente, Gimli por exemplo é um monstro no combate mano a mano, Legolas já é excelente para limpar grupos de inimigos, Bilbo é perfeito para viajar no mapa e pegar marcadores distantes do resto do grupo.
O jogo permite vários tipos de decisões em grupo aumentando muito seu valor cooperativo, com o tempo você vai perceber que os testes de medo e dano não são tão brutais assim (com algumas exceções de Inimigos de elite e chefes), e assim vai ser muito mais gratificante vencer determinado mapa.
Boas jornadas!!