Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Herdeiros do Khan
  4. Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional

Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional

Herdeiros do Khan
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio12/06/21 12:00
    iuribuscacio » 12/06/21 12:00

    RaphaelGuri::Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. Os jogos citados não estavam num preço muito distante do ticket médio de uma Ri Happy. O problema era a abordagem no ponto de venda, que era nula. Este mal, infelizmente, irá atingir o Khan, ainda mais com a escolha da paleta de cores da caixa. E, de novo, para essas lojas, 10mil unidades é um pedido de final de semana para rede da maioria de seus produtos de maior giro. 


    Bom dia! Hahaha

    Caro RaphaelGuri

    Como de costume, você também tem razão nesse ponto.

    As lojas especializadas cobram mais caro, mas elas tem o plus do serviço, que obviamente vai embutido no preço. De forma geral, o lojista conhece o produto com o qual ele trabalha, por isso ele pode orientar melhor o consumidor a fazer uma boa compra.

    Já nas lojas de departamento, os atendentes praticamente só sabem apontar a seção de brinquedos ou de jogos.

    Por isso será necessária alguma campanha de marketing em algum nível, porque essas 10.000 cópias do "Herdeiros do Khan" não vão se vender sozinhas. Se a Estrela deixar apenas para o seu consumidor chegar na loja, ver o "Herdeiros do Khan" e por ele próprio resolver experimentar um jogo novo, aí a vai ficar muitíssimo mais difícil obter o sucesso que todos esperam, principalmente a Estrela.

    Além disso, da mesma forma que um eventual sucesso pode impactar às editoras positivamente, um eventual fracasso pode ter o efeito contrário. Se o "Herdeiros do Khan" encalhar por falta de divulgação, certamente às editoras vão dizer que não compensa investir em grandes tiragens, e o hobby pode ficar ainda mais elitizado do que já está.

    Por isso, quando eu me refiro à iniciativa da Estrela, eu não me refiro apenas à produção de uma tiragem enorme, mas também a toda uma estratégia comercial que viabilize a venda de toda essa enormidade de cópias, que transforme o "Herdeiros do Khan" no sucesso que se espera.

    Vamos torcer para que a Estrela esteja atenta a isso.

    Um abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    2
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj14/06/21 14:10
    felipenserj » 14/06/21 14:10

    iuribuscacio::
    RaphaelGuri::Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. Os jogos citados não estavam num preço muito distante do ticket médio de uma Ri Happy. O problema era a abordagem no ponto de venda, que era nula. Este mal, infelizmente, irá atingir o Khan, ainda mais com a escolha da paleta de cores da caixa. E, de novo, para essas lojas, 10mil unidades é um pedido de final de semana para rede da maioria de seus produtos de maior giro. 


    Bom dia! Hahaha

    Caro RaphaelGuri

    Como de costume, você também tem razão nesse ponto.

    As lojas especializadas cobram mais caro, mas elas tem o plus do serviço, que obviamente vai embutido no preço. De forma geral, o lojista conhece o produto com o qual ele trabalha, por isso ele pode orientar melhor o consumidor a fazer uma boa compra.

    Já nas lojas de departamento, os atendentes praticamente só sabem apontar a seção de brinquedos ou de jogos.

    Por isso será necessária alguma campanha de marketing em algum nível, porque essas 10.000 cópias do "Herdeiros do Khan" não vão se vender sozinhas. Se a Estrela deixar apenas para o seu consumidor chegar na loja, ver o "Herdeiros do Khan" e por ele próprio resolver experimentar um jogo novo, aí a vai ficar muitíssimo mais difícil obter o sucesso que todos esperam, principalmente a Estrela.

    Além disso, da mesma forma que um eventual sucesso pode impactar às editoras positivamente, um eventual fracasso pode ter o efeito contrário. Se o "Herdeiros do Khan" encalhar por falta de divulgação, certamente às editoras vão dizer que não compensa investir em grandes tiragens, e o hobby pode ficar ainda mais elitizado do que já está.

