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  3. Meu caminho de desconexão com o Hobby

Meu caminho de desconexão com o Hobby

  • viniciusjf
    2713 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf06/06/21 20:01
    viniciusjf » 06/06/21 20:01

    brunosemi::
    metelo::
    Rhapsody::Texto fantástico.

    A grande verdade é que as editoras colocam medo nos jogadores, fazendo a cabeça de alguns para comprar jogos em pré-venda em 3 vias:

    - Se comprar antes você garante o estoque, se não vai ficar sem
    - Se comprar antes você ganha esse item de bônus
    - Se comprar antes você tem esse desconto


    Aí quando surgem os erros chove de gente reclamando.

    Mas essa estrategica de medo (FOMO). nao e exclusiva do mercado de Boardgames. Ela usado em varios outras areas, tanto que Heinekein fez campanhas usando essa tecnica. Sim, ate cervejaria faz isso. Passando por pilhas, Empresas de tecnologia e bascimanete todos os segmentos.


    E honestamente, e uma tecnica super eficiente para atingir os objetivos da campamha. entao, cada vez mais e utilizada para separar agente de nosso dinheiro. 


    Cabe a nos enterdemos a tecnica, saber q e um medo ou inexistente, ou de pouco impacto, e nao cair no truque de marketing. Dificil, sim, mas nos como consumidores responsaveis devemos ser capaz de entender e processar as tecnicas usadas, e minimizar o impacto, para decidirmos se a compra vale apena ou nao pelo merito do produto X nossas "necessidades".

    Não esqueçam da maior praga que assola o universo board games. O Financiamento Coletivo!

    O que já foi uma excelente alternativa para possibilitar a criação de jogos inéditos hoje é uma forma das grandes empresas fazerem uma pré-venda com um ano de antecedência, dando como incentivos brindes "exclusivos" que não terão no varejo.

    Ou seja: Me dê seu dinheiro com um ano de antecedência ou fique com seu jogo incompleto!

    E pra piorar, a gente ainda cai nessa. Lembrando que a nossa moeda está com uma cotação beirando o 6 para 1. Somos todos passarinhos dormindo de cabeça para baixo.

    Com todo respeito eu discordo muito, Bruno. A praga não é o financiamento, a praga é a gente aceitar pagar por ele.

    0
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436106/06/21 21:07
    excluido_74361 » 06/06/21 21:07

    brunosemi::
    metelo::
    Rhapsody::Texto fantástico.

    A grande verdade é que as editoras colocam medo nos jogadores, fazendo a cabeça de alguns para comprar jogos em pré-venda em 3 vias:

    - Se comprar antes você garante o estoque, se não vai ficar sem
    - Se comprar antes você ganha esse item de bônus
    - Se comprar antes você tem esse desconto


    Aí quando surgem os erros chove de gente reclamando.

    Mas essa estrategica de medo (FOMO). nao e exclusiva do mercado de Boardgames. Ela usado em varios outras areas, tanto que Heinekein fez campanhas usando essa tecnica. Sim, ate cervejaria faz isso. Passando por pilhas, Empresas de tecnologia e bascimanete todos os segmentos.


    E honestamente, e uma tecnica super eficiente para atingir os objetivos da campamha. entao, cada vez mais e utilizada para separar agente de nosso dinheiro. 


    Cabe a nos enterdemos a tecnica, saber q e um medo ou inexistente, ou de pouco impacto, e nao cair no truque de marketing. Dificil, sim, mas nos como consumidores responsaveis devemos ser capaz de entender e processar as tecnicas usadas, e minimizar o impacto, para decidirmos se a compra vale apena ou nao pelo merito do produto X nossas "necessidades".

    Não esqueçam da maior praga que assola o universo board games. O Financiamento Coletivo!

    O que já foi uma excelente alternativa para possibilitar a criação de jogos inéditos hoje é uma forma das grandes empresas fazerem uma pré-venda com um ano de antecedência, dando como incentivos brindes "exclusivos" que não terão no varejo.

    Ou seja: Me dê seu dinheiro com um ano de antecedência ou fique com seu jogo incompleto!

    E pra piorar, a gente ainda cai nessa. Lembrando que a nossa moeda está com uma cotação beirando o 6 para 1. Somos todos passarinhos dormindo de cabeça para baixo.

