A expansão que muda muito o jogo (para o bem ou mal)
Após o review do jogo base, seguimos com o conteúdo DEFINITIVO sobre Isle of Skye. Hoje o Jow vai falar da primeira expansão: Journeyman, a qual o nome homenageia uma das maiores bandas dos anos 80.
Mas primeiro…
O Contexto
Acompanhei no BGG o nascimento do hype dessa expansão com os designers aparecendo, mas sem dar grandes detalhes. Era notória a expectativa por algo novo, fresh, inovador, que iria elevar o premiado jogo a um novo patamar (que ninguém imaginava qual seria). Entretanto, logo após o lançamento, veio a recepção mediana.
Confiando cegamente nas novas idéias dos designers, comprei no lançamento sem ler reviews ou manual (bons tempos de Dólar a 3 pilas). Ela chegou, viu mesa uma vez e ficou guardada por 2 anos… mas eu nunca deixei de acreditar!
O que será que o Jow achou? 8 ou 80?
O Bom
Mais componentes: e na mesma qualidade. Mais peças de Janelas para setups infinitos, mais tiles de paisagens com novas propostas, moedinhas para suportar as novas formas de ganhar dinheiro e pontos ganhos durante a partida!
Trilhas: e quem não gosta de trilhas? O novo tabuleiro do jogador adiciona 3 trilhas de coisas para serem desbloqueadas. Olha a serotonina chegando!
Os bônus: as trilhas tem vários tiles de bônus pontuais e fixos que aumentam pontuação ou fornecem mais graninha passivamente.
Os superpoderes: e aqui entra um bom tempero nessa salada de tiles. Além dos bônus mencionados, existem 3 superpoderes de nível game-breaker. Não é simples chegar neles, e dependendo do momento podem até ser irrelevantes, mas é fundamental buscar ao menos um deles para sair com vantagem sobre os colegas.
Um nova camada: seu Homem-Jornada (um peão) tem que viajar pelas terras do seu clã, e essa parte é um quebra cabeça a parte que te da mais um motivo para planejar a montagem das peças de paisagem.
O Ruim
Aumenta o tempo de jogo: a nova fase do Journeyman, mesmo ocorrendo de forma simultânea adiciona um tempinho a mais no jogo. Leva em consideração os bônus que serão liberados e a forma de montar o mapa pode ser um exercício complexo para quem quer fazer A Jogada Perfeita.
Mais passos de preparação: novo board para cada jogador, novas peças, sorteio e arrumação de tiles de bônus. Está quase chegando num nível de preparação da Escola Italiana..
Espaço na mesa: além do seu reino e biombo, o novo tabuleiro vai apertar ainda mais o espaço na mesa. Aqui em 5p não caberia na mesa de forma satisfatória.
Efeito painel-de-avião: O novo tabuleiro dos jogadores tem a iconografia bem aglomerada, misturando ícones já conhecidos do jogo base com algumas coisas novas, e lembretes de ações efeitos por todo lado. O impacto inicial é forte!
O Neutro
Adiciona mais peso: o que talvez você esteja procurando. Eu acho legal ter a possibilidade de transformar um jogo 2.5 em um 3.16.
Setup Fixo VS Random: os poderes podem ser sorteados todos iguais e na mesma ordem, ou diferentes para cada jogador. Talvez iguais fique mais equilibrado, mas gostei mais de jogar todos diferentes, dando um ar de assimetria inicial.
Não vai ter no Brasil: é.
Novas Mecânicas: mover em trilhas, desbloquear bônus e poderes, caminhar com o peão no seu reino. Talvez essa mecânicas novas tirem um pouco do charme da simplicidade do jogo base, tirando até o foco da precificação de peças e fazendo ele um pouco mais solitário, focado no tabuleiro novo.
Aguardando seu review da Druidas, a qual eu tenho e gosto muito. Essa do homem jornada não me agradou não. Muda demais o jogo pra mim, os contras são mais fortes que os prós.
Djow, aqui o ponto negativo do jogo que achamos é quando um jogador tem os seus dois tiles comprados, ele acaba ficando em desvantagem, porque mesmo acumulando dinheiro ele nunca vai poder comprar um tile a mais.
Acha que essa expansão pode aliviar isso de alguma maneira?
gunterjr::Djow, aqui o ponto negativo do jogo que achamos é quando um jogador tem os seus dois tiles comprados, ele acaba ficando em desvantagem, porque mesmo acumulando dinheiro ele nunca vai poder comprar um tile a mais.
Acha que essa expansão pode aliviar isso de alguma maneira?
Caro, entendo esse ponto negativo do jogo base, mas sempre pensei da seguinte forma: se meus 2 tiles foram comprados, faltou deixar o preço menos convidativo, ou faltou jogar o machadinho num tile que seria bem procurado.
Mas desconsiderando isso...
Acho que a expansão de da novas formas de ganhar pontos, o que pode aliviar essa dor de ficar sem tiles.
gunterjr::Djow, aqui o ponto negativo do jogo que achamos é quando um jogador tem os seus dois tiles comprados, ele acaba ficando em desvantagem, porque mesmo acumulando dinheiro ele nunca vai poder comprar um tile a mais.
Acha que essa expansão pode aliviar isso de alguma maneira?
Concordo com o @Djow_, isso se resolve ai na malandragem, caso isso ocorra, na real você que deixou a "guarda aberta". Mas é um mindset bem diferenciado, tanto é que durante um tempo até nem gostava do jogo por causa disso (esse etapa de venda dói a cabeça demais. ). Depois aprendi a apreciar.
gunterjr::Djow, aqui o ponto negativo do jogo que achamos é quando um jogador tem os seus dois tiles comprados, ele acaba ficando em desvantagem, porque mesmo acumulando dinheiro ele nunca vai poder comprar um tile a mais.
Acha que essa expansão pode aliviar isso de alguma maneira?
Concordo com o @Djow_, isso se resolve ai na malandragem, caso isso ocorra, na real você que deixou a "guarda aberta". Mas é um mindset bem diferenciado, tanto é que durante um tempo até nem gostava do jogo por causa disso (esse etapa de venda dói a cabeça demais. ). Depois aprendi a apreciar.
Então, mas na prática, mesmo precificando alto um tile, as moedas não valem nem perto de um bom tile. Aqui tenho melhorado a conversão de moedas em ponto no final do jogo de 1 ponto q cada 3 moedas
gunterjr::Djow, aqui o ponto negativo do jogo que achamos é quando um jogador tem os seus dois tiles comprados, ele acaba ficando em desvantagem, porque mesmo acumulando dinheiro ele nunca vai poder comprar um tile a mais.
Acha que essa expansão pode aliviar isso de alguma maneira?
Caro, entendo esse ponto negativo do jogo base, mas sempre pensei da seguinte forma: se meus 2 tiles foram comprados, faltou deixar o preço menos convidativo, ou faltou jogar o machadinho num tile que seria bem procurado.
Mas desconsiderando isso...
Acho que a expansão de da novas formas de ganhar pontos, o que pode aliviar essa dor de ficar sem tiles.
Vou dar uma olhada nas novas formas de pontuação. Talvez minimize o problema mesmo