HERDEIROS DO KHAN - IMPRESSÕES
Autores - Lucas Ribeiro e Rodrigo Rego
Ano de Lançamento - 2021
Editora - Estrela (linha Premium Games)
Tempo - 90 min
Sejam Bem vindos, meu nome é William Palmeira e este é o Porque Eu Tenho Board Game. Estivemos um pouco sumidos, mas pra voltar com estilo hoje iremos dar nossas impressões sobre o Herdeiros do Khan, um dos meus hypes pessoal neste ano.
Edit. Só pra deixar claro desde o inicio, esta é uma visão pessoal que pode ser compartilhada com a sua (ou não).
QUE JOGO É ESSE?
Em Herdeiros do Khan somos um dos herdeiros (dah?!) de Gengis Khan tentando ganhar prestigio dos conselheiros Mongóis para que no próximo Kurultai sejamos escolhidos como o novo Khan.
Herdeiros do Khan é um jogo de Pegar e Entregar (Pick Up and Delivery) com Tableau Building e um pouco de Gerenciamento de Recursos e Controle de Área. Os jogadores na sua vez irão escolher uma coluna de seu tabuleiro e e ativá-la, com isso realizando ações de movimento, coletar tributos ou ativar o Khan para recolocar fichas no tabuleiro ou no mercado de melhorias. Além disso os jogadores podem fazer ações extras no seu turno que são saquear cidades usando tokens de espada para coletar os tesouros a serem entregues e ganhar votos no Kurultai, comprar melhorias para seu tabuleiro pagando duas moedas ou construir Yurts (acampamentos mongóis) para melhorar sua movimentação pelo mapa e o seu controle de área.
Além disso, cada player board possui um poder variado diferente para dar aquela mexida na partida. Os jogadores recebem objetivos secretos além de poderem pontuar por objetivos abertos se conseguirem seus requisitos primeiro.
Quando o marcador de lotação na trilha do Kurultai chega na marcação do número de jogadores ativa-se o fim do jogo. No fim, aquele que tiver mais votos é o vencedor e será nomeado o novo Khan (assim que Gengis bater as botas é claro).
É ESSE O JOGO COM COMPONENTES RUINS DAQUELA EDITORA DE BRINQUEDOS?
Vamos deixar bem claro uma coisa logo de inicio. O jogo não está com uma qualidade tão ruim assim!
Edit. Reiterando, não está ruim pra mim. Se quer algo com qualidade superior, nem continue. Não sou e nem fui patrocinado. Esta aqui é minha visão parcial, sim parcial, você leu certo).
Edit 2. Só pra esclarecer mais que este é um jogo de tabuleiro com mecânicas de jogo moderno, mas feito pro mercado de massa por uma Editora com este publico alvo. Se você não liga pra isso e só quer ter um jogo legal, seja feliz.
Pronto, vou pontuar tudo o que pode desagradar os hobbistas, gourmets, sommelieres, alecrins e todos os demais arquétipos.
Primeiro, é incrivelmente louvável o que a Estrela fez com esse jogo, o número de componentes é alto e todos com uma boa qualidade.
O tabuleiro pode parecer fino, mas ele parecer ter uma resistência boa. "Ah William, o manual tá azul. Queria Colorido!". Vou dar uma de Gloria Pires nessa fala aqui.
Numa breve comparação, vemos aqui os tabuleiros dos jogadores. A primeira de cima pra baixo é a do jogo Newton e sua gramatura, no meio o fino (e decepcionante) tabuleiro do Hellboy (jogo que veio inicialmente a 500,00 reais e comprei rindo - fan é fogo) e o do Herdeiros. Vejam que o mesmo não é fino. Ele é resistente, mas assim como todo papelão, se quiser fazer teste de bending brutal (entortar) ele vai ceder. Mas sim, ele está numa qualidade muito boa para o padrão Estrela.
Os tokens tem uma resistência ao tirar do punchboard, mas mesmo os que fiz com um pouco de brutalidade não houveram rasgos. A espessura tb está okay.
"Ah William, mas os tokens de tributo não estão centralizados". Sim, não estão, mas todos estão descentralizados e a imagem não é cortada, portanto se houvesse um centralizado e os demais errados ai seria um erro e complicação muito grave.
Edit. Reforçando, observe a imagem do Yurt mais abaixo, apesar de descentralizado a imagem não fica cortada.
O único que senti mais dificuldade foram o das melhorias, pois ele é bem grande, sugiro cortar na divisão pois assim fica com dois punchboards pequenos e dá pra destacar melhor.
"Ah William, percebi que o verso da melhoria aponta pra cima, mas quando eu viro a imagem tá de cabeça pra baixo". É só você desvirar. Co2 Segunda Chance nas cartas de objetivos da ONU também tem esse problema de flip.
"Ah William, os componentes ficam com uma rebarba feia, assim dá pra marcar o componente/carta". Primeiro, sim. Fica uma rebarba, se você tem tok pode retirar um a um de cada token pra ficar tudo certinho. Eu não fiz e nem vou fazer isso. Sabe porque não dá pra marcar os componentes? Porque todos ficam com rebarbinha pequenina e se você conseguir memorizar tudo Rain Man, você é incrível.
"Ah William, as cartas são de destacar, isso é um absurdo. Em pleno século 21, um jogo custar esse preço de R$ 150 reais e vir com cartas pra destacar". Sim, este talvez seja um dos pontos baixo. A carta é fina para os padrões atuais, meio esquisita. Mas olha ai em cima.
