Cansado de análise e comparação de jogos? Que tal a comparação que ninguém nunca pediu, mas que talvez vá revolucionar a indústria (não irá)? Vem comigo nessa jornada inusitada que talvez vá responder perguntas que você nem sabia que tinha.
O que são?
Bom, a Spiel dispensa apresentações, afinal se você é nerd o bastante para estar lendo um artigo sobre boardgames, a chance que você já ouviu falar é 11 em 10. Dito isso, a feira, que é popularmente conhecida como Essen no Brasil, na verdade se chama Spiel (Essen é a cidade na Alemanha). Ela é a maior feira de boardgames do mundo, e no ano passado teve mais de 200 mil visitantes diferentes durante os 4 dias de evento. É realmente impressionante pensar que 50 mil boardgamers estão aglomerados em um único ponto. Aqui tem de tudo, mas principalmente novos títulos e a chance de conhecer todas as estrelas (Designers ou Influenciadores) da indústria.
Abertura para imprensa comentando sobre a presença de novas editoras/designs Brasileiros no evento.
Já a Covil Con é quase que o "fim de semana de jogatinas" organizado pela galera do Covil, que caso você não saiba, são os maiores influenciadores brazucas de boardgame (Fonte: Arial 14). Pense que diferente de ir em um evento "oficial/business" é como se o Neymar tivesse um evento de futebol pro pessoal ir lá jogar umas peladas. PS: Não entendo de futebol, talvez o exemplo foi péssimo. Que eu me lembre a edição 2024 teve cerca de 400 pessoas, espalhados por 5 dias de jogatinas. É claro que assim como o Neymar é famoso e talvez tu encontre o Túlio Maravilha (só conheço jogadores do Botafogo, me desculpe), lá você vai encontrar figuras como o Sérgio Halaban e provavelmente uma boa penca dos influenciadores nacionais.
Jean e Paulo do Covil agraciando a galera do Spiel Des Djows como os mais bem preservados couros cabeludos de homens com mais de 30 anos do evento.
Nota do Arthur: quero ficar bonito que nem o Marcius quando eu crescer (homem esbelto no meio da foto).
O que se encontra nesses eventos?
Spiel
Tietágem Internacional: praticamente todos os grandes influenciadores e designers da indústria vão estar lá. Você vai conseguir pegar autógrafo desde a "obscura" Takako, artista dos títulos do Saashi & Saashi à uma foto com mestres como Knizia e Feld. Em muitos casos, é até plausível bater um papo com eles, mais significativo do que um mero "oi, olá!".Tom Vasel (Dice Tower) e Tomáš Holek (SETI) como exemplos recentes onde bati um papo razoavelmente duradouro.
Acesso a praticamente a todos os boardgames do mundo (para jogar e/ou comprar): Várias lojas tem estandes lá, então você com certeza vai achar aquele GMT raro que tu não encontrava em canto algum, acesso aos lançamentos de Kickstarter (inclusive no mesmo preço dos backers as vezes), sessão de usados e trades com o pessoal do BGG. Se você tiver um nível de preparação razoável, você pode até alinhar com alguém para levar um jogo que você estava procurando e pegar na feira. Naturalmente, os estandes dos jogos (na sua maioria) permitem você jogar os lançamentos lá na feira mesmo.
Jogar protótipos e talvez até mudar o destino do design: na feira retrasada joguei o que na época viria ser o Civolution antes de muita gente. É possível ter o vislumbre também de novos títulos.
Experiência Multi-Cultural: você vai sentar numa mesa e jogar com Alemão, Japonês e Brasileiros. Sendo minimamente extrovertido, é uma troca de experiência bem bacana.
Album de Figurinha edição 2022. Reconhece as figuras?
Covil
Tietagem e experiência multicultural na esfera nacional: da mesma forma que em Essen, mas numa escala muuuito menor, obviamente.
Bem planejadinho, você também pode efetivamente acabar pegando algum jogo mais raro ao alinhar de antemão uma troca para ser concluída no evento.
Não lembro se estavam rolando protótipos (se estava, eram poucos), mas nada te impediria de levar o seu jogo para angariar uns playtesters.
