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Coatl BATENDO DE KINA

Coatl
  • avatar
    Rimor09/08/21 07:00
    avatar
    Rimor
    09/08/21 07:00
    1150 mensagens MD

    Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?

                    A eleição do Sumo Sacerdote asteca é iminente. A fim de provar seu valor e mérito, há uma corrida por prestígio para ganhar o favor dos deuses. Você conseguirá fazer as mais belas esculturas de cobras emplumadas (chamadas de Cóatl) para se destacar e ter acesso ao cobiçado título de Sumo Sacerdote?


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7dd77_3wu04z.jpg


                  O post a seguir é “diferente” em alguns pontos por ter se tornado uma auto piada já que este kina que vos fala se apaixonou pela tematização do jogo! (Tematização, não tema hehe). Isso sem deixar de entender que ele é um abstrato por excelência! De que outra forma eleger um sumo sacerdote, além de set collection obedecendo contratos e construção a partir de modelos horizontais? Certeza que as civilizações antigas faziam assim. :P Cabe meia warning, que esse é um de nossos maiores textos. Se quiser fazer um resumo, leia apenas a sessão do bate forte e bate de kina hehe. (as outras postagens mais encorpadas foram do Dino island e do Fire Team, basta clicar nos nomes se quiser conferir)

                    Os jogadores recebem cartas de pontuação... ou melhor, cartas de profecia! Elas têm os padrões horizontais que irão pontuar (detalhamos um pouco melhor mais adiante).  Todo turno escolhe-se uma de 3 ações que são: PEGAR PEÇAS DE COATL, que podem ser cabeça/rabo ou segmentos do corpo, ESCOLHER CARTAS DE PROFECIA, respeitando o limite da mão de 5 cartas, você vai buscando novas formas de pontuar, e a outra ação é executar o propósito central do jogo que é MONTAR SEU COATL, pondendo fazer até 3. Depois de poucas rodadas já fica beeeem intuitivo. Quase não há barreiras pra cumprir requisitos e pontuar, mas você vai querer pontuar muito suas coameh (plural de coatl), se possível pontuar ao máximo, pra que elas não fiquem coameh'tade da pontuação desejada (momento "vou perder inscritos", sorry not sorry :P)

      Depois de formar 3 coatls ou acabarem as peças de corpo, ativa o fim de jogo para que todos tenham a chance de fazer uma última jogada. Depois é feita pontuação, e o vencedor "comemora" :D com os adversários mais ou menos dessa forma:



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6b22e_3wu04z.jpg


                       O toque a mais fica por conta dos 3 tokens de skill consumíveis, a Promessa do sacerdote reserva um templo(que são cartas de pontuação adicional além das profecias, e que sem essa reserva ficam disponíveis para todos), a escolha perfeita busca peças de forma cirúrgica na bag, já a visão do futuro reseta o rol de cartas de profecia disponíveis. Nomes bem legais para um elemento que provavelmente vai ser chamado apenas de “tokens” pelos jogadores :P. Inclusive em uma primeira partida recomendam jogar sem usar essas habilidades.

                      Vamos seguir com a descrição das deidades, forçando traçando um paralelo com um de seus aspectos na mitologia e sua forma de pontuar dentro da partida, sempre dizendo seus nomes para valorizar o lore, mas entre parênteses a forma como você provavelmente vai acabar chamando eles na partida. :D


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/502bc_3wu04z.jpg


    CÓATLICUE (Aquela vermelha lá): Como criadora primordial, ela remete abundância, trás um check simples pra combar sem se preocupar com localização das peças, basta ter X peças de determinada cor e pontuará.

    TLALOC (O azulado): Como Deus das chuvas e dos raios, sempre pontua por padrão de 2 ou 4 peças, simbolizando um raio ou 2 raios, como uma corrente de raios.

    QUETZALCÓATL (O verdoso): Um dos aspectos dessa deidade é o aprendizado, o conhecimento, por isso todos os padrões deixam livre a quantidade de peças centrais para que você decida até onde irá expandir, num curioso (e forçado por este kina que vos fala) pararelo com o conhecimento em si.

    MICTECACIHUATL (A preta): Como deusa da morte, os padrões representam o fluxo da vida(3 peças) ou sua interrupção(2 peças seguidas, mas separadas de outras da mesma cor)

    HUITZILOPOCHTLI (Saúde! Ou melhor, aquele lá, o dourado): Os padrões tem sempre 4 ou 5 peças para remeter a luz se propagando, isso faz mais sentido nas cartas que tem todo o prisma de cores disponíveis no jogo.

