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  3. Cosmos
  4. Review de Cosmos - Ser um protoplaneta é muito interessante

Review de Cosmos - Ser um protoplaneta é muito interessante

Cosmos
  • Jota Nogueira
    20 mensagens MD
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    Jota Nogueira13/08/21 12:21
    Jota Nogueira » 13/08/21 12:21

    Recebi o meu Cosmos ontem e eu gostei de todos os componentes, algumas opiniões negativas são exageradas ao meu ver . O tabuleiro é fosco, poderia ser mais brilhante e ter as cores mais destacadas, porém eu achei de ótima qualidade e bem bonito. Não chegou a ser preocupante nem atrapalhar em nada minha experiência. Das pessoas que jogaram comigo TODOS elogiaram o jogo, ninguém reclamou de qualidade dos componentes.  É um dos meus jogos queridinhos do momento, e só tenho a parabenizar o Diego e à Dijon pelo grande trabalho.

    5
  • CASTROPLASTA
    3 mensagens MD
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    CASTROPLASTA13/08/21 13:23
    CASTROPLASTA » 13/08/21 13:23

    Acabei de comprar.  Curioso pra ver a qualidade dos componentes nacionais.  A temática já me interessou.  Deve chegar daqui alguns dias.

    2
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal13/08/21 17:00
    Ovatsug Rednal » 13/08/21 17:00

    Patanga::Legal, Gustavo! Compartilho dos seus pontos positivos e negativos em geral. 

    Só que o meu é a edição sem a carta do gato na mesa - eu preferi uma que tem uma carta q vc recebe uma pizza 30min depois de jogar a carta. 

    Também gostei muito do jogo.

    A questão da cor muito escura do tabuleiro, e um ou outro gap no manual, achei o mesmo. Até anotei algumas coisas de sugestão, se a Dijon planejar fazer uma nova impressão no futuro. O Diego respondeu bastante dúvidas nesses dias aqui na ludo, então quem tiver alguma questão pode ir na página do jogo e ver nos tópicos, tem bastante coisa respondida que eu ia perguntar e já está resolvido lá. Não tive dúvidas para jogar o jogo em si, só uma ou outra questão sobre umas 2-3 cartas que podemos adquirir para o baralho.

    Fiz um review do solo para quem curte: https://www.ludopedia.com.br/topico/51685/cosmos-review-solo-e

    Essa carta da pizza deve ser bem melhor rs.
    E curti seu review do modo solo. Eu fiquei interessado em jogar.
    Me lembrou um pouco o modo solo de terraforming Mars (no sentido de ter que deixar habitável em X turnos) e eu curtia bastante o solo de TMars então devo gostar do solo de cosmos também 

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
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    Ovatsug Rednal13/08/21 17:01
    Ovatsug Rednal » 13/08/21 17:01

    Jota Nogueira::Recebi o meu Cosmos ontem e eu gostei de todos os componentes, algumas opiniões negativas são exageradas ao meu ver . O tabuleiro é fosco, poderia ser mais brilhante e ter as cores mais destacadas, porém eu achei de ótima qualidade e bem bonito. Não chegou a ser preocupante nem atrapalhar em nada minha experiência. Das pessoas que jogaram comigo TODOS elogiaram o jogo, ninguém reclamou de qualidade dos componentes.  É um dos meus jogos queridinhos do momento, e só tenho a parabenizar o Diego e à Dijon pelo grande trabalho.

    Sim, a qualidade dos componentes é ótima. Eu elogiei bastante tambem. Só a arte do tabuleiro que é ruim, é apagada, mas não a gramatura ou o tabuleiro em si. 

    1
  • Hs123
    6 mensagens MD
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    Hs12313/08/21 19:00
    Hs123 » 13/08/21 19:00

    Bacana o review, jogamos e gostamos bastante única coisa que achei meio estranha foi o fato dos asteroides só colidirem perto da estrela, me parece mesmo que da uma certa vantagem para as estrelas mais próximas, sobre a temperatura nas partidas que jogamos teve jogadores que controlaram mais e jogadores que controlaram menos acho que é um fator bacana do jogo.

