Post original: https://www.boardseyeview.net/post/terraforming-mars-ares-expedition
Faz cinco anos desde que joguei
Terraforming Mars. Eu estava na Internationale Spieltage SPIEL (Essen), comprei o jogo no estande da Stronghold e joguei ansiosamente assim que voltei para o meu hotel. E é um jogo que certamente resistiu ao teste do tempo. Está firmemente estabelecido no top ten BoardGameGeek e gerou um monte de expansões que alternadamente adicionaram variedade, simplificação ou inchaço ao jogo principal. Desde o início, houve críticas à qualidade de produção do jogo principal, particularmente dos tabuleiros individuais finos como papel. Os editores demoraram a responder a isso, criando uma lacuna no mercado que dezenas de pessoas empreendedoras se apressaram em preencher. Perdi o controle do número de empresas e indivíduos que vendem organizadores para os componentes, peças hexadecimais impressos em 3D e suas próprias versões aprimoradas de várias camadas dos tabuleiros. Os editores produziram tardiamente seus próprios tabuleiros de jogador aprimorados com camada dupla, e os entusiastas apenas nas últimas semanas estão recebendo o
Terraforming Mars: Big Box, projetado para acomodar todas as expansões e substituir os hexágonos de papelão por versões de plástico esculpidas. Momento estranho, você pode pensar então, para lançar
Terraforming Mars: Ares Expedition - um jogo Terraforming Mars autônomo menor que é bastante separado e distinto do original...
Terraforming Mars: Ares Expedition não é uma expansão do jogo original. Estou relutante em dizer que é incompatível porque sem dúvida haverá jogadores já trabalhando arduamente em casa, preparando sua própria maneira de integrá-lo com sua cópia do TM. Basta dizer que Ares Expedition pretende ser um jogo totalmente independente.
Há muito sobre
Ares Expedition que os aficionados do Terraforming Mars acharão familiar. Este ainda é um construtor de combos com cartas onde você está gerenciando recursos e marcando pontos aumentando os níveis de calor e oxigênio em Marte enquanto substitui dunas arenosas por oceanos marcianos. Você ainda usará
tags nas cartas, embora nesta iteração as
tags para aço e titânio sejam usadas simplesmente para denotar o custo com desconto de jogar certas cartas. Há um tabuleiro central muito contraído com hexágonos para denotar a superfície de Marte, mas o tabuleiro em
Ares Expedition nunca é tocado ou construído: é simplesmente um lugar para armazenar tiles de superfície aleatórias que são viradas para o lado do oceano quando um oceano é criado. As peças no tabuleiro servem apenas para randomizar o bônus adicional que um jogador recebe por criar o oceano.
A principal diferença do jogo é que, em seu design para
Ares Expedition, Jacob Fryxelius, Sydney Engelstein e Nick Little fundiram Terraforming Mars com a mecânica central usada em
Race for the Galaxy. O jogo é jogado em rodadas distintas, onde os jogadores escolhem simultaneamente qual das cinco fases desejam ativar naquela rodada: Desenvolvimento (joga uma carta de projeto verde); Construção (jogue uma carta de projeto azul ou vermelha); Ação (ative os símbolos de ação em todas as cartas de seu tabuleiro); Produção (coleta de receitas e recursos); ou Pesquisa (compre mais cartas de projeto). Um jogador não pode escolher a mesma fase em rodadas consecutivas. Todos os jogadores podem realizar a ação indicada para todas as fases escolhidas, mas você recebe um bônus para a fase que escolheu pessoalmente.
Embora esta mecânica de seleção de ação acrescente um processo extra, ela serve para acelerar e agilizar o jogo, até porque a seleção de fases simultâneas também ajuda a encorajar o jogo simultâneo.
Terraforming Mars: Ares Expedition é um jogo competitivo em que você está competindo para ganhar mais pontos do que os outros jogadores, mas não é um jogo do tipo "Tome Essa" ou onde você está lutando por uma posição em um tabuleiro central. As cartas que
você joga raramente afetarão diretamente
meu tabuleiro. Ares Expedition foi projetado para acomodar o jogo solo, mas mesmo com um complemento total de quatro jogadores, você está jogando paciência multijogador. Se você está procurando um jogo que envolva interação de alto nível ou conflito, Ares Expedition não é para você, mas se você está procurando um construtor de combos onde você pode se concentrar em otimizar seus próprios combos de cartas sem se preocupar excessivamente com os outros jogando uma chave inglesa em suas engrenagens, então você vai adorar este jogo.
Nossas partidas de
Ares Expedition levaram cerca de 90 minutos - o que é mais longo do que o sugerido na caixa, mas ainda assim notavelmente mais rápido do que quase todas as nossas partidas da versão original de Terraforming Mars. A seleção de fase funciona suavemente e a construção dos combos é satisfatória. Embora possamos classificá-lo como um jogo euro de peso médio, as regras e a iconografia das cartas são claras o suficiente para tornar o Ares Expedition muito acessível e fácil de ensinar. Nossa única reclamação é que os editores mais uma vez nos sobrecarregaram com tabuleiros finos como papel. Eles não aprenderam nada? Boas notícias, suponho, para os empresários empreendedores.

O jogo vem com mais de 200 cartas de projeto - então você certamente verá cartas diferentes a cada vez que jogar. Sempre que você compra cartas (Pesquisa), você pode escolher entre pelo menos duas cartas, mas nunca será prático ter esperança de obter uma determinada carta individual, então você pode muito bem descobrir que precisa modificar seu plano de jogo à medida que as cartas aparecerem no seu caminho, mas ninguém disse que terraformar um planeta seria fácil.
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.