    No que o COATL “bate forte”

            Faz-se presente até demais aquela coisinha que chamamos de sensação tátil! Então se você é maníaco por pecinhas e encaixes, pode ir botando o jogo na wishlist. Como muitas vezes acontece nos abstratos mega coloridos: Sua definições de bonito na mesa foram atualizadas! As pecinhas como um todo, a composição prismática que vai passeando na mesa a medida que os jogadores vão compondo as “coameh” são perfeitos, e  o jogo entrega uma busca por pontos e sinergias consistentes, redondíssimos eu diria! Se essa parte estética não te apraz tanto, pode voltar 3 casas, ou melhor, antes disso dá só uma olhada nesse carnaval, lindão demais:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e6bd8_3wu04z.png


                     Boa parte dos abstratos dessa estirpe trabalha um gatilho de reposição de peças, e aqui nessa disputa com serpentes plumosas existe um gatilho duplo de reposição, que ficou muito interessante. Como já dito são duas classes de peças, cabeças+rabos e partes do corpo. Elas aparecem na seguinte distribuição: São 2 cabeças, 2 rabos (tomadas 1 a 1) e 12 partes do corpo (tomadas de 2 em 2) e assim que acabar uma das 2 categorias, acontece o refil de todo o resto. É uma injeçãozinha de diferencial nesse aspecto.

                     A disputa pública vs particular já e de praxe em vários jogos mas aqui se entrelaça bem, seja nas profecias disponíveis seja nos templos que vão condicionar o tamanho das serpentes, ou dizer para não ter determinada cor, ou ainda para equilibrar a quantidade de partes de 2 cores(tenha tanto azul quanto preto por exemplo). Os jogadores começam com “um templo pra chamar de seu”, já reservado. Salvo o uso do token de promessa do sacerdote (que faz reserva) os templos vão ser disputados com toda leitura de mesa do mundo haha. Talvez algum amigo seu acabe dando uma de cobra criada pro seu lado (desculpem, agora já foi, já tá digitado :P)

                      Clock bem amarrado, não adianta fazer os coatls crescerem a perder de vista, o jogo vai dar motivos pra elas ficarem entre 6,7,8 ou 12 partes... no máximo passa um pouco disso. Combar parcialmente 3 ou 4 cartas como der, ou fazer o máximo de digamos 2 ou 3 dessas cartas/profecias? Uma sensação muito bacana na partida é que a menos que alguém tenha uma leitura de mesa realmente monstra, não dá pra saber quem vai ganhar até o final. A sensação de combar, e tentar combar mais ainda é regojizante pra quem curte construir através de um modelo! No caso vários modelos, pois o coatl  resolve de 1 a 4 profecias, ou seja tua partida resolverá de 3 a 12 profecias no total + os critérios de templos.

                   Pra quem é mais atento, notará que tem foi tomado certo cuidado com um detalhe nas cartas, elas tem uma informação gráfica resumida na lateral esquerda, então quando os(as) nobres companheiros (as) de cavalaria segurarem as cartas na mão, fica disponível a informação de todas, sem precisar olhar uma por uma. Não que isso seja reinventar a roda, mas dá pra notar esse cuidado adicional, um pequeno esmero na produção. (como dá pra ver abaixo, com as cartas maiores na imagem)


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/442ed_3wu04z.jpg


                    Um último ponto a favor do jogo é que o tripé de gerenciamento ficou divertido. Limite de 5 cartas na mão, 8 peças no tabuleiro individual e 3 coatls (no máximo 2 em andamento, após ter um completo, é que pode trabalhar no terceiro). Esses números se traduzem em pequenas reações táticas mesmo, estilo "estou com a mão cheia e quero pegar mais pontuações/profecias, então tenho que dar vazão", ou ainda: “Vieram as 2 partes de corpo perfeitas pra mim mas só tenho um espaço disponível pra armazenar” (então não tem como pegar), o que se traduz em correr pra montar as serpentes, o que você não faz por opção o jogo condiciona a fazer, de forma bem amarradinha, sem te tirar a sensação de que você diz onde e quando acontecem as jogadas.