Eu, Bob, Marcius, Paulo e Jean.
Chega de enrolação, quero uma opinião!
Ah, claro, leitor, você quer polêmica não é?! Muito provavelmente você já sabia dos itens acima em menor ou maior escala. Então vamos ao que importa.
São dois eventos bem diferentes.
Óbvio, mas talvez nem tanto. A Covil é um evento focado em jogar/laços e realmente tem uma vibe bem família. É um domingão de jogatina, que em vez de ter 10 amigos, tem 400. Não é querer ser piegas, mas de fato é essa a vibe. É notório como o pessoal do Covil é super receptivo, você vai chegar e ser recebido por uma unidade de Pikachu acompanhado de Jean, sobe a rampa e já vai bater um papo com Karine, depois disso já vai sentar numa mesa e conhecer alguém que vai ser teu novo best friend do evento (Felizardo no caso, que acompanhou a nossa delegação todos os dias). Pena ele ser tão old-school que nem conta na Ludopedia ou redes sociais tem, jamais vai ver essa menção. Covil é pra quem quer jogar e fazer laços (poético).
Já na Alemanha, a Spiel é para "passear". Sério, se você ficar todos os 4 dias (e afinal, se você veio do Brasil, com certeza fará isso), serão 2 dias só para "zerar a feira". O tamanho é descomunal. Andar, comprar, ver todos os estandes é uma tarefa e tanto, que vai queimar muitas calorias. Acompanhe no replay o tamanho do bicho:
Praticamente 10 minutos pra andar de ponta a ponta, agora imagine explorar os 7 galpões. É coisa.
É possível jogar? Claro que é, mas dependendo do jogo vai ser só uma rodada, afinal são partidas demonstrativas, então não é pra quem QUER JOGAR, é um evento de exploração. Eu particularmente gosto de andar em todos os corredores, como se eu estivesse removendo o fog of war do Age of Empires. E no processo, é claro, faço minha tietagem pra completar meu album de figurinhas de designers. É uma vibe bem diferente.
Óbvio, que o ideal para um amante do hobby é ir em todos os eventos, porém no cenário hipotético que só pode escolher um, é evidente que iria dizer vá para a Spiel. Para quem é hardcore no hobby, é uma experiência única e emblemática. Fácil para mim dizer isso, claro, eu moro nos Países Baixos, apenas à 2 horas de carro de Essen. É efetivamente mais fácil e barato ir para lá do que para a Covil… mas não é só isso. Não curto tanto jogar em eventos por causa do barulho, sou fresco, digo, tenho dor de cabeça fácil, então se meter o Euro peso 3.5+ e colocar um barulhão frenético, a cabeça vai explodir: nesse cenário, até a desvantagem da Spiel que é jogar apenas 1/3 das partidas é uma vantagem na real, ainda mais que em eventos desse, quero maximizar a quantidade de jogos jogados.
Porém algo é inegável: o magnetismo brazuca. Na CovilCon os jogos eram divertido pelas pessoas também, todo mundo muito gente boa. Na Spiel em mais de uma vez tive experiências dúbias na mesa: gente saindo no meio do jogo, gente discutindo com o Designer (!), gente de má vontade e por aí vai. Então se você quer jogar DE FATO, na realidade a Spiel não é "bem para isso", lá o foco é explorar/conhecer.
Outro ponto positivo pro Covil: a comida, rapaz, ano passado tinha um burguer lá que era TOP (SlowDjow tem que ir lá para fazer concorrência!). Em contrapartida a comida na Spiel... sempre faço o review no nosso Instagram, mas já fica aqui o rápido review: caro e ordinário (risos).
Quem não vai curtir (talvez)?
Baseado no meu achismo eu diria que:
Quem não suporta ambientes barulhentos (ambos).
Quem não curte caminhar muito ou problema de mobilidade (Spiel).
Quem é introvertido e/ou prefere jogar só com a sua panelinha (ambos).
Quem não liga para lançamentos e quer só jogar (Spiel).