    Por isso, quando eu me refiro à iniciativa da Estrela, eu não me refiro apenas à produção de uma tiragem enorme, mas também a toda uma estratégia comercial que viabilize a venda de toda essa enormidade de cópias, que transforme o "Herdeiros do Khan" no sucesso que se espera.

    Vamos torcer para que a Estrela esteja atenta a isso.

    Um abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    Caro, Iuri.
    Isso que venho dizendo: a Estrela "não tá nem aí". Ela não vai investir em propaganda ou (nem sei se tem, acho que não), propagandistas próprios, para enviar as lojas e tentar fazer com os revendedores, "promovam" o jogo (isso só acontece em varejo de supermercado, material de construção, onde a destaque de produtos). RI happy ainda é legalzinha, vendedores demonstram conhecer, ao menos, a localização dos produtos (mas daí a conhecer o jogo, mecânicas, explicar? Esquece). Nas Lojas Americanas é "cada um por si"...rs (não tem vendedores, mas sim funcionários em alguns setores, repositores, que mal sabem informar onde encontramos (se é que encontramos) determinado produto.
    Como temos dito (eu e o @RaphaelGuri): difícil ter algum impacto relevante o jogo ter vindo pela Estrela para o hobby (apenas financeiro para os designers). 
    O que não ficou claro é porque, por exemplo, o "Camisa 12" saiu "para o hobby" (pela pequena Dijon Jogos) e não também pela Estrela? Será que não houve interesse dela?

    2
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio15/06/21 13:46
    iuribuscacio » 15/06/21 13:46

    felipenserj::
    Isso que venho dizendo: a Estrela "não tá nem aí". Ela não vai investir em propaganda ou (nem sei se tem, acho que não), propagandistas próprios, para enviar as lojas e tentar fazer com os revendedores, "promovam" o jogo (isso só acontece em varejo de supermercado, material de construção, onde a destaque de produtos). RI happy ainda é legalzinha, vendedores demonstram conhecer, ao menos, a localização dos produtos (mas daí a conhecer o jogo, mecânicas, explicar? Esquece). Nas Lojas Americanas é "cada um por si"...rs (não tem vendedores, mas sim funcionários em alguns setores, repositores, que mal sabem informar onde encontramos (se é que encontramos) determinado produto.
    Como temos dito (eu e o @RaphaelGuri): difícil ter algum impacto relevante o jogo ter vindo pela Estrela para o hobby (apenas financeiro para os designers). 
    O que não ficou claro é porque, por exemplo, o "Camisa 12" saiu "para o hobby" (pela pequena Dijon Jogos) e não também pela Estrela? Será que não houve interesse dela?

    Caro Felipenserj

    Realmente você está correto, no sentido de que essa questão da divulgação será um problema que a Estrela terá de resolver, para que o “Herdeiros do Khan” seja um sucesso de vendas. Dificilmente os funcionários dos grandes magazines saberão explicar alguma coisa, até pela maior complexidade do jogo.

    Por outro lado, eu acredito que o interesse da Estrela no “Estrela Premium Games” é sério, e nesse caso, ela pode pelo menos negociar, para que o “Herdeiros do Khan”, e demais jogos dessa linha, fiquem em posição de destaque, nas prateleiras da Ri Happy e das Lojas Americanas. Isso a Estrela consegue, inclusive com relativa facilidade. Só não dá para saber se somente isso será o suficiente, em termos de divulgação, o que só o tempo irá dizer.

    Pode ser também que a Estrela efetivamente adote algum outro tipo de estratégia de marketing, porque é indiscutível que a empresa tem um real interesse nessa nova linha de produtos. Caso contrário, ela não investiria o dinheiro que investiu para produzir 10.000 cópias de um único produto da nova linha, só para experimentar e ver “qual é a desse troço de board games modernos”. Nós só não sabemos qual é o tamanho desse “real interesse”, e até onde a empresa está disposta a ir.    

