Parabéns gurizada tanto pelo cast quanto pela entrevista!
Como um entusiasta em criar jogos dá um certo gás saber que o autor de um grande jogo levou muito tempo pra chegar em um ponto que ele via o jogo pronto. Concordo com ele que atualmente é mais fácil testar, a internet e as plataformas digitais oferecem não só um alcance maior como a possibilidade de ver outras visões para o seu jogo de uma maneira que levaria muito tempo pra ver no formato tradicional de playtests.
Já fica ideia pra facção da nave: o jogador saí só com a nave no espaço e ele só terraforma planetas adjacentes a nave, mas com os cubos ele faz a nave andar. A trilha de distância diz quanto ele anda e ele precisa terraformar todos os planetas. Acho que vcs podem lançar o projeto "Facções da comunidade"
Vejo que toda produção cultural (bg's não são excessão), dependem que a comunicação do autor com fruidor aconteça pra ver se funciona e acho que a trilha dos cultos é um exemplo de que não funciona. Não falo mecanicamente e sim no contexto. Se a maioria dos jogadores seguem vendo ela colada no jogo então o diálogo do autor com o fruidor não deu certo, isso pode acontecer inclusive por problemas de designer gráfico.
Creio que se as trilhas fossem impressas no tabuleiro central, como todo o resto, aí talvez os jogadores vissem a conexão melhor afinal a maioria das outras informações do jogo foram colocadas no tabuleiro central. GP já é tudo separado então esta comunicação já funciona mais fácil (além do tema contribuir muito tbm).
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho, vcs são ótimos!