BACK TO THE FUTURE : BACK IN TIME
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Fonte: ProsperoHall
Back To The Future : Back In Time
Designer: Prospero Hall
Editora: Funko Games
Tempo: 60min
Ano: 2020
Sejam bem vindos a mais um Porque Eu Tenho Board Games.
E sim, sou eu mesmo, o louco que falou que a qualidade do Herdeiros do Khan estava boa. "Você falou que estava ótima".
O estúdio de design de jogos Prospero Hall alcançou fama realizando jogos modernos com Propriedade Intelectual (IP) de franquias famosas. Os jogos da empresa tem um apelo comercial para o mercado de massa americano, mas também agrada os jogadores modernos.
A empresa tem mais acertos do que erros (estamos falando do Jungle Cruise). A empresa se consolidou com jogos aclamados como Disney Villainous, Jaws, Horrified, Godzilla Tokyo Clash e Pan Am. "Pan Am, não é IP de cultura pop e nem franquia!" - Era empresa aérea com franquia, apareceu em filmes, então tá valendo.
A empresa foi comprada pela Funko Games há alguns anos e mantém um contrato de exclusividade. E foi justamente na Funko Games que eles lançaram o jogo que iremos falar hoje, o elogiadíssimo Back To The Future: Back In Time.
"Thats the Power of Love...tuh tuh tuh..."
VISÃO GERAL
Fonte: ProsperoHall
Em BTTF Back In Time os jogadores personificam personagens que voltam ao ano de 1955, numa leitura quase fiel ao primeiro filme. Como liberdade criativa ("E para manter o jogo para 2 a 4 jogadores") além de Marty McFly e Dr. Emmett Brown, o fiel cão Einstein e a namorada de Marty, Jeniffer Parker, integram o grupo de heróis. Pra você que não conhece De Volta Para o Futuro aqui vai um rápido resumo: Um cientista excêntrico constrói uma maquina do tempo num DeLorean que envia o jovem Marty McFly de volta ao ano de 1955 onde ele acidentalmente evita o encontro dos seus pais. Agora ele precisa fazer com que eles se apaixonem, confrontar o valentão Biff Tannen e sua gangue juvenil e consertar o Delorean a tempo do raio cair na torre do relógio de Hill Valley. Tudo isso antes que ele suma da existência.
("E esta é ainda a premissa do jogo.")
O jogo é usa um sistema de Tile Building que são usados para movimento e rolagens de dados para resolver desafios pelo tabuleiro. as ações do jogo são: Mover, Desafio de Elevar o Amor, Lutar contra Biff, Mover o Delorean, Consertar o Delorean e Resolver cartas de Oportunidade e Problemas.
Ao usar os dados os jogadores precisam ter os resultados para poder vencer os desafios, podendo usar qualquer dado para os testes, contudo uns são mais específicos para cada teste. Oportunidades e Problemas recompensam os jogadores com mais Tiles aumentando o número possível de ação e dados.
Ao final de cada rodada os jogadores dão um refresh em seus Tiles.
O jogo tem um numero fixo de rodadas, onde o marcador irá se mover e indicar o que deve ser feito a cada inicio como:
- Resolver cartas de movimento que irão mover George, Lorraine e Biff.
- Colocar cartas de problemas que mantém um efeito negativo a ter ser resolvida
- Fazer uma Checagem do Amor, ao fazer este check, se o marcador não estiver num dos espaços com coração, os pais de Marty não estão apaixonados e deve-se virar um tile da fotografia apagando um dos filhos do casal da existência.
Biff tem o poder de diminuir o nível do amor ao ficar num espaço com George ou Lorraine e sair sua face no dado ao realizar testes ou na carta de movimento.
Além disso pra poder fazer um Teste do Amor, George e Lorraine precisam estar no mesmo espaço junto com o jogador que irá tentar o teste. Similar ao Horrified, os jogadores ao se moverem podem levar um dos dois consigo.