    1
  • pabviana
    10 mensagens MD
    avatar
    pabviana14/08/21 14:42
    pabviana » 14/08/21 14:42

    Ovatsug Rednal::
     Conheci o Cosmos no DOFF de 2.018 se não me engano e lembro que na época já me apaixonei pelo jogo. O protótipo já estava excelente, era um jogo com tema espacial, que é meu tema preferido, com mecânicas bem encaixadas e o melhor, feito no Brasil. Foi um must have na época e um dos jogos que mais segui nas redes (e enchi o saco da minha lojista pedindo novidades), desde que soube que seria financiado pelo catarse. Assim, no dia que minha lojista informou que o jogo estava lá, sai correndo pra pegar literalmente. 

    Sendo assim, o principal motivo para este review existir é que eu gostaria muito que mais pessoas conhecessem o jogo. Acho essencial incentivar o mercado nacional, fora que o jogo veio com um preço muito bom e eu creio fielmente, sem querer desmerecer os demais jogos BR, que este é o melhor jogo brasileiro que já joguei. Então, deixando de lado a conversa fiada, vamos ao que interessa:


    Em cosmos, somos protoplanetas orbitando ao redor de uma estrela conhecida como Beta Eva e nosso objetivo é deixar o planeta o mais habitável possível (pelo menos habitável conforme a vida que conhecemos na terra atualmente), melhorando a atmosfera, temperatura, rotação e gravidade. Ao todo, temos 07 rodadas no jogo para realizar estas melhorias.

    Cada rodada representa 1 bilhão de anos, e neste bilhão de anos, temos que obrigatoriamente jogar uma carta da mão e realizar a ação dela e opcionalmente comprar uma nova carta de 04 baralhos disponíveis.




    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/762de_mx0xk0.jpg

    Jogo em ação rolando em 2 players



    No começo da partida cada jogador possui 03 ações por rodada, porém conforme o tempo vai passando é possível liberar mais ações.

    As cartas permitem ações tais como fazer o movimento de translação andando com o planeta, absorver elementos próximos como nitrogênio, oxigênio, carbono, hidrogênio e ferro, que são necessários para melhorar as características planetárias citadas anteriormente e até coisas mais elaboradas, como criar luas ou satélites, sempre com o objetivo de absorver o máximo possível de “nutrientes espaciais” que vão te ajudar nos objetivos.

    Dessa forma, o jogo funciona como um deck building com algumas aspas, pois não é um deck building convencional daqueles que todo turno compramos várias cartas, utilizamos e repomos a mão. E sim no sentido de verificar se alguma carta disponível vai encaixar na estratégia que você está construindo e a partir disso comprar aquela carta para melhorar suas ações.

    Quando todos os jogadores terminam suas ações entramos na fase estelar, em que todos os elementos (menos os protoplanetas), são puxados pela gravidade da Estrela e se aproximam mais do centro do tabuleiro e da fase de translação, onde os planetas andam ao redor de Beta Eva absorvendo tudo que encontram pelo caminho.

    Sério, é um dos jogos mais temáticos que já joguei e dá muito orgulho de verdade de ser um jogo BR. Todas as ações possíveis fazem sentido tematicamente. Melhorar as características protoplanetárias dá bônus que condizem com as melhorias, como por exemplo melhorar a rotação dá mais ações por rodada e melhorar a gravidade permite puxar elementos de mais longe, além de liberar um efeito mais forte em algumas cartas. Acho que tudo foi pensado de forma a encaixar no tema. Os planetas mais próximos da Estrela por exemplo começam a partida extremamente quentes, enquanto os dois mais afastados são o oposto e quando o jogador aciona alguma carta que permite o planeta aproximar ou afastar sua órbita, a temperatura também sobe ou desce.

    Quanto a rejogabilidade, apesar das poucas partidas, creio que é bem alta por vários motivos. Primeiro, existem quatro baralhos para compra de cartas mas apenas três são fixos e entram todas as partidas. O último baralho pode ser escolhido pelos participantes, ou entrar de forma aleatória. De qualquer forma, cada um funciona de forma diferente. Um é focado em fazer muitos pontos uma única vez com uma ação mais forte, outro acrescenta um pouco de take that e assim por diante.