    Nao acho isso ruim nao. Pois varios jogos q nunca existiriam foram viabilizados por esse modelo. Gloomhaven, a CMON toda, Tiny Epic qq coisa. Esses jogos so existem pq as empresas puderam fazer a venda antecipada e entao produzir o jogo. Caso contrario, elas teriam de ter o capital para faer o investimento, com muito mais risco. 
    E a recompensa q vc como "investidor" (uso com aspas, mas em muitos tem realmente o potencial para ganho financeiro) no projeto e receber exclusivos e em alguns casos mais cedo. A grande questao vira: Vale apena o risco pelo q vc potencialmente recebera? AI e um caso muito individual q depende de cada um e de cada projeto. (E meio como comprar apartamento na planta, vc nao paga um preco bom, vc da o dinheiro antes de receber o bem, mas fica se sentindo bem de estar pagando para emprestar dinheiro para a construtora).
    E a cotacao, despencou nessas 2 ultimas semanas, ela wsta proxima de 5.05. Msa o problema sao os impostos sem nocao sobre produto e frete alem do 15 que vc morrer por usar essa empresa horrenda chamada ECT.

    Ahhh.. Esqueci de dizer q grande parte dos Finaciamentos realmente apelam para FOMO (e meio obvio, mas vale mencionar esplicitamente).

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi06/06/21 22:59
    brunosemi » 06/06/21 22:59

    viniciusjf::
    Não esqueçam da maior praga que assola o universo board games. O Financiamento Coletivo!



    O que já foi uma excelente alternativa para possibilitar a criação de jogos inéditos hoje é uma forma das grandes empresas fazerem uma pré-venda com um ano de antecedência, dando como incentivos brindes "exclusivos" que não terão no varejo.

    Ou seja: Me dê seu dinheiro com um ano de antecedência ou fique com seu jogo incompleto!

    E pra piorar, a gente ainda cai nessa. Lembrando que a nossa moeda está com uma cotação beirando o 6 para 1. Somos todos passarinhos dormindo de cabeça para baixo.

    Com todo respeito eu discordo muito, Bruno. A praga não é o financiamento, a praga é a gente aceitar pagar por ele.

    Pagando em dólar e ganhando em real... :ermm:

    0
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi06/06/21 23:09
    brunosemi » 06/06/21 23:09

    metelo::
    Nao acho isso ruim nao. Pois varios jogos q nunca existiriam foram viabilizados por esse modelo. Gloomhaven, a CMON toda, Tiny Epic qq coisa. Esses jogos so existem pq as empresas puderam fazer a venda antecipada e entao produzir o jogo. Caso contrario, elas teriam de ter o capital para faer o investimento, com muito mais risco. 


    E a recompensa q vc como "investidor" (uso com aspas, mas em muitos tem realmente o potencial para ganho financeiro) no projeto e receber exclusivos e em alguns casos mais cedo. A grande questao vira: Vale apena o risco pelo q vc potencialmente recebera? AI e um caso muito individual q depende de cada um e de cada projeto. (E meio como comprar apartamento na planta, vc nao paga um preco bom, vc da o dinheiro antes de receber o bem, mas fica se sentindo bem de estar pagando para emprestar dinheiro para a construtora).
    E a cotacao, despencou nessas 2 ultimas semanas, ela wsta proxima de 5.05. Msa o problema sao os impostos sem nocao sobre produto e frete alem do 15 que vc morrer por usar essa empresa horrenda chamada ECT.

    Ahhh.. Esqueci de dizer q grande parte dos Finaciamentos realmente apelam para FOMO (e meio obvio, mas vale mencionar esplicitamente).

    Não era ruim quando os jogos não vinham capados para o varejo (os citados Tiny Epics são um bom exemplo).

    Exclusivos são uma coisa, limitar o jogo para vender conteúdo adicional é outra... A indústria dos videogames também passou por isso.
    E no momento em que até a Hasbro com uma marca como Heroquest apela para o FC, é um modelo de vendas que está virando um monstro. 

    Aqui no Brasil ainda estamos naquele primeiro momento, mas não creio que vá se sustentar.

