Oi William, tudo bem? Sou um dos autores do jogo, vou aproveitar a discussão intensa aqui pra elucidar alguns pontos. Mas antes de tudo, obrigado pela review detalhada com fotos dos componentes, espero que isso ajude as pessoas a decidirem se querem ou não comprar o jogo.
Acho que já ficou bem claro na discussão que a ideia da Estrela é vender principalmente para o mercado de massa, do contrário a tiragem de dez mil cópias seria uma loucura.
Por isso a comparação com a MS Jogos não cabe. O Dogs e o Jester foram vendidos em financiamentos coletivos, direto para o cliente, sem intermediários. A Estrela vende através de lojas como a RiHappy, que requerem margens de lucro muito maiores do que as lojas especializadas do hobby. Um jogo com o custo de produção do Dogs, se fosse vendido na RiHappy, provavelmente custaria mais de 200. E aí fatalmente encalharia, pois seus concorrentes estariam vendendo por preços bem menores.
Comparar com o preço de outros jogos da Estrela também não cabe, pois o Khan tem muito mais componentes, então é bem mais caro de produzir.
Sobre o jogo ser mais caro por conta do trabalho intelectual no desenvolvimento, não acho que influa muito. A Estrela paga royalties aos autores, acredito que na mesma proporção de outros jogos da sua linha, independente se são jogos mais sofisticados ou não. O que pesa mesmo é precisar chegar na prateleira de lojas voltadas para o mercado de massa a menos de 150.
É dessa forma que a conta fecha pra levar o hobby pra fora do nicho. Quem acha que, individualmente, não compensa a compra, não faz sentido comprar. Mas esse movimento da Estrela pode ajudar a trazer bem mais gente para um hobby que está ficando cada vez mais caro.