fabianoo::Oi Bruno,
Obrigado por mais esta ajuda!
Duas dúvidas:
1) quando você reposiciona um jogador, você tira ele de campo, espera 3 toques, e então pode posicioná-lo livremente no campo?
2) você menciona que usa um "dadinho", e tenho a impressão que resolve um outro problema que detectei nas primeiras tentativas: a bola corre muito. É muito díficil dar um passe certeiro. O dadinho como bola serve para não rolar muito? E aí, na hora do chute, você troca pela bolinha? Se for, achei uma ótima ideia.
Você não se anima em escrever um resumo de todas as regras deste jogo, não? (pelo menos, as regiras que funcionam bem no seu grupo) Em nenhum lugar da Internet achei alguém explicando direito este jogo. Mas a qualidade dos jogadores é bacana, e os chutes também são muito legais. Acho que o jogo vale uma explicação de uma mecânica que funcione bem, para que ele não se resuma a apenas ficar cobrando faltas.
Peraí que estamos misturando
Futebol Club com
Futebol de Botão... Se bem que a idéia é essa!
1 - No futebol de botão, quando eu perco a posse de bola, vou reposicionando meus jogadores enquanto o adversário joga. Cada jogador movimentado assim tem que aguardar três toques do adversário para voltar a jogar. Se nesse meio tempo o adversário errar, eu ainda não posso jogar com ele. Acho que dá para adaptar bem essa regra no Futebol Club.
Talvez limitar o reposicionamento dentro do esquema tático. Ou dar uma movimentação pro adversário sempre que o jogador da vez movimentar outro que não esteja com a bola. Só não pode virar zona e aí vai de quem está jogando com você.
2 - Uso dadinho no botão. No Futebol Club uso a bola do jogo mesmo. Em qual superfície você está jogando? Lembro que quando moleque eu prendia o campo de jogo com fita crepe no chão para ele ficar bem esticado. Um colega meu chegou a prender o campo em cima de um compensado. De qualquer forma, nunca tive muito problema com a bola.
E não, não me animo a escrever regras para esse jogo não!
Tenho esse jogo faz uns 30 anos e deve ter uns 15 que não jogo. As regras para mim sempre foram bem simples (como no Futebol de Botão) e podem ser customizadas a gosto do freguês.