    Sobre os Correios e principamente os impostos, concordo que são os principais vilões. É normalmente nesse cálculo que minhas compras são interrompidas. :angry:

    2
  • excluido_74361
    1223 mensagens MD
    avatar
    excluido_7436107/06/21 06:43
    excluido_74361 » 07/06/21 06:43


    So para entender:
    A questao aqui sao os exclusivos que nao vem p o varejo, como acontece com a maioria dos jogos da CMON? Confesso q deles eu so peguei o Rising Sun e o Ankh. Meu Blood Rage e retail. Claro que o Rising Sun e muito lindo na mesa, e e super legal ter uns 20 monstros extras, mas nunca senti o BR sendo capado, exceto pelos misticos que e uma expansao que adicona muito para o jogo.
    Ou a questao sao o jogos q precisa de uma expansao (ou duas), para arrumar o jogo e deixar ele redondo como e classico nos coffin boxes da FFG? Pq em geral os jogos vem funcionais, mas com muito, muito problema estrutural nas regras. Ai na 1a (as vezes na 2a) expansao o jogo fica redondo. Aconteceu com TI3 (ainda nao testei no TI4, pq so apos a expansao q eu peguei o meu TI4 em ingles, e to esperando viajar p pegar a expansao), no Starcraft, no Runewars. Acho q o unico q vem a minha cabeca q nao teve problema serio foi o Horus Heresy.


    Edit - O texto q eu cotei era sobre os jogos capados. Fiz alguma coisa q perdi a quote.

    0
  • Bioamn
    527 mensagens MD
    avatar
    Bioamn07/06/21 08:25
    Bioamn » 07/06/21 08:25

    Particularmente acho que o consumismo só está em destaque devido aos preços dos jogos praticados hoje. Se eles fossem mais baratos ou não tivessem valorizado tanto, talvez, essa percepção passasse despercebida. 

    1
  • Hydeioshy
    2 mensagens MD
    avatar
    Hydeioshy07/06/21 08:30
    Hydeioshy » 07/06/21 08:30

    Estava comentando isso com um amigo meu, as empresas estão se lixando para o consumidor Lança um jogo e não reimprimen o mesmo, quem compra 3 ou 4 unidades provavelmente vai ter a sua de "graça" com a venda dos jogos inflacionados, isso em um espaço bom de tempo, 4a6 meses, do lançamento, isso tem me deixado chateado com o hobby, não gosto de comprar nada na pressão, nem jogo , nem roupa, nem comida eu faço isso, e ultimamente estou tentado a cada vez deixar esse hobby meu morrer o comprar um jogo apenas quando me der na telha e estiver fatigado de jogar o que tenho e deixar-los na minha prateleira apenas como obras de arte e esculturas do lado empoeirado.

    1
  • faustol
    69 mensagens MD
    avatar
    faustol07/06/21 08:47
    faustol » 07/06/21 08:47

    Parabéns pelo texto e pela reflexão. Ganhou alguns fãs com certeza...kkkk

    1
  • aalemos
    25 mensagens MD
    avatar
    aalemos07/06/21 09:26
    aalemos » 07/06/21 09:26

    Ótimo texto. 
    Os comentários deixam claro que não estamos sozinhos, tanto no hobby quanto na frustração a qual o "meio" está se transformando.
    Este "case" aconteceu comigo TMB. Era uma obrigação pessoal (lá por 2011-2012), na qual tinham 3 estágios: 

    Aquisição - pegar jogos que não agradavam a mim ou com quem jogava (alguns ruins de dar dó), sem nem ver gameplay, componentes, mecânicas ou protótipo montado na mesa.
    Punição - ficar alguns meses/anos com o jogo na estante lacrado, pensando que quando for o momento de jogar vou fazer unboxing junto com o pessoal (recomendo não fazer isto, é demorado e pode ter muitas frustrações imprevistas).
    Libertação - trocar / vender (normalmente no mesmo valor de compra) o jogo 1x ou 2x usado ou ainda lacrado (este último só foi desbloqueado após perder o emprego).

    Não vou falar que estou "purificado" (ainda tenho uma estante cheia e alguns jogos lacrados) . A diferença é que, quando voltei a trabalhar, mudei a forma de consumir produtos do meio... Mas sempre aparece alguém querendo vender raridades a preços bem bons, então não resisto e acabo "ajudando" a pessoa a se livrar daquele fardo rsrsrs
     
    (IMHO) acho q as pessoas inseridas neste meio precisam passar por este processo de maturidade. Se quiserem gastar tubos de dinheiro em vários jogos hypados, montar uma estante fodona para ficar parecido com o influenciador tal, o problema é delas (assim como tmb tive este período).
    Uma pessoa quebrar a cara por causa de fc na qual já sabe que a qualidade da editora y é ruim, mas compra... Ela precisa de mais "xp" para upar de nível e sair deste ciclo.


