Joguei Rallyman GT algumas vezes, na modalidade GT 4, e reparei um ponto que me incomodou do ponto de vista temático:
Estando na mais alta velocidade (4ª marcha neste caso) em meio a uma longa reta qualquer, me pareceu ser mais vantajoso (1) 'brecar' o carro no início do movimento (passar da 4ª para a 1ª marcha) e terminá-lo novamente na marcha mais alta, do que simplesmente (2) se manter na mesma velocidade alta até o fim do movimento. Nos dois casos, todos os dados brancos são usados.
O caso 1, apesar de ser totalmente bizarro do ponto de vista temático (imagine um carro de corrida freando e acelerando loucamente no meio de uma reta), é mais eficiente do ponto de vista mecânico do jogo, pois conseguimos usar mais dados para o movimento (obviamente você correrá mais risco fazendo isso, já que também usará os dados vermelhos de freio, mas novamente a questão aqui é a coerência temática do movimento do carro);
O caso 2 é bastante coerente tematicamente porque você mantém o pé em baixo no acelerador até o fim do movimento, porém é menos eficiente do ponto de vista mecânico porque você terá menos dados para usar no movimento;
Isso é assim mesmo ou foi uma impressão totalmente equivocada que eu tive do jogo?
Também não sei se consegui ser suficientemente claro na explicação.
Acredito que o mesmo ocorra também nas outras modalidades GT5 e GT6.