Post original: https://boardgameswithcouple.com/2020/11/02/claim-kingdoms-royal-edition/
Instagram: https://www.instagram.com/boardgameswithcouple/
Um dia, numa tarde de sexta-feira, fomos surpreendidos pela campainha da nossa porta. Quando vimos os carteiros com uma caixa bem grande ficamos confusos no início, porque não nos lembrava de ter pedido nada. Mas quando abrimos a caixa e vimos o cartão postal da White Goblin Games dizendo para se divertir experimentando este novo jogo, entendemos que acabamos de receber outra cópia para revisão! Empolgados como estávamos, imediatamente verificamos e foi assim que aconteceu.
Claim Kingdoms: Royal Edition possui uma configuração rápida e regras fáceis de aprender. Coloque aleatoriamente uma quantidade igual de mapas de guerra de dupla face na mesa, conforme o número de jogadores. em seguida, embaralhe as nove cartas de tesouro e coloque uma carta de tesouro virada para baixo em cada ruína (as rochas) nos mapas de guerra. Cada jogador escolhe uma cor e pega os ‘seguidores’ e a ficha de pontuação dessa cor. Em seguida, coloque o placar e coloque um seguidor em cada cor dos jogadores que participam do número um. Você pode colocar os seguidores restantes por perto. Eles serão seu suprimento para reivindicar facções. Crie o deck de sorteio. O livro de regras mostra quantas facções pegar, dependendo da quantidade de jogadores participantes. É aconselhável escolher facções com valores diferentes. Depois de escolher suas facções, embaralhe-as e coloque uma carta no meio da área de jogo em um dos mapas de guerra. Em seguida, dê a cada jogador uma carta e coloque três cartas viradas para cima para funcionar como o visor. As cartas restantes serão colocadas ao lado dele como o baralho de compra. Você também pode dar a cada jogador uma folha de referência (ajuda) para ver o que cada facção faz e como melhor usá-las.

Na sua vez, você jogará uma carta, ativará o poder de sua facção e pegará uma nova carta. Você sempre terá no máximo uma carta em sua mão. No início do seu turno, você joga esta carta em um espaço no mapa de guerra e coloca um de seus seguidores nela. A carta deve ser adjacente a outra carta no mapa de guerra. Isso significa que no primeiro turno, o primeiro jogador deve jogar sua carta ao lado da carta inicial que você colocou no mapa de guerra durante a configuração. Você nunca pode colocar uma carta fora do mapa de guerra ou em um tile que tenha um ícone de caveira e ossos nele. Você pode colocar suas cartas em tiles especiais. Uma catapulta permitirá que você elimine um seguidor de uma carta adjacente. Um moinho permitirá que você coloque um seguidor extra na carta que acabou de jogar. Um pântano fará você perder um ponto e um castelo fará você ganhar um ponto. Por último, as ruínas contêm um tesouro que você pode ativar apenas uma vez, como ganhar dois pontos, por exemplo. Se você colocar seu cartão nesses campos de ação especial, eles devem ser ativados imediatamente.
Depois de jogar sua carta e colocar seu seguidor nela, você pode escolher ativar o poder de sua facção. As facções podem lhe dar bônus imediatos, como ganhar pontos, mas também podem dar escolhas estratégicas, como trocar seu seguidor por um seguidor de outra carta, por exemplo. Se você tiver mais seguidores em uma facção do que seus oponentes, você ganha o controle dessa facção, então as habilidades das cartas que você joga podem ser úteis de várias maneiras.
Se você ganhar ou perder pontos imediatos por causa de sua facção ou um campo de ação especial, você move seu seguidor na trilha de pontuação. Você nunca pode ter uma quantidade negativa de pontos. Depois de jogar sua carta e usar sua habilidade, você pega uma nova carta.
O jogo termina diretamente quando um jogador não tem mais seguidores, o baralho de saque está vazio ou quando os mapas de guerra estão completamente preenchidos. Então a pontuação começa. Você pode marcar pontos por controlar o mapa ou controlar facções. Você controla isso se tiver mais seguidores no mapa ou em uma determinada facção. O jogador com mais pontos ganha o jogo.
Este jogo é muito divertido e não leva muito tempo. É um jogo leve de estratégia que funciona bem em grupos porque é muito fácil de aprender. Com
Claim KINGDOMS Royal Edition você pode realmente irritar seus oponentes porque você pode bloqueá-los fortemente movendo seus seguidores, usando suas habilidades e colocando as cartas no lugar certo no momento certo. Além disso, o jogo também é muito divertido com um design exclusivo para cada facção. As regras da facção podem às vezes ser um pouco confusas, verifique suas fichas de referência regularmente e, em caso de dúvida, achamos melhor comunicarmos com os demais como pensamos que as regras deveriam funcionar, para que sempre chegássemos a um acordo.
A melhor parte é a rejogabilidade neste jogo. Cada vez que você inicia uma nova rodada, você terá mapas e facções diferentes. Mas Claim KINGDOMS Royal Edition também oferece uma maneira alternativa de jogar, já que você pode jogar apenas com cartas e sem os mapas. Com dois jogadores, achamos o jogo bastante curto, pois ficamos sem seguidores muito rápido. Mas isso foi facilmente consertado com uma regra da casa inventada de que pegamos quatro mapas em vez de dois e usamos a quantidade de seguidores para dois jogadores. Isso significa que um jogador tem os seguidores verdes e azuis, por exemplo. Isso criou não apenas uma jogabilidade mais longa, mas também ainda mais capacidade de reprodução e mais facções. Lembre-se de que isso não está no livro de regras, é uma variante que inventamos.
Considerações Finais
Claim KINGDOMS Royal Edition é um jogo de estratégia leve e rápido com muita diversão e arte agradável. Este jogo funciona bem com dois jogadores, mas se você jogar com um grupo de quatro, também oferece muita diversão. Tem muita rejogabilidade uma vez que existem muitas facções e as peças são de dupla face. O jogo ainda tem diferentes variantes para jogar. Então, se você estiver com vontade de um jogo estratégico rápido,
Claim Kingdoms: Royal Edition é a escolha certa.
https://boardgameswithcouple.com/
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.