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  3. Fallout
  4. Fallout The Board Game: Uma Aventura Pós-Apocalíptica

Fallout The Board Game: Uma Aventura Pós-Apocalíptica

Fallout
  • avatar
    pnodanna22/06/21 10:12
    avatar
    pnodanna
    22/06/21 10:12
    352 mensagens MD

    “A Guerra…. A Guerra nunca muda….

    Desde o alvorecer da humanidade, quando nossos ancestrais descobriram o poder assassino da rocha e dos ossos, sangue foi derramado em nome de tudo: de Deus à justiça à raiva simples e psicótica.

    No ano de 2077, após milênios de conflito armado, a natureza destrutiva do homem não poderia mais se sustentar. O mundo mergulhou em um abismo de fogo nuclear e radiação.

    Mas não foi, como alguns previram, o fim do mundo. Em vez disso, o apocalipse foi simplesmente o prólogo para outro capítulo sangrento da história humana. Pois o homem conseguiu destruir o mundo - mas a guerra… a guerra nunca muda.”




    Foi a partir dessa introdução, que em 2009 eu me aventurei por esse mundo pós-apocalíptico. Me lembro bem que Fallout me impactou de uma forma bem diferente dos jogos que eu já havia jogado e me apaixonei pela franquia. Desde então, fui entrando cada vez nesse mundo iniciado pela Black Island Studios juntamente com a Interplay e que, desde o terceiro jogo da série, pertence a Bethesda Softworks. Joguei todos os títulos dos games, incluindo o polêmico Fallout 76, e me tornei um Fallout Maníaco. Então imagine tamanha felicidade quando descobri que um jogo de tabuleiro, baseado nesse universo maravilhoso, seria lançado e que seria trazido ao Brasil pela Galápagos. Então, pegue seu pip-boy, chame seu cachorro e junte suas tampinhas de garrafa, porque hoje, meus Nobres, é dia de Fallout The Board Game.


    Fallout The Board Game é um jogo de aventura pós-nuclear para até 4 jogadores, tendo a opção de campanha solo, onde cada um dos jogadores assume o papel de um possível personagem encontrado nos Ermos. Seja um Ghoul, um Super Mutante ou até mesmo um Paladino da Brotherhood of Steel, os jogadores devem explorar um mapa oculto e tentar sobreviver aos inúmeros inimigos e desafios que surgem ao longo do jogo. Inicialmente, um objetivo central é revelado e, à medida que o jogo avança, várias missões vão surgindo, fazendo com que cada um dos personagens avance e aprimore suas habilidades. 



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b5a99_qqp48p.jpg


    O sistema S.P.E.C.I.A.L. também está presente na versão analógica do game, e assim como em todos os jogos da franquia, vou explicar de uma maneira bem didática. S vem de Strenght (Força), P é de Percepção, C é de Carisma, I é de Inteligência, A é de Agilidade e L é de Luck (Sorte). No início da partida cada jogador pega, secretamente, 2 tokens correspondentes a uma dessas letras para montar os status iniciais de seu personagem, em seguida, coloca-se a miniatura correspondente ao personagem escolhido em algum lugar do mapa a sua escolha.



    Os cenários disponíveis no jogo base nos permite reviver parte dos acontecimentos de Fallout 3 e Fallout 4. Algumas DLCs dos jogos digitais aparecem por aqui também, como The Pitt, onde o Lone Wanderer passou para acabar, ou não, com uma sociedade escravagista e pode ter descoberto a cura para uma doença mortal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/da5cc_qqp48p.jpg

    Assim como todo Amerigame, Fallout põe à prova sua sorte nos dados, testa sua paciência, e te leva para uma viagem pós-apocalíptica. Como sou muito fã da franquia, tenho muitos elogios a tecer quanto a adaptação analógica do jogo. Muitas referências, fã-service e nostalgia em cada jogatina. Entretanto, como padrão da Fantasy Flight, o jogo base se esgota rápido. Apesar das escolhas que podem ser feitas a partir das cartas, conhecendo um pouco da lore, você pode fazer escolhas um tanto quanto óbvias e saber em parte do resultado. Não que eu ache isso um problema muito ruim, mas sei que tem muita gente que não vai gostar desse esgotamento programado. Como é de praxe da FFG, há expansões para o jogo, duas até o momento. Uma em que visitamos os eventos do Fallout New Vegas e as loucuras do The Courier, e outra que traz a possibilidade de transformar o jogo em uma aventura cooperativa. Até o momento da publicação desse texto, não há noticias de que serão trazidas ao Brasil, o que desanima um pouco os colecionadores.