Além dos Jogos
Como mencionei antes, na Covil Con é mais "fácil", pela natureza do evento, fazer umas amizades e encontrar o mesmo pessoal todo dia para uma jogatina. Fica aqui um abraço ao pessoal que acabei conhecendo pela primeira vez em carne e osso, ou que jogou uma partida comigo (com certeza esquecerei de alguém e passarei vergonha).
Mas mesmo assim em Essen tudo é possível. No meu primeiro ano em Essen dei a sorte de encontrar @Mohallem e Pedro Podboy, e nos anos seguintes já comecei a solidificar "O grupo internacional recorrente" com o Rodrigo Campos e sua galerinha.
Conclusão
Nenhuma. Na realidade, o objetivo aqui era só fazer essa semi-crônica dando esse insight da natureza do eventos e um pouco da minha opinião. Se quiser reviews completos você pode acompanhar meus 3 anos de feira aqui procurando no nosso arquivo do canal (bem fácil achar). Inclusive fizemos uma live falando sobre os custos (estimados) para uma eventual viagem para a Spiel:
Que bom que o review da Covil 2024 chegou a tempo, antes da Covil 2025, kkkkkkkk.
Foram dias maravilhosos. Turismo cívico/gastronômico/lúdico em Brasília, seguido de uma semana on the road em um Honda Fit 2012 através de seis estados e mais de 2 mil quilômetros. Viagem inesquecível, que merecia um post à parte (até noite dormida em ex-motel teve).
A CovilCon me surpreendeu. Que vibe boa. Não participarei em 2025, infelizmente, mas ano que vem estou lá.
Foi massa demais conhecer essa galera que acompanho a um tempo e uso até como padrao em nota de jogos kkk.
Aquele abraço e um abraço ao Marcius que sempre vejo as notas e comentários nos jogos kkkk.
Turma aí é um sólido 7!
Wamucy::Foi massa demais conhecer essa galera que acompanho a um tempo e uso até como padrao em nota de jogos kkk.
Aquele abraço e um abraço ao Marcius que sempre vejo as notas e comentários nos jogos kkkk.
Turma aí é um sólido 7!
Há rumores que esse ano, a Ludopedia, durante a cerimônia de entrega de seus prêmios, vai conceder um prêmio especial ao Marcius... Ainda não foi definido o nome certinho, mas algo como:
Prêmio Ludopedia - Guru Nacional - Conjunto da Obra - Contribuição ao Hobby - Voto Aberto de Experts
Será um momento lindo, emocionante, que todos aguardam há muito tempo... Muito merecido...
Wamucy::Foi massa demais conhecer essa galera que acompanho a um tempo e uso até como padrao em nota de jogos kkk.
Aquele abraço e um abraço ao Marcius que sempre vejo as notas e comentários nos jogos kkkk.
Turma aí é um sólido 7!
Há rumores que esse ano, a Ludopedia, durante a cerimônia de entrega de seus prêmios, vai conceder um prêmio especial ao Marcius... Ainda não foi definido o nome certinho, mas algo como:
Prêmio Ludopedia - Guru Nacional - Conjunto da Obra - Contribuição ao Hobby - Voto Aberto de Experts
Será um momento lindo, emocionante, que todos aguardam há muito tempo... Muito merecido...
Vai ser tipo aqueles Oscars por trabalho incrível, mas que nunca foi dado diretamente (tipo o Jackie Chan). APROVADO.
Wamucy::Foi massa demais conhecer essa galera que acompanho a um tempo e uso até como padrao em nota de jogos kkk.
Aquele abraço e um abraço ao Marcius que sempre vejo as notas e comentários nos jogos kkkk.
Turma aí é um sólido 7!
Há rumores que esse ano, a Ludopedia, durante a cerimônia de entrega de seus prêmios, vai conceder um prêmio especial ao Marcius... Ainda não foi definido o nome certinho, mas algo como:
Prêmio Ludopedia - Guru Nacional - Conjunto da Obra - Contribuição ao Hobby - Voto Aberto de Experts
Será um momento lindo, emocionante, que todos aguardam há muito tempo... Muito merecido...
Você não respondeu às perguntas mais importantes: Você jogou High Frontier 4All em alguma dessas convenções? E por que ainda não comprou o High Frontier 4 All: Module 4 – Exodus ?