A esquerda (de cima, pois a imagem flipou ao vir pra cá) é a carta destacável do Herdeiros a de baixo é uma carta do jogo da Estrela Pokémon Mestre dos Treinadores (lançado por volta dos anos 2000). A finura é quase a mesma, a do Pokémon é ligeiramente mais rígida.
Edit. O que pode demonstrar que cartas não é uma preocupação da Estrela desde os anos 2000.
E sabe o que me leva a pensar uma coisa. Ou Alguém destacava todas estas cartas manualmente antigamente, ou era feita por alguma máquina.
As cartas no Herdeiros do Khan são embaralhadas somente no inicio do jogo. 4 objetivos ficam abertos, os jogadores olham duas e ficam com a outra e é só.
É só sleevar se tem tanto medo assim de estragar. Utilizei o Sleeve USA (bem eu acho, até porque meus sleeves deram uma misturada), e ficou sobrando só um pouquinho na lateral.
Só vai estragar mesmo se além do Bending Brutal, você for adepto do Embaralhar Brutal.
Teriam pessoas que mesmo que a carta fosse de boa qualidade não iriam sleevar devido ao baixo manuseio.
Por fim os peões e fichas plásticas, bem, são peões e fichas plásticas, não tem muito o que dizer. Minha cópia veio com dois verdes, o porque nunca saberemos.
Edit. E descobri, o poder da Altani te permite usar dois peões no tabuleiro.
E POR QUE EU TENHO HERDEIROS DO KHAN - PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Isso tudo aqui, com uma dose de brincadeira é claro, é pra mostrar que os ataques ao jogo é injustificável. A Estrela (por mais que digam sobre divida, qualidade de maquinário e afins) realmente entregou algo com uma boa qualidade.
Leiam novamente, uma boa qualidade.
Edit. Se sentiu ofendido ou enganado por eu usar o termo "boa qualidade" (pra mim)? Tá, deixa eu pensar...Aceitável?...É talvez pros mais exigentes seria qualidade aceitável. Nem "aceitável". É...então passa longe.
Não é uma "porcaria" como muitos podem achar ou estejam falando. Também não vá esperando uma qualidade ótima ou excelente, é uma qualidade honesta, mesmo que receba o nome Premium.
Para o consumidor normal, que irá juntar dinheiro, apertar o orçamento e dar/comprar esse jogo de presente no Natal ou aniversário é uma compra Premium (O termo é relacionado ao estilo de jogo diferente de tudo o que possa ter encontrado no mercado de massa).
Edit. E sobre o preço. Lembram daqueles refrigerantes que tinha preço sugerido de 0,99 e a mercearia cobrava 1,99? Normal algo custar no lançamento mais caro, e normal também sempre se buscar algo por um preço melhor. Mas como digo nos comentários não achei 150 reais caro pra mim. E pro mercado de Massa, releia acima.
Minha caixa veio meio "machucada", o que já seria de pedir devoluções e reposições em um jogo mais caro e entendo muito bem.
Não precisam chover de comentários falando sobre isso ou questões de qualidade.
E por favor, os designers não precisam de falas piedosas tipo "vou comprar pra ajudar". Não. Comprem ou Deem por que acham que é um bom jogo a um preço justo.
E lembrem-se, nem todo jogo é para todo mundo. Talvez este não seja um jogo pra você ou talvez seja e esteja com medo por conta dos componentes. Tudo neste mundo é subjetivo.
Fiz uma partida teste, para poder pegar as dinâmicas e conceitos do jogo. Eu contra eu mesmo e sim, perdi. E sim, Ganhei! Preciso de mais partidas e com números diversos de jogadores, mas isso aqui é minhas Impressões e mesmo jogando comigo mesmo, foi bem divertido e pensativo.
O Porque Eu o Tenho é simples, é um bom jogo de Pick and Delivery. Tenho o Orla Exterior e sei que entre ele e o Herdeiros, talvez eu jogue mais o Herdeiros pois me parece um pouco mais fácil de ensinar, preparar e jogar com pessoas novas no Hobby. Realmente sinto isso.
Desde que vi o jogo no gameplay do After Match, eu o quis. Junto com o Brazil, ele se tornou meu hype pessoal para este ano, vindo ou não pela Estrela eu o iria comprar.
Lucas Ribeiro iniciou esse projeto, juntou-se ao Rodrigo Rego e entregaram um jogo bom, gostoso de jogar. Foram 6 anos de desenvolvimento.
Sempre pensei em fazer um jogo Pick And Delivery e Herdeiros tem tudo o que espero de um jogo.
Ele é um jogo rápido, mas o gatilho de fim de jogo é dependente das ações dos jogadores, então pode durar conforme os jogadores busquem os votos ou não.
Regras sucintas, mas com um planejamento estratégico bom.
(ficam algumas dúvidas que irei procurar tirar com eles,
1 - posso saquear ou coletar como primeira ação e ignorar o movimento?
2 - ao chegar num ponto duplo posso parar em qualquer um dos dois pontos? E ao sair eu conto o outro ou saio direto?)
Então, se você procura um jogo leve pro médio, com doses estratégicas na medida, pegar e entregar, um controle de área maroto, um preço legal e componentes com uma boa qualidade, mas com as ressalvas acima, o encontrou.
Ele se chama Herdeiros do Khan de Lucas Ribeiro e Rodrigo Rego.