    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1ea28_mx0xk0.jpg

    Esse evento aleatório que coloca um gato no tabuleiro é assustador. rs


    Segundo, o jogo tem vários caminhos para a vitória. Cada partida terminada eu fiquei com vontade de focar em outra coisa. Existem cartas que dão pontos sempre que são jogadas por exemplo, então uma estratégia pode ser melhorar a atmosfera e sair jogando cartas pra ganhar muitos pontos durante a partida. Ou então melhorar rotação e sair ganhando mais ações. Não teve nenhuma partida que joguei igual e em todas senti que podia ter explorado caminhos diferentes.


    Mas nem tudo são flores (ou planetas habitáveis, bá-dum-tss).

    Bom, chegou a hora de falar do que não gostei do jogo. São poucas coisas e na real, meu intuito (e talvez prepotência minha) é apenas levantar voz da comunidade para que numa futura reimpressão, que eu espero sinceramente que aconteça por que o jogo merece ser um sucesso, sejam melhoradas.

    Em primeiro, componentes todos são ótimos. Sério. Tabuleiro, cartas, tokens, todos tem boa gramatura. Único porém é a impressão do tabuleiro que é bem escura. Sinto que o espaço central poderia ser melhor preenchido com imagens de galáxias, estrelas e etc. Ficaria mais bonito. 

    Ele também é extremamente escuro na trilha de pontuação. Inclusive existem locais de pontuação que não podem ser ultrapassados sem melhorar a atmosfera, mas esses locais são bem apagados. Não que seja impossível de ver, mas poderia ser beeeem melhor e sem incrementar os custos de impressão.




    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b3890_mx0xk0.jpg

    Tabuleiro e trilha de pontuação são meio apagados.


    Outra coisa que me incomodou bastante foi o manual. Na verdade, eu já estava pensando em fazer o review mas vinha enrolando, até que hoje cedo um amigo me perguntou se eu já tinha jogado o jogo e quando respondi afirmativamente, ele me perguntou “ok, me ajuda então e como eu volto as cartas que já joguei pra mão?”

    Isso exemplifica bem algumas coisas. Creio que faltou talvez outras pessoas que não fizeram parte da produção do jogo e nem fizeram os playtests lerem o manual, pois as vezes para estas pessoas alguma coisa era óbvia, como a informação de como as cartas voltam para a mão, e nem perceberam que isso não estava explicado no manual.


    Na parte da ação dos jogadores é dito “na sua vez o jogador DEVE jogar uma carta” e é isso. Onde essa carta fica depois de jogada? Vai pro descarte? Fica na sua frente? Não sabemos. Pode parecer simples pra quem já jogou, mas mesmo jogadores experientes que vão fazer associação com outros jogos podem ter dúvidas. Será que quando acabar as cartas da mão todas as abaixadas voltam? Não sei. E o manual não diz. Aí, quando vamos jogar a primeira partida vemos que existe uma carta chamada “novo ciclo” que permite recuperar todas as cartas já jogadas. Ok, é fácil de ler essa carta e entender, mas quando eu li o manual e antes de jogar a primeira partida, fiquei pensando bastante em como as cartas voltavam pra mão, eu lembrava do DOFF que tinha algo que faziam elas voltarem (e não que era automático a volta), mas como até meu amigo teve a mesma dúvida, percebi que mais pessoas podem pensar igual. As cartas “Pulverizar” e “Arquivar” fazem referência a “sua área de jogo”, porém não lembro de ler no manual qualquer informação sobre isso. Ok, é fácil presumir o que é a área de jogo, mas lembrem, o manual diz “o jogador DEVE jogar uma carta e não fala se ela vai pro descarte, se fica na mesa, se a depender da carta ela fica na mesa separada das demais ou sai do jogo (coisas que podem acontecer durante a partida). Enfim, ao meu ver um simplesmente falar no manual “o jogador DEVE jogar uma carta que ficará em sua área de jogo” já resolveria. Acho ruim terminologias que não estão no manual e apenas em cartas, mesmo essas terminologias simples.