    Com relação à sua dúvida sobre o “Camisa 12”, e aqui eu estou apenas especulando com o pouco que sei, mas me parece que a Estrela não se interessou por este jogo, ao contrário do que aconteceu em relação ao “Herdeiros do Khan”. O próprio Rodrigo Rego já comentou que apresentou diversos protótipos à Estrela e o jogo que mais despertou o interesse da empresa foi o “Herdeiros do Khan”, que era de longe o mais pesado. Isso inclusive vai de encontro com a preocupação de que o “Herdeiros do Khan” talvez seja complexo demais para o consumidor médio da Estrela, e por isso talvez o jogo não venda. Não dá para esquecer, que a Estrela sabe o que faz, principalmente em relação a jogos e brinquedos, pois se não fosse assim, a empresa não teria se tornado o verdadeiro gigante que ela é nesse setor econômico. Desse modo, alguma coisa a Estrela viu no “Herdeiros do Khan”, que interessaria o seu público consumidor médio, apesar do jogo apresentar uma complexidade maior, do que a que esse público já está acostumado. Porque, com a qualidade dos componentes, já devidamente incluída na equação, certamente não seria para o comprador de board games tradicionais que a Estrela planejaria vender o “Herdeiros do Khan”.

    Além disso, eu imagino que após se decidir pelo lançamento da linha “Estrela Premium Games”, a Estrela deve ter procurado, e estudado, uma penca de jogos nacionais, entre eles o “Camisa 12”. Como, aparentemente, esse jogo não se encaixou nos planos da Estrela, ele acabou saindo mesmo foi pela Dijon Jogos, que diferentemente acabou se interessando pelo jogo. Todavia, mais uma vez, isso é pura especulação, porque pessoalmente eu não tenho nenhuma informação, se o “Camisa 12” entrou, ou não, no radar da Estrela.   

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi15/06/21 14:42
    brunosemi » 15/06/21 14:42

    RaphaelGuri::
     ... quando a Grow desistiu do mercado de board games, e fez uma queima de estoque de seus jogos...


    Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. ...

    A Grow não desistiu do mercado de board games.

    Do alto do meu achismo, ela ganha mais dinheiro vendendo Pizzaria Maluca e Imagem & Ação. Pela quantidade e pela margem de lucro.

    Ou seja, melhor vender pra criançada que pro público da Ludopedia, pois o jogo-brinquedo dá muito mais dinheiro que o jogo-coleção.

    1
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436115/06/21 15:02
    excluido_74361 » 15/06/21 15:02

    brunosemi::
    RaphaelGuri::
     ... quando a Grow desistiu do mercado de board games, e fez uma queima de estoque de seus jogos...


    Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. ...

    A Grow não desistiu do mercado de board games.

    Do alto do meu achismo, ela ganha mais dinheiro vendendo Pizzaria Maluca e Imagem & Ação. Pela quantidade e pela margem de lucro.

    Ou seja, melhor vender pra criançada que pro público da Ludopedia, pois o jogo-brinquedo dá muito mais dinheiro que o jogo-coleção.

    Especialmente pq eles mudam o jogo um pouco e nao pagam royalties para os proprietarios estrangeiros. (nao que ache errado isso)
    E na linha dos jogos q tem muito mais trabalho de desenvolvimento ficar caro vc mecher em umas coisas e mandar ver com a impressao de uma versao tupiniquim.

    1
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio15/06/21 15:45
    iuribuscacio » 15/06/21 15:45

    brunosemi::
    RaphaelGuri::
     ... quando a Grow desistiu do mercado de board games, e fez uma queima de estoque de seus jogos...


    Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. ...

    A Grow não desistiu do mercado de board games.

    Do alto do meu achismo, ela ganha mais dinheiro vendendo Pizzaria Maluca e Imagem & Ação. Pela quantidade e pela margem de lucro.

    Ou seja, melhor vender pra criançada que pro público da Ludopedia, pois o jogo-brinquedo dá muito mais dinheiro que o jogo-coleção.

    Caro Brunosemi

    Quando eu disse que a Grow desistiu do mercado de board games, foi justamente por conta daquilo que você escreveu no seu comentário. Em outras palavras, a Grow ganha muito mais dinheiro com seus jogos de tabuleiro clássicos, e demais jogos-brinquedo, conforme você pontuou, do que ela ganhou com board games modernos.

