Post Original: https://www.boardseyeview.net/post/gone-fishing
Sempre estou ansioso por aprender jogos da Happy Baobab, tendo tido boas experiências com as suas propostas no passado. E embora o meu filho tenha agora dez anos, ele ainda é bastante jovem por dentro para desfrutar de um bom jogo infantil.
Gone Fishing, de Ehail com arte de Sylvain Aublin e Ian Parovel é exatamente isso: um simples jogo de destreza com um pouco de manipulação de mercado e muita diversão no meio.
Depois de montarem, os jogadores concordam sobre qual a forma da rede de pesca a utilizar para essa partida. É feito um sorteio onde o sorteador espalha as cinco cores dos peixes na mesa. Ao longo de quatro turnos, cada jogador faz sua rodada, primeiro movendo um peixe para onde quiser, depois utilizando a rede para capturar o maior número possível de peixes em segurança. Se algum peixe for tocado pela rede, o jogador só apanha um peixe neste turno, senão ele pega todos os peixes dentro da rede: e lembre-se, tem apenas quatro rodadas no jogo, por isso tenha cuidado!
A partir da sua captura, o jogador escolhe um peixe para adicionar ao mercado, aumentando o valor dessa cor, o que obviamente lhe dá menos um peixe nesta cor. Repita isto quatro vezes e marque: cada peixe vale o seu valor como mostrado no quadro do mercado e, para um pouco de diversão extra, os jogadores deixam cair todos os seus peixes para ver se algum " cai em pé" na mesa para alguns pontos de bónus.
Não vou fingir que há aqui uma estratégia profunda, mas há decisões que nadam ao lado do elemento básico de destreza de apanhar o maior número possível de peixes sem tocar nos outros. Estar ciente das cores que os adversários têm ou não têm é fundamental para maximizar o valor da sua rede sem aumentar a deles. Achamos que há uma ligeira vantagem jogar por último na ordem, porque pode ver o que os outros fizeram e que peixes são mais valiosos.
As quatro redes de formas diferentes apresentam cada uma o seu próprio desafio, tal como a regra de arrastar o laço para o seu navio, o que pode ser bastante difícil de fazer sem acertar outros peixes ou perder algum da sua captura. Embora deixar cair o seu peixe seja divertido, raramente os pontos de bônus fazem a diferença. A contagem dos pontos é um bom exercício de multiplicação e adição básica para pequenos.
Com o seu peixe colorido e componentes robustos, Gone Fishing é um grande jogo para a família e as crianças por si só, também pode ser necessário um adulto para arbitrar quaisquer discussão que digam "Eu não toquei naquele peixe!" (Fizemos uma regra caseira de que qualquer peixe disputado era dado ao próximo jogador). O curto tempo de jogo deve mantê-lo interessante e a beleza dos componentes atrairá os seus filhos para a mesa de jogo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por Kaique Viera
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.