    No que o COATL “bate de kina”

                       Não é pq lá em cima falei q sou apaixonado pelo jogo q ele deixa de ter seus defeitos, claaaaro. Só perceberam que haveria desequilíbrio de cores em proporção a partida de 2 a 4 jogadores, depois de lançado, basicamente em discussão de fórum internacional... Como visto aqui: https://boardgamegeek.com/thread/2620687/2-and-3-players-official-variant (vejam o post do designer) putz! Então para não causar quase ausência de uma cor e excesso de alguma outra, ficam  14 partes do corpo para 2 jogadores ,18 para 3, e todas as 24 partes do corpo para 4. Convenhamos que só ter um fix posterior é um senhor momento "Sagrada" (que também dava uma banana pra quantidade de cada cor, até ajeitar depois em expansão). É comentado que o jogo era assim originalmente, mas no final deixaram mais aleatório sem regular para 2, 3 ou 4 jogadores na intenção de manter tudo simples... então tá, mas bastava um parágrafo no manual pra explicar isso, nem que fosse na natureza de calibragem opcional ué...

                     O fator sorte pode incomodar, por vezes você só pega cartas que parecem se opor (sinergia sua linda, cadê você?) ou devido a uma pecinha que seja em sequência diferente, são quebrados os combos.  O mercado de 6 cartas abertas quase combate isso, ao te dar muitas opções, mas por ser estilo feira livre então podem ocorrer certas cruzetas. Não vir o que você quer em relação a sua pool, ou vir e alguém obter essa bendita profecia/carta antes de você. O mesmo feeling se encontra nas peças disponíveis no tabuleiro central, quando você precisa muito de alguma cor em específico. Cabe lembrar que os 3 tokens de skill amortecem turnos mais travados. Não chega a ser defeito, mas como sleevar os templos? Colocar um Tarot size e cortar na parte de cima a rebarba generosa que fica é o que mais se aproxima do ideal.

                       Podemos dizer que COATL é um daqueles jogos que faz bastante diferença ser o primeiro ou o último. Há discussões se não pegaram pesado com o primeiro jogador que tem que se virar com as 3 cartas iniciais que pegar enquanto para os demais vem 4/5/6 cartas (segundo/terceiro/quarto jogador) e eles descartam mantendo 3. Isso divide um pouco as opiniões, eu não vejo um prejuízo absurdo, considerando que ter as primeiras ou ter as últimas "picks"/escolhas fazem sim muita diferença na pegada do jogo. Mas no final do jogo quando alguém finalizar o terceiro coatl, esse finalizador não joga mais, e os demais jogam uma ou 2 ações. Uma ação se estiverem antes de quem finalizou e 2 ações se estiverem depois. Mais uma vez o "First player" fica com tendência a ser punido (ele vai ser o finalizador ou estar antes de quem finalizou, então vai resolver uma ação). Não é uma tijolada, mas parece um pouco acima do que alguns outros jogos fazem para balancear a dádiva de ser o primeiro a jogar, de ser o primeiro a ir escolhendo. Cabe dizer que o status de primeiro jogador, e por tabela a sequência de turnos é imutável na partida inteira.

     Extras/Algo a +

                         Uma das coisas bacanas em torno do jogo, nesse caso em torno da produção dele, e que disponibilizaram o diário da ilustradora:

    https://jeuxsynapsesgames.com/wp-content/uploads/2019/03/Coatl-Illustrator-diary-web.pdf



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0fa93_3wu04z.jpg

                        e também do casal de designers:  https://jeuxsynapsesgames.com/wp-content/uploads/2020/10/Coatl-Design-Diary-web.pdf

                  Vale dizer que o jogo também tem um modo solo arrojado, com uma disputa das boas, estilo dá pra ganhar / cochilou perdeu! E o bot tem 5 variações de setup além da padrão, elas funcionam como nível de dificuldade. Fica como um adendo da jogabilidade a ideia de que você pode fazer os 3 coatls de sempre ou 2 coatls super recheados de pontuação. Segundo os designers, falando em fórum internacional, tem como jogar dessa forma também. Por fim, como curiosidade, está registrado no boardgamegeek o seguinte link: https://boardgamegeek.com/boardgame/343028/coatl-card-game que sinaliza uma reimplementação para 2022.

    Quanto custa pra explorar esse reino?