    Assim sendo, a Grow tentou ingressar no marcado de boardgames modernos, lançou jogos consagrados (Catan, Carcassonne, Puerto Rico, The Castles of Burgundy, Istanbul, Broom Service, San Juan, etc), não obteve o retorno que esperava, repassou as licenças adquiridas, e não lançou mais nenhum outro jogo. Foi nesse sentido que eu disse que a Grow abandonou o mercado de board games.

    O problema é que a Grow não entrou no mercado de board games como se fosse a Grow, com todo o seu peso e potestade, mas sim como se fosse mais uma editora tradicional de jogos, ou seja, com tiragens pequenas e preços altos. É sempre bom lembrar, que o preço dos jogos da Grow só baixaram, quando ela já estava de saída do mercado, e queria se livrar do estoque o mais brevemente possível. Antes disso, o preço de seus jogos acompanhava o padrão das demais editoras. Portanto, a Grow, que poderia ter feito muita diferença, como se espera que a Estrela fará, acabou oferecendo mais do mesmo, daquilo que já havia no mercado de board games, e talvez por isso a iniciativa não vingou.  

    Por outro lado, essa iniciativa da Estrela é muito diferente, daquilo que a Grow fez. A Estrela não quer entrar no mercado de board games, na verdade ela quer lançar jogos modernos. Parece que é a mesma coisa, mas não é. Se a Estrela estivesse querendo entrar no mercado de board games, obviamente ela teria de se adequar às regras e condições desse mercado, o que é o comum quando uma empresa entre em um mercado novo. Só que isso a Estrela não pretende fazer, mas nem de longe. Ao contrário, ao decidir lançar jogos modernos, a Estrela resolveu fazer isso de acordo com as suas próprias regras e dentro dos seus próprios parâmetros. Isso pode ser facilmente comprovado, pelo tamanho das tiragens, pelo preço dos produtos, pelas lojas onde eles serão vendidos, bem como pela qualidade dos componentes, que é muito distante do padrão do mercado de board games.

    Outro fator importante que diferencia as iniciativas da Grow e da Estrela diz respeito à escolha dos jogos lançados. A Grow optou por lançar jogos internacionais consagrados e de grande prestígio, com grande capacidade de atração, mas que justamente por isso, possuíam exigências contratuais muito grandes e severas, o que dava uma margem de manobra muito pequena para a empresa. A Estrela por outro lado está investindo em jogos de designers nacionais, que certamente não têm o mesmo prestígio, mas também não tem as mesmas exigências contratuais dos grandes clássicos importados. Com isso, a Estrela pode lançar os jogos da maneira como bem entender, direcionado ao público que ela quiser, com os componentes que ela achar melhor, custando o preço que ela considerar adequado, para serem vendidos nos grandes magazines, que já comercializam seus demais produtos.

    Portanto, as iniciativas de lançamento de board games por parte da Grow e da Estrela não poderiam ser mais diferentes, do que na realidade são.          

    Claro que a Estrela, assim como a Grow, ganha muito mais dinheiro com suas outras linhas de produtos. Mas o campo de atuação da empresa é tão grande, que ela pode se dar ao luxo de fazer uma investida em jogos de tabuleiros modernos, coisa que ela nunca fez antes.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    0
  • RaphaelGuri
    1419 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri15/06/21 17:15
    RaphaelGuri » 15/06/21 17:15

    brunosemi::
    RaphaelGuri::
     ... quando a Grow desistiu do mercado de board games, e fez uma queima de estoque de seus jogos...


    Acredito ainda, do alto de meu achismo, que o problema da Grow não foi o preço. ...

    A Grow não desistiu do mercado de board games.

    Do alto do meu achismo, ela ganha mais dinheiro vendendo Pizzaria Maluca e Imagem & Ação. Pela quantidade e pela margem de lucro.

    Ou seja, melhor vender pra criançada que pro público da Ludopedia, pois o jogo-brinquedo dá muito mais dinheiro que o jogo-coleção.

     Haaaa sim, sem dúvidas. Eu me referia a "jogos modernos para adultos que compram linha Premium" (note o sarcasmo hahah).