    Outra coisa que achei contraproducente são as formas de pontuar/melhorar as características planetárias.

    Para melhorar a atmosfera por exemplo, é possível ir colocando elementos aos poucos e quando alcançar a quantidade necessária, liberar aquele espaço. Porém para gravidade e rotação isso não acontece, sendo necessário ter todos os recursos antes de passar para os próximos níveis. Tudo bem que são trilhas diferentes e a explicação tá ali no manual (de uma forma que eu particularmente achei confusa, mas pode ter sido apenas desatenção minha), mas o fato é puxando referências de outros jogos que já jogamos, podemos acabar pensando pensando que todas as trilhas funcionam igual, mas não é o caso.

    A pontuação de fim de jogo também é mal explicada. No manual é dito:

    “Todos os pontos alcançados no tabuleiro individual de jogador;
    Todos os pontos de fim de jogo nas cartas na mão e na área de jogo do jogador;
    1 ponto para cada 2 recursos que sobraram”.

    Ok, o problema é: atmosfera, cada NÍVEL pontua separado. Assim, a trilha de atmosfera pode possuir três pontuações diferentes até um máximo de 20 pontos. Já nas trilhas de rotação e gravidade, a pontuação é baseada apenas pelo nível alcançado. Percebam que os três são características que precisam ser melhoradas, porém funcionam de forma diferente e isso não é explicado em lugar nenhum. A explicação do designer faz sentido: Rotação e gravidade dão vantagens durante a partida. A vantagem da atmosfera (ganhar mais pontos) é efetivamente pior que as outras. Mas isso não é dito no manual, então não temos como saber, baseados em uma linha apenas, que uma trilha vai pontuar de forma diferente das outras simplesmente por questões mecânicas.

    Pior ainda, numa explicação aqui na ludopédia o criador informou que no caso da rotação e gravidade, a pontuação é apenas do lugar em que o marcador PARAR. Então por exemplo, você está num espaço que vale 06 pontos no final do jogo. Se melhorar a característica vai pra um espaço vazio e aí melhorando de novo vai pra um espaço que vale 12 pontos. Bom, se o jogo acabar e você estiver nesse espaço vazio entre o 06 e o 12, você não pontua nada. Tudo bem isso ser uma escolha do design, não é isso que eu estou julgando e sim o fato de que, de uma única linha no manual, eu tenho que abstrair que: Atmosfera pontua de forma diferente de rotação e gravidade e que rotação e gravidade pontuam pelo local onde o marcador parou e não pela pontuação que alcançou. Um simples quadro exemplificando a pontuação de fim de jogo já ajudaria.

    Por fim, única questão do design que me incomodou foi em relação a temperatura e asteroides. A temperatura é o único atributo planetário que você não tem muito controle sobre o aumento/diminuição. Isso fica a cargo de eventos que sobem ou descem aleatoriamente a temperatura, algumas cartas e os asteroides. Bom, em relação aos eventos já há tópicos aqui que sou obrigado a concordar. A aleatoridade pode criar partidas em que jogadores ganhem pontos sem fazer absolutamente nada enquanto outros vão passar a partida lutando contra a temperatura. As cartas ajudam um pouco mas talvez não o suficiente já que não é possível comprar mais de uma com o mesmo nome, fazendo assim com que seja limitada a forma de subir/descer a temperatura conscientemente (além de precisar da sorte da carta estar disponível pra compra).

    Já os asteroides funcionam como elementos coringa. Quando dois elementos colidem no tabuleiro, eles viram um asteroide. Absorver um asteroide permite que o jogador suba ou desça a temperatura conforme preferir bem como tem um elemento coringa. Meu problema com essa mecânica é:
    Para dois elementos colidirem e criar um asteroide, eles devem estar na orbita mais próxima de Beta Eva, que é quando o tabuleiro começa a afunilar. É até possível algum token de asteroide ser sorteado e entrar em um local mais afastado do tabuleiro, mas a chance desse token aleatório entrar num espaço afastado do tabuleiro ou num espaço próximo ao centro é a mesma (e são poucos tokens de asteroide que entram em jogo desse jeito aleatório a maioria vem da colisão de elementos pelo menos nas minhas partidas), ou seja, praticamente apenas os dois jogadores com órbitas mais próximas da Beta Eva vão ter acesso certo a asteroides, que são poderosos coringas e ajudantes no controle da temperatura. Deixar claro que essa opinião é baseada em poucas partidas. Não sei se isso é balanceado de outra forma que não pude perceber, mas é apenas um sentimento que ficou.

