Post original: https://www.boardseyeview.net/post/vojvodina
Desenvolvido por Boris Durovic e publicado pela Brave Giant,
Vojvodina (Second Edition) é um charmoso jogo de 2-4 jogadores da Sérvia, fácil de jogar, que combina de forma atraente várias mecânicas diferentes, mas familiares.
O jogo é jogado em um tabuleiro de formato irregular que varia em tamanho de acordo com o número de jogadores. Cada jogador começa com dois polígonos de dois quadrados e tem uma mão de seis cartas. As cartas mostram o nome de uma cidade sérvia, símbolo que representa uma das três regiões, a quantidade de grãos demandada pelo mercado daquela cidade e as moedas (dinares?) pagas para abastecer aquele mercado no final da rodada.
Na sua vez, você pode fazer uma de duas coisas. Você pode descartar uma carta para pegar outro polígono (eles vêm em vários formatos e podem ter até cinco quadrados de tamanho) ou você pode manter uma carta jogando-a voltada para baixo na sua frente. Ao fazer isso, você coloca um de seus polígonos no tabuleiro, onde cada quadrado do seu polígono representa um campo que renderá um saco de grãos. Quando você mantém um cartão, está se comprometendo a fornecer os grãos demandados para o mercado daquela cidade, e se, no final da rodada de seis turnos, seus campos não produzirem grãos suficientes para satisfazer as demandas de uma cidade, então sua pontuação é tratada como negativo em vez de positivo. Este é um mecanismo de pontuação que é familiar, por exemplo, em
Ticket to Ride.
Após cada turno, as cartas restantes em sua mão são passadas para o jogador à esquerda; então há o uso de um mecanismo de seleção de cartas. Ao escolher os cartões a serem mantidos, você pode ser ousado e manter aqueles com grandes demandas e grandes recompensas, com o risco de ser penalizado por não entrega, ou pode ser cauteloso e manter os cartões com contratos que você tem certeza de que será capaz de cumprir. Esta mecânica é complementada em
Vojvodina com um elemento de coleta definido: um bônus para satisfazer os mercados em três cidades da mesma região ou três cidades de três regiões diferentes.
Você ganha um bônus adicionado ao seu rendimento de grãos por ter pelo menos três de seus blocos de polígono ortogonalmente adjacentes, mas você não precisa colocar os blocos próximos aos que já estão no local. Um jogador que vê um oponente com uma peça de
pentominó em mãos pode deliberadamente colocar sua peça de forma que o oponente não tenha uma maneira válida de colocar seu
pentominó. É a colocação das peças e o potencial para bloquear os rivais que oferecem espaço para a interação entre jogadores. Em nossas jogadas aqui no
Board's Eye View, descobrimos que alguns jogadores foram enganados pela arte bucólica de Andrea Schwartz em tratar a
Vojvodina como um jogo refinado, mas a colocação agressiva das peças pode torná-lo bastante competitivo. Você bloqueia um oponente de colocar o
pentominó, com a certeza de que ele precisa para cumprir seus contratos, e seu oponente certamente sentirá esse bloqueio!
O jogo é jogado em 3 ou 4 rodadas (ou seja: mãos de cartas), dependendo do número de jogadores. Até a rodada final, ficar preso a uma peça que não podia jogar anteriormente não é necessariamente um desastre completo, porque você terá essa peça disponível para você na próxima rodada. Após uma rodada, todos os quadrados do tabuleiro que não foram cobertos por um campo têm um marcador de campo não cultivado colocado sobre eles. Eles não bloqueiam a colocação de peças na próxima rodada, mas incorrem em um custo de 2 moedas se você quiser colocar uma peça em um quadrado com um marcador nele...
Nós gostamos de colocar as peças em
Vojvodina e aprendemos um pouco sobre a geografia política sérvia. O
Vojvodina joga rapidamente, então jogadores experientes descobrirão que ele pode ser apreciado praticamente como um filler, e também é acessível como um jogo familiar. A tradução para o inglês das regras poderia ter sido melhor: em uma leitura inicial alguns jogadores se confundiram com a nomenclatura usada de forma inconsistente. No entanto, os editores disponibilizaram um vídeo muito claro sobre "como jogar", então podemos perdoar qualquer falha no livro de regras.
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Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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