    0
  • rodpt
    2 mensagens MD
    avatar
    rodpt24/06/21 20:53
    rodpt » 24/06/21 20:53

    Olá, Sou novo no board games e aqui no Ludopedia, posso estar falando algo já muito discutido, 
    mas a realidade que percebi sobre valores dos jogos é a alta carga tributária que temos no Brasil.

    Recentemente adquiri o Pandemic por 216 reais, na nota fiscal o valor informado dos impostos foi de 124 reais! 
    Ou seja o imposto aplicado foi de mais de 130% e o jogo na realidade custa 92 reais!
    O mesmo jogo nos EUA custa 20-25 dólares, sem o imposto de venda, o que dá ~100reais. 
    Na maioria dos países o imposto é mais ou menos entre 5-20%.

    Mesmo que a editora produza o jogo no Brasil, com componentes brasileiros, ela terá que pagar os royalites em dólar/euro.

    Acho muito difícil diminuírem os valores sem diminuir a qualidade.




    2
  • felipenserj
    245 mensagens MD
    avatar
    felipenserj25/06/21 13:19
    felipenserj » 25/06/21 13:19

    rodpt::Olá, Sou novo no board games e aqui no Ludopedia, posso estar falando algo já muito discutido, 
    mas a realidade que percebi sobre valores dos jogos é a alta carga tributária que temos no Brasil.

    Recentemente adquiri o Pandemic por 216 reais, na nota fiscal o valor informado dos impostos foi de 124 reais! 
    Ou seja o imposto aplicado foi de mais de 130% e o jogo na realidade custa 92 reais!
    O mesmo jogo nos EUA custa 20-25 dólares, sem o imposto de venda, o que dá ~100reais. 
    Na maioria dos países o imposto é mais ou menos entre 5-20%.

    Mesmo que a editora produza o jogo no Brasil, com componentes brasileiros, ela terá que pagar os royalites em dólar/euro.

    Acho muito difícil diminuírem os valores sem diminuir a qualidade.





    Esse é um dos problemas, mas no momento, não são os impostos que encareceram. Os jogos tem como base, papel, papelão, madeira ou plástico (tokens, recursos, meeples / minis).
    Temos jogos que custavam R$300 a 12-15 meses e o mesmo jogo hoje custa 40%~50% a mais. A desculpa era o "dólar alto" (que estava praticamente na mesma proporção. Quando começamos essas discussões em diversos tópicos o dólar já estava R$5,5 (média), inclusive nesse tópico, estava acima de R$ 5,30. Agora, o dólar está R$4,90 e os novos jogos / lançamentos, cada vez mais caros. Hallertau, por exemplo, um bom jogo de fazendinha (sou fã do Uwe), que entraria numa possível "wishlist", custando quase R$600 (preço dele deveria ser em torno de R$400). Acho que o mercado também vai acabar precificando (para baixo) de novo parte dos jogos. Os que tiverem "hype" altíssimo, não tem jeito, irão vender, mesmo "caros". Agora outros, vão encalhar e aí virão as promoções (quem sabe o Hallertau ano que vem não esteja na BF com 30%~40% de desconto). 

    0
  • iuribuscacio
    3348 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio25/06/21 14:37
    iuribuscacio » 25/06/21 14:37

    felipenserj::
    Esse é um dos problemas, mas no momento, não são os impostos que encareceram. Os jogos tem como base, papel, papelão, madeira ou plástico (tokens, recursos, meeples / minis).
    Temos jogos que custavam R$300 a 12-15 meses e o mesmo jogo hoje custa 40%~50% a mais. A desculpa era o "dólar alto" (que estava praticamente na mesma proporção. Quando começamos essas discussões em diversos tópicos o dólar já estava R$5,5 (média), inclusive nesse tópico, estava acima de R$ 5,30. Agora, o dólar está R$4,90 e os novos jogos / lançamentos, cada vez mais caros. Hallertau, por exemplo, um bom jogo de fazendinha (sou fã do Uwe), que entraria numa possível "wishlist", custando quase R$600 (preço dele deveria ser em torno de R$400). Acho que o mercado também vai acabar precificando (para baixo) de novo parte dos jogos. Os que tiverem "hype" altíssimo, não tem jeito, irão vender, mesmo "caros". Agora outros, vão encalhar e aí virão as promoções (quem sabe o Hallertau ano que vem não esteja na BF com 30%~40% de desconto). 

    rodpt:: Olá, Sou novo no board games e aqui no Ludopedia, posso estar falando algo já muito discutido, 
    mas a realidade que percebi sobre valores dos jogos é a alta carga tributária que temos no Brasil.