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/abe8b_qqp48p.jpg


    A galera que acompanha o nosso Podcast e o nosso Grupo do WhatsApp, sabe que por muito tempo eu busquei a minha cópia, e quando finalmente consegui fiquei extremamente feliz pela conquista. Porém, hoje, após esgotar o jogo (apesar de eu não gostar muito desse termo), a chama no coração deu uma amainada. O jogo que chegou como um 8, caiu para 6. Mas isso é para esse que vos fala, ok?

    Então meus Nobres Sobreviventes, essa foi uma breve resenha sobre um jogo que, apesar dos pesares, tenho num cantinho do meu coração. E eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse jogo. Eu vou ficando por aqui, um abraço e até a próxima.



    Não deixe de conferir o nosso Podcast, o CorujaCast. Temos também um grupo no WhatsApp, uma comunidade com um bate-papo totalmente informal e despretensioso sobre jogos de tabuleiro, regado a bom humor e informações duvidosas.


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    Comentários:

  • Henrique Bilio
    125 mensagens MD
    avatar
    Henrique Bilio22/06/21 10:31
    Henrique Bilio » 22/06/21 10:31

    Gosto muito do jogo, foi meu boardgame moderno de entrada no hobby, porém após jogar outros jogos, fui notando suas falhas com o tempo, principalmente seu final abrupto e brochante. Eu adquiri recentemente a expansão atomic bonds que transforma o jogo em full coop e o melhora consideravelmente, mas ainda sim, a missão final é sem brilho, acaba do nada, sem nenhum texto com as consequências. Mesmo com as melhorias das expansões ( que se assemelham a patchs dos games),  eu ainda sinto que falta algo no jogo, embora eu o adore mesmo com suas falhas e não pretenda me desfazer dele.

    2
  • Kikarote
    90 mensagens MD
    avatar
    Kikarote22/06/21 10:32
    Kikarote » 22/06/21 10:32

    Jovem, sendo bem sincero, eu não entendi como isso é uma review, foi mais um overview do jogo

    Falou um pouquinho dos componentes e regras, aí disse que tava animado e que jogou e a nota caiu, ok, mas pq caiu? oq desanimou no jogo?

    Ou o texto foi só uma propaganda pra acompanhar seu podcast?

    Não quero ser chato ou te atacar, mas essa "review" precisa ser melhorada...

    2
  • pnodanna
    352 mensagens MD
    avatar
    pnodanna22/06/21 12:13
    pnodanna » 22/06/21 12:13

    Henrique Bilio::Gosto muito do jogo, foi meu boardgame moderno de entrada no hobby, porém após jogar outros jogos, fui notando suas falhas com o tempo, principalmente seu final abrupto e brochante. Eu adquiri recentemente a expansão atomic bonds que transforma o jogo em full coop e o melhora consideravelmente, mas ainda sim, a missão final é sem brilho, acaba do nada, sem nenhum texto com as consequências. Mesmo com as melhorias das expansões ( que se assemelham a patchs dos games),  eu ainda sinto que falta algo no jogo, embora eu o adore mesmo com suas falhas e não pretenda me desfazer dele.

    Salve Henrique.
    Eu queria muito a New Califórnia. Tô pensando seriamente em pegar no Prime Day da Amazon EUA e tentar fazer um paste-up nas cartas. O New Vegas é um meu Fallout favorito, então o sentimento é mais forte hahaha

    0
  • pnodanna
    352 mensagens MD
    avatar
    pnodanna22/06/21 12:17
    pnodanna » 22/06/21 12:17

    Kikarote::Jovem, sendo bem sincero, eu não entendi como isso é uma review, foi mais um overview do jogo

    Falou um pouquinho dos componentes e regras, aí disse que tava animado e que jogou e a nota caiu, ok, mas pq caiu? oq desanimou no jogo?

    Ou o texto foi só uma propaganda pra acompanhar seu podcast?

    Não quero ser chato ou te atacar, mas essa "review" precisa ser melhorada...

    Olá Leonardo.
    Obrigado pelo feedback.
    Vou me atentar para a próxima.
    Abs.