    Nos encontramos em algum evento pós vacina ;-)


    Edit: correções de escrita e data de início ao vício 

    1
  • Nipolusitano
    22 mensagens MD
    avatar
    Nipolusitano04/07/21 16:53
    Nipolusitano » 04/07/21 16:53

    Olá, Nanda. Que ótimo texto. E veio na hora certa para mim, no momento que estava desanimando com o universo de BG. Coincidência, ou não, hoje li algumas postagens, aqui na Ludopedia, que mencionavam o caminho que o hobby estava tomando e sobre os preços que estão sendo propostos para os BGs.
    Gostaria de compartilhar um pouco da minha história. Quando mais novo, adorava jogos (tabuleiro, RPG, baralhos). Mas, tirando um grande amigo meu, não havia muitas pessoas com quem compartilhar o hobby e, aos poucos, isso foi ficando esquecido. Bem, muito tempo depois, em 2019, conversando com minha mulher, percebemos uma rotina "perigosa". Chegar do trabalho, jantar, assistir algo na Netflix, olhar/jogar o que quer que fosse no celular e dormir... Onde estava nossa interação? Foi aí que lembrei dos jogos e retornei a esse universo. Então, comecei a comprar jogos. Tentava me basear no gosto da minha mulher, primeiro, pois ela não tinha tanta experiência e minha intenção era apresentar esse universo para ela. Resultado: Noites de conversas, risadas, momentos de reflexão para analisar nossas estratégias... Enfim, ela adorou os jogos (desde Concept, onde "adaptamos a regra" para jogar só nós dois, até CO2), eu retomei meu antigo hobby, e temos mantido nossa rotina diversificada, pelo menos o que se permite nessa época de pandemia e isolamento social. Inclusive, descobri os jogos solos, que me permitiu sair da frente do computador ou do celular e me divertir analogicamente, num breve intervalo, entre o almoço e retorno para o trabalho, por exemplo.
    Mas, de repente, me vi no impulso de necessitar por novos BGs, querer comprar tudo que estava sendo indicado nos canais do Youtube, ficava ansioso para ver os anúncios das editoras, como se algum dia fosse ter uma prateleira de parede à parede, cheia de jogos. E comecei a perceber que todo aquele momento "off line" de viver começou a ficar encoberto pelas necessidades vazias.
    Foi quando entrei no site Compara Jogos e contrastei os preços de alguns BGs, especialmente entre 6 meses e 2 ano atrás. Busquei por leilões e venda de jogos usados, observei alguns reprints e reedições, e me foi parecendo que eu estava no lugar errado. Eu não pertencia à esse hobby, pois para mim estava claro que os BGs estavam voltados para públicos colecionadores e não jogadores. Nada contra de quem quer só colecionar, mas o que doía era que me parecia que jogar estava em segundo plano. Tanto verdade que existe a tal "prateleira da vergonha", pessoas que diziam que comprou determinado jogo e este jogo nem sequer foi aberto. Aí entendi o porquê daquela "sedutora" estante cheia de jogos. Enfim, eu me senti isolado de novo pois, não é nem questão de ignorar/boicotar a compra de um jogo caro, é a real impossibilidade de comprar um jogo que vale uma compra mensal de supermercado (e olha que não está fácil manter a despensa da cozinha). Eu me senti enganado ao ver alguns vídeos, pois parecia que a intenção era popularizar o hobby, trazer opções e atingir vários novos jogadores... Mas sinceramente, a não ser que eu vá para uma luderia (assim que essa pandemia acabar), eu nunca vou jogar um Agrícola, por exemplo, pois ao meu ver isso deixou de ser um BG para virar um artigo de colecionador. Fico imaginando por quanto sairá o Caverna! Enfim, tudo isso me desmotivou. A intenção de diversificar os jogos, aqui em casa, está longe de acontecer... Infelizmente, parece que vou ter que esquecer um pouquinho do hobby, de novo, no sentido de acompanhar as novidades e diversificar os jogos. Mas, por outro lado, minha mulher e eu vamos "aturar" os jogos repetido por muito tempo, afinal, o que interessa aqui é a companhia um do outro.
    Desculpa se essa mensagem ficou muito longa. Mais uma vez, foi prazer ler seu texto, Nanda. E, também, conhecer a todos através dos comentários.

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