    Recentemente adquiri o Pandemic por 216 reais, na nota fiscal o valor informado dos impostos foi de 124 reais! 
    Ou seja o imposto aplicado foi de mais de 130% e o jogo na realidade custa 92 reais!
    O mesmo jogo nos EUA custa 20-25 dólares, sem o imposto de venda, o que dá ~100reais. 
    Na maioria dos países o imposto é mais ou menos entre 5-20%.

    Mesmo que a editora produza o jogo no Brasil, com componentes brasileiros, ela terá que pagar os royalites em dólar/euro.

    Acho muito difícil diminuírem os valores sem diminuir a qualidade.






    Caros Rodpt e Felipesenrj

    Eu concordo com o Felipe, na medida em que, quando o dólar sobe, o preço dos board games sobe também, porque afinal de contas tudo é negociado em dólar, e depende do seu valor. Porém, quando o dólar cai, misteriosamente ele deixa de ser tão influente no preço dos jogos. Nesse momento entra em cena uma série de outras justificativas (memória de preço, aumento do frete, pandemia, etc...), para o preço dos board games continuarem nas alturas.

    Esse é um fenômeno parecido com o preço do combustível, ou seja, quando o preço do barril de petróleo sobe, a gasolina sobre, mas quando o preço do petróleo cai (como aconteceu recentemente na queda de braço entre Rússia e Arábia Saudita), o combustível não acompanha essa queda. Os postos de gasolina alegam que não podem diminuir o preço na bomba, porque eles compraram seus estoques quando o preço ainda estava alto. E quando chega a época de vender os estoques comprados quando o preço do petróleo estava em baixa, aí o preço do barril de petróleo subiu de novo, e aí, o preço da gasolina, ao invés de reduzir na bomba, acaba aumentando. Eu reconheço que a analogia não é das melhores, porque existem outros fatores que atuam fortemente no mercado interno e externo do petróleo, mas deu para ter uma ideia.  

    Além disso, os pagamentos das licenças e das gráficas chinesas, que produzem os jogos, sempre são feitos em uma época que não é divulgada pelas editoras brasileiras, no que elas têm todo o direito de não divulgar, porque se trata de uma informação empresarial sigilosa. O problema é que, estranhamente, esses pagamentos parecem sempre coincidir quando o preço do dólar está em alta, e por isso o preço dos jogos só aumenta. De um modo geral, e salvo eventuais raríssimas exceções, das quais eu não lembro agora de nenhuma, o preço de board game só cai se o jogo encalhar.  

    Por fim, eu não me canso de dizer, que não dá para precisar se essa política de preços exorbitantes é uma estratégia de sobrevivência empresarial frente a um mercado muito hostil, para o empresariado, ou se é o resultado de pura ganância, por parte das editoras.

    Mas, independente disso, essa é uma filosofia empresarial muito ruim no longo prazo, porque com preços cada vez mais altos, dificilmente o hobby vai se popularizar e atrair novos jogadores, o que é fundamental para o fortalecimento consolidação e expansão do mercado de board games. Isso pode parecer até um contrassenso, porque o Rodpt acabou de dizer que é novo no hobby, mas a entrada de alguns poucos jogadores não é suficiente nem mesmo para igualar a quantidade de consumidores, que está sendo cada vez mais seletiva, e comprando cada vez menos jogos, por conta dos altos preços, e isso para não falar naqueles que estão literalmente abandonando o hobby, que está cada vez mais elitizado.

    Um forte abraço e boas jogatinas.

    Iuri Buscácio

    0
Responder
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9(current)
  • 10
Herdeiros do Khan - Herdeiros do Khan e o Futuro do Board Game Nacional
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.