    Por fim, fica aqui a vontade de ver este jogo alçar voos cada vez maiores, por que com certeza é um trabalho hérculeo lançar um jogo no Brasil com apoio coletivo e entregar algo tão legal e de tanta qualidade. Minha esposa que não é gamer mas joga pra me agradar, sempre sugere o Cosmos quando tá a fim de jogar algo, então pelo menos aqui o jogo foi aprovadíssimo. A reclamação é mais mesmo sobre o manual, mas não por que quero denegrir o game e sim pela vontade de ver um jogo tão bom ficar cada vez melhor. Podem pegar sem medo.


    Kra, achei tuas colocações extremamente precisas e foi exatamente a mesma impressão que eu tive.

    O Diego e a Dijon estão de parabéns, desenvolveram um jogo bacana, inovador, desafiador e com um replay value incrível. Pelo que vi nos comentários dele até aqui tenho certeza que vai ver essa discussão como pontos a melhorar e não como críticas destrutivas. 

    Acho extremamente válido um manual 1.5, em versão digital, publicado aqui e no site da Dijon, mais detalhado e refinado com as questões que tem surgido por aqui.

    O contraste do tabuleiro realmente incomoda um pouco mas acho q pela qualidade geral de tudo, pelo menos pra mim, não impacta como um ponto negativo, acho até q depende mto da iluminação do local e talz, é algo q pode ser contornado.

    Enfim, eu não vi o jogo no lançamento do catarse mas por sorte minha lojista participou, eu me apaixonei pelo jogo assim q vi por lá e tratei de garantir o meu. Não conhecia nenhum jogo da Dijon, nem que eram brasileiros, e me surpreendi bastante com a qualidade, não tinha como não apoiar e desejar que venham mais jogos da Dijon por ai.

    3
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal14/08/21 15:47
    Ovatsug Rednal » 14/08/21 15:47

    pabviana::
    Kra, achei tuas colocações extremamente precisas e foi exatamente a mesma impressão que eu tive.

    O Diego e a Dijon estão de parabéns, desenvolveram um jogo bacana, inovador, desafiador e com um replay value incrível. Pelo que vi nos comentários dele até aqui tenho certeza que vai ver essa discussão como pontos a melhorar e não como críticas destrutivas. 

    Acho extremamente válido um manual 1.5, em versão digital, publicado aqui e no site da Dijon, mais detalhado e refinado com as questões que tem surgido por aqui.

    O contraste do tabuleiro realmente incomoda um pouco mas acho q pela qualidade geral de tudo, pelo menos pra mim, não impacta como um ponto negativo, acho até q depende mto da iluminação do local e talz, é algo q pode ser contornado.

    Enfim, eu não vi o jogo no lançamento do catarse mas por sorte minha lojista participou, eu me apaixonei pelo jogo assim q vi por lá e tratei de garantir o meu. Não conhecia nenhum jogo da Dijon, nem que eram brasileiros, e me surpreendi bastante com a qualidade, não tinha como não apoiar e desejar que venham mais jogos da Dijon por ai.

    Pois é. eu fiquei com um pouco de receio de fazer este review e parecer que tô criticando pra caralho um dos meus jogos preferidos, mas não é o caso.

    A única coisa a desejar mesmo é o tabuleiro, e não por ser ruim mas pela escuridão na trilha de pontos e só.
    Mas pra vc ter ideia de como o jogo rodou bem pra caramba, igual eu falei aqui, minha esposa não é gamer, mas joga as vezes comigo. e ela curtiu tanto o cosmos que chamou amigos dela pra virem jogar e sugeriu o cosmos. hehe

    O diego é foda, a Dijon também. eu curti muito os componentes, as mecânicas são incríveis, e a intenção de falar da parte negativa foi justamente por achar que o jogo merece um manual 1.5.

