MinVic::
Por "populares" eu me refiro ao War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e similares, todos encontrados por preços menores que o HdK. E realmente, não tem "euro médio" no mercado, mas isso não invalida o questionamento, visto que essa categorização é completamente subjetiva. "Euro médio" é nomenclatura do hobby, não referência padrão de mercado geral no Brasil.
É justamente porque não tem nenhum "euro médio" em RiHappy que a Estrela mete o preço que quer, independente da produção estar ABAIXO dos jogos citados acima. Ou seja, a mensagem é "Olha, o preço é mais ou menos o que você está acostumado a pagar por um War, mas estamos compensando a produção pior com um jogo melhor!". O problema é que isso é trocar algo OBJETIVO por uma melhoria SUBJETIVA, saca?
Caro Minvic
Agora eu entendi.
Entretanto veja bem, analisando apenas a parte abstrata do jogo, me parece que o “Herdeiros do Khan”, seja muito superior ao WAR, ao Banco Imobiliário e ao Jogo da Vida, apenas para ficar entre aqueles que você citou. Além disso, o “Herdeiros do Khan” possui uma quantidade maior de componentes diferentes. O WAR, que é o que tem mais componentes dos três, contém praticamente apenas pecinhas de exércitos, cartas e dados.
Além disso, o preço de lançamento do “Herdeiros do Khan” de R$ 150,00 dificilmente será mantido, e a sua tendência é cair, como já vem acontecendo, até atingir um patamar próximo dos jogos de tabuleiro clássicos. É o que vem sendo relatado pelos usuários aqui do Ludopedia.
Quanto a oferecer um “jogo melhor, mas com piores componentes”, é exatamente isso que a Estrela está fazendo e ninguém contesta isso. A grande questão é que a queda da qualidade foi o preço necessário a se pagar, para colocar no mercado um jogo bem mais sofisticado do que os jogos populares que você citou.
É totalmente irreal imaginar que qualquer empresa, mesmo a Estrela, em situações normais, vai colocar no mercado jogos sofisticados, com componentes top de linha, e cobrar R$ 125,00 (para ficar na média). Em algum lugar o projeto vai ter de sangrar, e no caso do “Herdeiros do Khan”, o corte foi na qualidade dos componentes.
A única vez em que se viu euros médios serem colocados à venda, por preços tão baixos foi quando a Grow resolveu sair desse mercado e fez uma verdadeira queima de estoque, praticamente desovando seus jogos na praça. Mas essa foi uma situação totalmente anômala e que não se repete toda hora.
Por outro lado, o fato é que, apesar da qualidade dos componentes, nós agora temos no mercado uma alternativa com preço acessível para quem aprecia jogos mais sofisticados, ou, melhor dizendo, euros médios.
Isso já é uma diferença enorme em relação ao que havia um ano atrás.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio