Cara... vocês não sabem como é bom ter a lista de jogos comentado!
De modo geral, o que eu senti é que vocês não gostam muito de corridinha nos jogos mais por uma frustração de expectativa. Talvez eu vá falar groselha porque eu não estou na cabeça de vocês, então é só impressão mesmo!
Então... talvez a proposta do designer era que você ficasse maravilhado com a quantidade de coisa que você pode fazer no jogo, mas não gastasse toda sua energia em estratégias de longo prazo. Nos jogos do Stegmaier (Viticulture, Scythe, Euphoria - principalmente esse último!), você precisa se preocupar com alguns parâmetros de pontuação: quem só faz a corrida vai perder e quem só se dedica ao planejamento a longo prazo, não apenas vai perder mas vai ter um sentimento de "k8" interrompido (perdão pelo linguajar). Como se, na verdade, vocês queriam ver um Russian Railroads com a sua máquina evoluindo pra fazer 20, depois 100, depois 300 pontos pontos por rodada.
Esse descompasso entre a expectativa e a proposta é que leva à insatisfação. IMHO, claro. Será que aceitar a proposta do designer não levaria a uma experiência muito melhor do jogo?
Sobre o Corrida Maluca, vi que uma partida dura 20 min. E tem 4 campeonatos. Já jogaram o campeonato numa jogatina? Fica muito repetitivo?
Falando de Root, eu tive umas experiências muito ruins quando não conhecia as regras (mal explicadas pelo dono do jogo), mas certa vez, eu, que estava com os gatos, abandonei a pontuação e, numa rodada, o malandro associou comigo e fez um combate que nos deu a vitória (domínio sobre territórios amarelos), no mesmo turno, a aliança da floresta iria vencer por pontos. Enfim, uma vitória épica. Esse tipo de reviravolta é algo típico de jogos que tem corridinha.