O jogo termina em duas situações
- Se todas as metades da fotografia forem apagadas os jogadores perdem imediatamente.
- Quando o marcador de rodadas chegar no ultimo espaço, simbolizando a queda do raio que vai dar um power no capacitor de fluxo do Delorean os jogadores vencem apenas se: O Delorean tiver sido consertado e estiver em um dos 3 espaços na rua principal E se George e Lorraine estiverem apaixonados (marcador em um dos 3 espaços de coração na trilha do Amor).
PROBLEMAS?!
BTTF é um jogo de dados, então é certo haver aleatoriedade e rolagens bem ruins, por mais que existam Tiles com poder de re rolar é um jogo com bastante sorte envolvida. Por isso, se não curte sorte em um jogo fuja agora. CORRE. O núcleo do jogo não muda, sempre terá o mesmo objetivo central de consertar Delorean, o levar até a rua principal e fazer os pais se apaixonarem.
A randomização da partida vem da aleatoriedade que George e Lorraine irão se mover, as cartas de oportunidade e as cartas de Problemas (Níveis Fácil, Médio e Difícil com 6 de cada, mas apenas 1 no tabuleiro por vez). A chance do jogo se tornar repetitivo pode ser grande depois de um tempo.
O jogo é mais simples que o Horrified que devido a ter combinações de Monstros diferentes as tarefas para vencer dão uma leve alteração na estratégia.
Fonte: ProsperoHall
PORQUE EU TENHO!
Back To The Future: Back In Time foi um jogo muito elogiado pela comunidade de boards games internacional. O jogo consegue transportar para o tabuleiro o feeling do primeiro filme, seu senso de urgência e transforma tudo numa experiência temática compactada em torno de 60 minutos.
E Porque Eu o Tenho...Great Scott, eu adoro De Volta Para o Futuro ("até o 3º filme?!" - Ele tem seus momentos bons) desde a dublagem clássica da sessão da tarde do final dos anos 90 e inicio dos 2000 até a redublagem dos Dvd. Tenho a trilogia em um box de Dvds, e sempre revejo umas vezes durante o ano.
Quando soube do jogo e vi as mecânicas fiquei com um pé atrás, um jogo de dados com mecânica de Tile para seleção me deixou um pouco receoso, mas ao jogar ele se torna mais instintivo e acaba sendo uma forma de controlar suas ações e opções de dados ("Mais Tiles, mais possibilidades no espaço tempo continuo).
Achei coerente colocaram mais personagens (ainda que eles não apareçam em 1955) senão seria um 2 player game. O jogo não tem regras solo, contudo controlar 2 personagens é uma forma de jogar solo já que não há informação escondida entre os jogadores
Sou uma pessoa mais direcionado para o Tema mesmo que o jogo seja mais ou menos, e o filme é um dos meus favoritos. Então, ter num jogo cooperativo (com possibilidade de solo), ter um mini Delorean e experimentar um sistema de ação diferente foi me amaciando no decorrer do tempo (perdi a oportunidade de pegar um num preço menor, mas é a vida). Quando apareceu uma outra cópia não esperei duas vezes.
A Prospero Hall tem se especializado cada vez mais em jogos de franquia e conseguem incorporar (em sua maioria) o espirito do filme ou personagem em seus produtos e acabam por levar um produto diferenciado para o mercado de massa. Horrified ainda é um dos meus jogos coop favoritos.
Infelizmente o jogo não possuiu versão em português e nem anuncio de qualquer tipo por uma editora, toda carta tem um texto, mas nada muito pesado, uma pessoa do grupo com um conhecimento de inglês já salva.
Então se você gosta de jogos temáticos, com rolagem de dados e difícil na medida e tem capacidade de gastar um valorzinho pode pular dentro do Delorean e ir de cabeça De Volta Pro Futuro ("meu deus...").
Fonte: ProsperoHall