    Eu sou prolixo, então acabo falando muito hehe. vou usar um exemplo: eu lembro de um jogo que joguei com um amigo de trem, não lembro o nome. Mas lembro que era assim que ele explicou as ações:

    Voce pode pagar pra colocar um trem no tabuleiro
    Voce pode pagar pra mover seu meeple entre as cidades
    Voce pode pagar pra construir malha ferroviaria
    Voce pode pagar pra construir estações entre as cidades
    Voce pode pagar pra fazer melhorias nas estaçoes

    ai eu perguntei pra ele "ok, tudo tem que pagar, mas como ganha dinheiro no jogo?" e ele respondeu que não sabia, não lembrava por que fazia tempo que tinha jogado, mas que durante o gameplay o dinheiro vinha.. eu fui olhar o manual e não falava mesmo do dinheiro, mas vou ser sincero. eu não lembro como ganha dinheiro no jogo, mas o dinheiro vem mesmo de algum jeito rs.

    O resumo disso é que pode parecer bobo ter que colocar no manual que as cartas ficam na área de ação por exemplo, mas aqui no meu grupo eu sou o "explicador oficial" de regras e sei que a galera ia começar a perguntar sobre as cartas, como voltam pra mão... e eu não saberia responder até ler cartas durante a partida. O manual nem precisa mudar muito. talvez fazer um faq já resolva, sei lá.

    de qualquer forma eu espero sucesso ao diego e a djon.

    0
  • Joeykamina
    20 mensagens MD
    avatar
    Joeykamina17/08/21 11:22
    Joeykamina » 17/08/21 11:22

    Ovatsug Rednal::
    isR34L::Vendo os elogios todos, acabem comprando um pra mim, também espero fazer meu Review eventualmente (vai demorar), ainda não joguei mas o que posso dizer:

    - Achei o manual bom o bastante.
    - É tudo hiper temático mesmo (na teoria já que não joguei ainda hjahauahua), pra quem tem um vínculo com o espaço que nem eu, é pura satisfação.
    - Gostei bastante das artes, mas realmente o tabuleiro é ruim. É muito escuro e quase não da pra ver as linhas do board (principalmente dependendo da iluminação), muito, muito ruim. Até nos boards de jogador parece que falta contraste (embora ali esteja mais aceitável). É até feio, mas vou ver depois se o Diego não teria interesse em disponibilizar a arte do tabuleiro em alta resolução para poder imprimir um playmat ou algo do tipo com um contraste correto.

    De qualquer forma, no que diz respeito a game-design, parece fantástico.

    O design é foda. A temática tb. Esse jogo é realmente um dos meus preferidos e foi duro fazer um review e apontar coisas negativas, mas juro q foi com o intuito de tentar melhorar.
    De qualquwr forma realmente o manual não é ruim. Tirando essas coisas bobas de terminologia ele é simples.
    Só a parte de pontuação mesmo que eu duvido que alguém entenda que "nível que alcançou" signifique que atmosfera pontua três níveis de forma independente e gravidade e rotação pontuam pelo local onde o marcador parar. Essa parte precisa sim de uma correção urgente, pois muda todo o core da partida. 
    E a ideia do playmat é genial. Se vc conseguir disponibiliza aí pra gente hehe.
    Eu já tô fazendo com um amigo os planetinhas em resina. Vou pintar e depois postar aqui 

    Cara... Essa questão da pontuação eu não acho q ficou nada confuso... Rotação e Força Gravitacional são trilhas, então quanto mais alto na trilha, mais vc pontua, além dos poderes q eles dão... Então, no caso q vc explicou do marcador parar no espaço entre o 6 e 12, vc ainda tá ganhando 6 pontos... Pois, a partir dali, vale 6 pontos... Ficaria redundante se colocasse a pontuação em todos os Quadros.
    Enquanto q à atmosfera são três partes independentes uma das outras, tanto q vc pode escolher qual vc quer fechar primeiro, pode fazer aos poucos ou tudo de uma vez.... Por isso q os pontos dela são somados... Isso é intuitivo, como em muitos outros jogos q têm esses mesmos recursos.
    Qnt à cor da trilha de pontuação, isso foi um ponto fraco msm do jogo. Atrapalha muito e, dependendo da iluminação, é muito difícil de enxergar. 
    Sobre o manual, tbm não achei ele tão confuso não. Concordo contigo sobre a parte da "área de jogo", mas tirando isso, todo o manual se entende de boas. O problema é q se o manual fosse explicar cada carta aí seria foda, o manual ia ficar muito grande. Vc tem q ler o manual e as cartas. Não achei ele confuso não.