    1
  • chiconeto13
    216 mensagens MD
    avatar
    chiconeto1322/06/21 12:21
    chiconeto13 » 22/06/21 12:21

    Esse jogo me frustrou um pouco. Eu sou muito fã da franquia, mas a implementação pra mesa não foi tão legal. A jogabilidade e as interações são bem interessantes, mas tem 2 fatores que pra mim matam o jogo:

    1- Forma de pontuar e ganhar. 
    Eu entendo que todo Ameritreasure tem sorte envolvido, mas é foda vc gastar todos os seus recursos ajudando certa facção e completando certas quests para comprar a carta de ponto de vitória e vir aquela que pontua com a facção rival.

    2- As quests.
    Não faz sentido as quests só poderem ser cumpridas por 1 pessoa e que uma pessoa possa fazer aquela última quest de uma sequência que eu vinha fazendo.
    Pra mim, o ideal seria 1 quest comum a todos, após cada um cumprir ela, a pessoa pega (ou a depender da escolha ou aleatoriamente) uma série de quests a se cumprir, quem cumprir sua série de main quests primeiro starta o fim de jogo, cada quest vale certa pontuação, e além dessa quest principal, quests opcionais abertas a todos que quem cumprir primeiro ganha os pontos dela. Eu acho que seria menos frustante. Pra mim faria mais sentido ver o jogo acabar pq um player se aliou a BoS e ligou o Liberty Prime, do que do nada por uma pessoa ter alcançado a pontuação.

    2
  • Kikarote
    90 mensagens MD
    avatar
    Kikarote22/06/21 12:42
    Kikarote » 22/06/21 12:42

    chiconeto13::Esse jogo me frustrou um pouco. Eu sou muito fã da franquia, mas a implementação pra mesa não foi tão legal. A jogabilidade e as interações são bem interessantes, mas tem 2 fatores que pra mim matam o jogo:

    1- Forma de pontuar e ganhar. 
    Eu entendo que todo Ameritreasure tem sorte envolvido, mas é foda vc gastar todos os seus recursos ajudando certa facção e completando certas quests para comprar a carta de ponto de vitória e vir aquela que pontua com a facção rival.

    2- As quests.
    Não faz sentido as quests só poderem ser cumpridas por 1 pessoa e que uma pessoa possa fazer aquela última quest de uma sequência que eu vinha fazendo.
    Pra mim, o ideal seria 1 quest comum a todos, após cada um cumprir ela, a pessoa pega (ou a depender da escolha ou aleatoriamente) uma série de quests a se cumprir, quem cumprir sua série de main quests primeiro starta o fim de jogo, cada quest vale certa pontuação, e além dessa quest principal, quests opcionais abertas a todos que quem cumprir primeiro ganha os pontos dela. Eu acho que seria menos frustante. Pra mim faria mais sentido ver o jogo acabar pq um player se aliou a BoS e ligou o Liberty Prime, do que do nada por uma pessoa ter alcançado a pontuação.

    EU não teria problema com td mundo fazendo as quest ao mesmo tempo se o jogo fosse coop!
    Nós somos um grupo e estamos fazendo as quests juntos: sem problemas, super concordo que um jogador pode começar e o outro terminar, afinal, tds ganhamos com isso.
    Agora, quando estamos competindo por pontos, eu to indo pro outro canto do mapa fazer um objetivo e um jogador faz uma quest antes de eu ter chance de a fazer,  pq ele estava no lugar já, aí eu fico chateado,

    Eu baixei um conjunto de regras no bgg q transforma o jogo base em coop, só esperando pra ver se funciona bem.

    1
  • lucianoscheffer
    14 mensagens MD
    avatar
    lucianoscheffer22/06/21 12:48
    lucianoscheffer » 22/06/21 12:48

    Nessa pequena turma que defende Fallout, eu sou um desses. 

    Sim o jogo tem varios porens e falhas, isso são fatos, mas foi o meu primeiro jogo pra entrar de vez no hobby. Eu sempre me divirto jogando pois adoro a tematica e as historias, alem de todos os componentes do jogo q são lindos. 

    Eu gosto de Fallout e tb gostei do final de Lost, sou esse tipo de pessoa mesmo. kkkk
    Tem um espaço no meu coração. 