                     Está variando de 230 a 290, notem que em um mês de lançamento, já deu uma abaixadinha(o retail foi de 310, saindo no valor de 280). Não tá barato, mas tá proporcional (se você obtiver na faixa de 230 e abaixo, loooógico!) isso pra um dos melhores abstratos em linha reta (literalmente) :P

    ESPECIAL: Sobre tema e tematização

                      Ficamos maravilhados com o jogo, mas no cerne de tudo, notem que o tema poderia até ser outro, e isso não é novidade para uma porção de jogos, questão mais acentuada ainda se forem abstratos. Costuma-se dizer certos jogos não têm tema, eles são tematizados, e claro que é o caso aqui... segue abaixo uma brincadeirinha descritiva:

    “Em um reino mágico devastado por guerras foram descobertos cristais lendários, que têm perfeita sintonia com os processos da alquimia. (descrição genérica) Como renomado alquimista você deve agrupá-los para que sejam moldados nos preciosos recursos que o reino tanto necessita. (criação de cenário para papel do jogador e citação contextualizada da mecânica de set collection)

    Para tal feito, você deve seguir as sequências dos elementos, e para consolidar a mistura sempre colocar um cetro mágico no começo e no final. (Olha aí a cabeça e cauda) Combine as cartas de material (profecias) e obtenha poderosas fórmulas (templos). Existem 3 poções mágicas que se utilizadas com maestria podem mudar o curso das combinações (os tokens de habilidades). Mas cuidado, pois outros alquimistas também almejam o reconhecimento que você está buscando. Conseguirá você ser o melhor perante o conselho do reino? (Fechamento genérico de descrição sobre jogo competitivo). :P

                     

                Sem muito esforço, dá pra entender o que quisemos dizer com essa descrição acima não é? E isso não invalida o trabalho belíssimo que ficou como resultado final na entrega que o COATL faz. :D Nessa postagem inteira, dá pra notar que você pode ir a fundo na questão dos deuses, ou chamar pela cor! Pode entender o contexto de uso dos tokens com seus nomes, ou chamar de token de skill e pronto e assim por diante. Isso serve pra todo jogo, fica apenas essa breve reflexão!

     


    Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 8-)
    Inscrevam-se, acompanhem!!!












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    Comentários:

  • raulbleme
    11 mensagens MD
    avatar
    raulbleme10/08/21 11:14
    raulbleme » 10/08/21 11:14

    Ótima análise, à altura do jogão que é Cóatl 

    1
  • Veddarthas
    65 mensagens MD
    avatar
    Veddarthas10/08/21 17:30
    Veddarthas » 10/08/21 17:30

    Não tinha visto a arte das cartas! Estão lindas demais!


    1
  • Fonx
    202 mensagens MD
    avatar
    Fonx10/08/21 19:44
    Fonx » 10/08/21 19:44

    Peguei o jogo semana passada e putz, jogaço. Racha a cuca muito mais que sagrada e azul. 

    2
  • Marcos Franco
    129 mensagens MD
    avatar
    Marcos Franco10/08/21 21:12
    Marcos Franco » 10/08/21 21:12

    Fonx::Peguei o jogo semana passada e putz, jogaço. Racha a cuca muito mais que sagrada e azul. 

    Com certeza! Apesar das regras serem simples (tipo um jogo família), as possibilidades são grandes, o que também acaba agradando um público mais gamer também. Ser lindo não atrapalha!

    1
  • Rimor
    1150 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/08/21 16:14
    Rimor » 11/08/21 16:14

    raulbleme::Ótima análise, à altura do jogão que é Cóatl 

    obrigado, aqui no batendo de kina é assim: Meio conversa, meio o que tem de bom, meio o que tem de ruim evitando o marasmo da neutralidade

    0
  • Rimor
    1150 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/08/21 16:15
    Rimor » 11/08/21 16:15

    Veddarthas::Não tinha visto a arte das cartas! Estão lindas demais!

    Esteticamente (e não só nesse aspecto) o jogo dá show! Experimenta clicar no mini diário da artista (caso já não o tenha feito) 

    0
  • Rimor
    1150 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/08/21 16:16
    Rimor » 11/08/21 16:16

    Fonx::Peguei o jogo semana passada e putz, jogaço. Racha a cuca muito mais que sagrada e azul. 

    Acho que tem mais camadas de tomada de decisão sem deixar de manter moderado pra alto grau de simplicidade :D

    0
  • Rimor
    1150 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/08/21 16:17
    Rimor » 11/08/21 16:17

    Marcos Franco::
    Fonx::Peguei o jogo semana passada e putz, jogaço. Racha a cuca muito mais que sagrada e azul. 

    Com certeza! Apesar das regras serem simples (tipo um jogo família), as possibilidades são grandes, o que também acaba agradando um público mais gamer também. Ser lindo não atrapalha!

    hahahahaha
    #SerLindoNãoAtrapalha

    0
  • johnny7
    17 mensagens MD
    avatar
    johnny722/03/22 12:10
    johnny7 » 22/03/22 12:10

    Otima analise, ja me fez decidir se compro ou não. Valeeeu

    1
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