    2
  • pabviana
    10 mensagens MD
    avatar
    pabviana17/08/21 11:31
    pabviana » 17/08/21 11:31

    Joeykamina::
    Ovatsug Rednal::
    isR34L::Vendo os elogios todos, acabem comprando um pra mim, também espero fazer meu Review eventualmente (vai demorar), ainda não joguei mas o que posso dizer:

    - Achei o manual bom o bastante.
    - É tudo hiper temático mesmo (na teoria já que não joguei ainda hjahauahua), pra quem tem um vínculo com o espaço que nem eu, é pura satisfação.
    - Gostei bastante das artes, mas realmente o tabuleiro é ruim. É muito escuro e quase não da pra ver as linhas do board (principalmente dependendo da iluminação), muito, muito ruim. Até nos boards de jogador parece que falta contraste (embora ali esteja mais aceitável). É até feio, mas vou ver depois se o Diego não teria interesse em disponibilizar a arte do tabuleiro em alta resolução para poder imprimir um playmat ou algo do tipo com um contraste correto.

    De qualquer forma, no que diz respeito a game-design, parece fantástico.

    O design é foda. A temática tb. Esse jogo é realmente um dos meus preferidos e foi duro fazer um review e apontar coisas negativas, mas juro q foi com o intuito de tentar melhorar.
    De qualquwr forma realmente o manual não é ruim. Tirando essas coisas bobas de terminologia ele é simples.
    Só a parte de pontuação mesmo que eu duvido que alguém entenda que "nível que alcançou" signifique que atmosfera pontua três níveis de forma independente e gravidade e rotação pontuam pelo local onde o marcador parar. Essa parte precisa sim de uma correção urgente, pois muda todo o core da partida. 
    E a ideia do playmat é genial. Se vc conseguir disponibiliza aí pra gente hehe.
    Eu já tô fazendo com um amigo os planetinhas em resina. Vou pintar e depois postar aqui 

    Cara... Essa questão da pontuação eu não acho q ficou nada confuso... Rotação e Força Gravitacional são trilhas, então quanto mais alto na trilha, mais vc pontua, além dos poderes q eles dão... Então, no caso q vc explicou do marcador parar no espaço entre o 6 e 12, vc ainda tá ganhando 6 pontos... Pois, a partir dali, vale 6 pontos... Ficaria redundante se colocasse a pontuação em todos os Quadros.
    Enquanto q à atmosfera são três partes independentes uma das outras, tanto q vc pode escolher qual vc quer fechar primeiro, pode fazer aos poucos ou tudo de uma vez.... Por isso q os pontos dela são somados... Isso é intuitivo, como em muitos outros jogos q têm esses mesmos recursos.
    Qnt à cor da trilha de pontuação, isso foi um ponto fraco msm do jogo. Atrapalha muito e, dependendo da iluminação, é muito difícil de enxergar. 
    Sobre o manual, tbm não achei ele tão confuso não. Concordo contigo sobre a parte da "área de jogo", mas tirando isso, todo o manual se entende de boas. O problema é q se o manual fosse explicar cada carta aí seria foda, o manual ia ficar muito grande. Vc tem q ler o manual e as cartas. Não achei ele confuso não.

    Pois é, mano, a intuição é achar q a trilha de pontos da rotação e força gravitacional dão pontos a partir daquela posição, mas o Diego ja explicou em outro tópico que esse não é o caso. A pontuação só vale para onde está o ponto, os locais onde não tem nada não dão nenhum ponto. Isso pq avançar um nível já te daria uma vantagem no jogo se vc quiser o ponto a mais tem q fazer mais um nível. Como foi explicado no post inicial isso não é informado em nenhum lugar do manual.