    7
  • arthurtakel
    1860 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel22/06/21 13:02
    arthurtakel » 22/06/21 13:02

    chiconeto13::Esse jogo me frustrou um pouco. Eu sou muito fã da franquia, mas a implementação pra mesa não foi tão legal. A jogabilidade e as interações são bem interessantes, mas tem 2 fatores que pra mim matam o jogo:

    1- Forma de pontuar e ganhar. 
    Eu entendo que todo Ameritreasure tem sorte envolvido, mas é foda vc gastar todos os seus recursos ajudando certa facção e completando certas quests para comprar a carta de ponto de vitória e vir aquela que pontua com a facção rival.

    2- As quests.
    Não faz sentido as quests só poderem ser cumpridas por 1 pessoa e que uma pessoa possa fazer aquela última quest de uma sequência que eu vinha fazendo.
    Pra mim, o ideal seria 1 quest comum a todos, após cada um cumprir ela, a pessoa pega (ou a depender da escolha ou aleatoriamente) uma série de quests a se cumprir, quem cumprir sua série de main quests primeiro starta o fim de jogo, cada quest vale certa pontuação, e além dessa quest principal, quests opcionais abertas a todos que quem cumprir primeiro ganha os pontos dela. Eu acho que seria menos frustante. Pra mim faria mais sentido ver o jogo acabar pq um player se aliou a BoS e ligou o Liberty Prime, do que do nada por uma pessoa ter alcançado a pontuação.

    Poderia fazer uma house rules com o que acabou de dizer.
    Estava vendo o gameplay do The witcher no Jack explicador e eles tem um sistema para corrigir esse problema das quest. 
    A pessoa que começou a quest pega ela para si e só ele pode terminar. Pegaria 4 cartas do monte e embaralha com a carta de resolução da sua quest em um monte separado. Esse monte só você pode pesquisar. Para você pegar a carta da resolução você tem que ir em outro local, outro ermo, etc.
    Como tem 4 cartas embaralhadas junto isso não significa que no próximo local que for já vai achar a carta de resolução mas sim que você vai partir numa aventura e tem probabilidade de logo completar ou não.

    No witcher cada local do tabuleiro em que é possível interagir possui um número. Quando você inicia a quest você pega um token aleatório contendo um número e verifica aonde colocar no tabuleiro pela numeração. Coloca o token em cima do local de interação e é lá o próximo local que você tem que ir para resolver a sua quest iniciada. Assim quando chega lá e interage você é quem puxa a carta de resolução da sua quest iniciada 

    1
  • arthurtakel
    1860 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel22/06/21 13:03
    arthurtakel » 22/06/21 13:03

    Kikarote::
    chiconeto13::Esse jogo me frustrou um pouco. Eu sou muito fã da franquia, mas a implementação pra mesa não foi tão legal. A jogabilidade e as interações são bem interessantes, mas tem 2 fatores que pra mim matam o jogo:

    1- Forma de pontuar e ganhar. 
    Eu entendo que todo Ameritreasure tem sorte envolvido, mas é foda vc gastar todos os seus recursos ajudando certa facção e completando certas quests para comprar a carta de ponto de vitória e vir aquela que pontua com a facção rival.

    2- As quests.
    Não faz sentido as quests só poderem ser cumpridas por 1 pessoa e que uma pessoa possa fazer aquela última quest de uma sequência que eu vinha fazendo.
    Pra mim, o ideal seria 1 quest comum a todos, após cada um cumprir ela, a pessoa pega (ou a depender da escolha ou aleatoriamente) uma série de quests a se cumprir, quem cumprir sua série de main quests primeiro starta o fim de jogo, cada quest vale certa pontuação, e além dessa quest principal, quests opcionais abertas a todos que quem cumprir primeiro ganha os pontos dela. Eu acho que seria menos frustante. Pra mim faria mais sentido ver o jogo acabar pq um player se aliou a BoS e ligou o Liberty Prime, do que do nada por uma pessoa ter alcançado a pontuação.

    EU não teria problema com td mundo fazendo as quest ao mesmo tempo se o jogo fosse coop!
    Nós somos um grupo e estamos fazendo as quests juntos: sem problemas, super concordo que um jogador pode começar e o outro terminar, afinal, tds ganhamos com isso.
    Agora, quando estamos competindo por pontos, eu to indo pro outro canto do mapa fazer um objetivo e um jogador faz uma quest antes de eu ter chance de a fazer,  pq ele estava no lugar já, aí eu fico chateado,

    Eu baixei um conjunto de regras no bgg q transforma o jogo base em coop, só esperando pra ver se funciona bem.

    Teria como colocar aqui? 

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