    2
  • Joeykamina
    20 mensagens MD
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    Joeykamina17/08/21 11:38
    Joeykamina » 17/08/21 11:38

    pabviana::
    Joeykamina::
    Ovatsug Rednal::
    isR34L::Vendo os elogios todos, acabem comprando um pra mim, também espero fazer meu Review eventualmente (vai demorar), ainda não joguei mas o que posso dizer:

    - Achei o manual bom o bastante.
    - É tudo hiper temático mesmo (na teoria já que não joguei ainda hjahauahua), pra quem tem um vínculo com o espaço que nem eu, é pura satisfação.
    - Gostei bastante das artes, mas realmente o tabuleiro é ruim. É muito escuro e quase não da pra ver as linhas do board (principalmente dependendo da iluminação), muito, muito ruim. Até nos boards de jogador parece que falta contraste (embora ali esteja mais aceitável). É até feio, mas vou ver depois se o Diego não teria interesse em disponibilizar a arte do tabuleiro em alta resolução para poder imprimir um playmat ou algo do tipo com um contraste correto.

    De qualquer forma, no que diz respeito a game-design, parece fantástico.

    O design é foda. A temática tb. Esse jogo é realmente um dos meus preferidos e foi duro fazer um review e apontar coisas negativas, mas juro q foi com o intuito de tentar melhorar.
    De qualquwr forma realmente o manual não é ruim. Tirando essas coisas bobas de terminologia ele é simples.
    Só a parte de pontuação mesmo que eu duvido que alguém entenda que "nível que alcançou" signifique que atmosfera pontua três níveis de forma independente e gravidade e rotação pontuam pelo local onde o marcador parar. Essa parte precisa sim de uma correção urgente, pois muda todo o core da partida. 
    E a ideia do playmat é genial. Se vc conseguir disponibiliza aí pra gente hehe.
    Eu já tô fazendo com um amigo os planetinhas em resina. Vou pintar e depois postar aqui 

    Cara... Essa questão da pontuação eu não acho q ficou nada confuso... Rotação e Força Gravitacional são trilhas, então quanto mais alto na trilha, mais vc pontua, além dos poderes q eles dão... Então, no caso q vc explicou do marcador parar no espaço entre o 6 e 12, vc ainda tá ganhando 6 pontos... Pois, a partir dali, vale 6 pontos... Ficaria redundante se colocasse a pontuação em todos os Quadros.
    Enquanto q à atmosfera são três partes independentes uma das outras, tanto q vc pode escolher qual vc quer fechar primeiro, pode fazer aos poucos ou tudo de uma vez.... Por isso q os pontos dela são somados... Isso é intuitivo, como em muitos outros jogos q têm esses mesmos recursos.
    Qnt à cor da trilha de pontuação, isso foi um ponto fraco msm do jogo. Atrapalha muito e, dependendo da iluminação, é muito difícil de enxergar. 
    Sobre o manual, tbm não achei ele tão confuso não. Concordo contigo sobre a parte da "área de jogo", mas tirando isso, todo o manual se entende de boas. O problema é q se o manual fosse explicar cada carta aí seria foda, o manual ia ficar muito grande. Vc tem q ler o manual e as cartas. Não achei ele confuso não.

    Pois é, mano, a intuição é achar q a trilha de pontos da rotação e força gravitacional dão pontos a partir daquela posição, mas o Diego ja explicou em outro tópico que esse não é o caso. A pontuação só vale para onde está o ponto, os locais onde não tem nada não dão nenhum ponto. Isso pq avançar um nível já te daria uma vantagem no jogo se vc quiser o ponto a mais tem q fazer mais um nível. Como foi explicado no post inicial isso não é informado em nenhum lugar do manual.

    Cara... Eu fui até procurar esse post q vc falou, e achei. Não tinha visto! Aí é lasca msm então kkkkkk eu tava jogando errado. Mas até q faz um certo sentido, pq os espaços em branco são justamente os primeiros espaços q aumentam a quantidade das suas ações.

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