Post Original: https://www.boardseyeview.net/post/die-hard-the-nakatomi-heist-board-game
O filme de 1988 em que este jogo se baseia tem sido certamente a causa de muitos argumentos inflamados: deveria o filme Duro de Matar ser considerado como "um filme de Natal?"

.
Advertência!! Se ainda não viram o filme, este artigo será definitivamente um desmancha-prazeres para sua experiência. Este é um jogo de 2-4 jogadores, concebido por Sean Fletcher e Patrick Marino, onde 1-3 jogadores cooperam como os ladrões liderados pelo vilão Hans Gruber tentando roubar 640 milhões de dólares do Nakatomi Plaza e depois explodindo a cobertura do edifício com todos os reféns no topo, incluindo a mulher do herói! Entretanto, 1 jogador irá fazer o papel do mocinho, o polícia inteligente de Nova Iorque, John McClane (Bruce Willis), que por acaso está no lugar errado na hora errada tentando acabar com os planos de Hans Gruber, resgatando os reféns e salvando o dia.
Como todos os grandes filmes, o tabuleiro está dividido em três atos, sendo que cada ato revela a parte seguinte da história. John McClane e os ladrões têm todos os seus próprios objetivos durante cada ato, com o terceiro ato a definir o cenário para o confronto final. O jogador que interpreta John McClane tem o seu próprio baralho para cada ato, e pode adicionar cartas ao seu baralho a partir de atos anteriores, dando a John mais escolhas de ações, porém o baralho de John é também um temporizador: se o seu baralho acabar, John morre e os vilões ganham! John precisa sobreviver aos três atos, completar os seus objetivos em cada ato e depois empurrar Hans Gruber pela janela no ato final (spoiler)!
John tira cinco cartas durante o seu turno e se alguma vez chegar a duas cartas na sua mão, tem de se desfazer dessas cartas e voltar a tirar até cinco. Apenas cartas jogadas podem ser adicionadas ao ato seguinte, não podendo ser as cartas de John descartadas ou não utilizadas. Os ladrões têm o seu próprio baralho e retiram três cartas cada um, e descartam uma para desbloquear os seis níveis da fechadura para o cofre Nakatomi e depois colocam explosivos no ato final para explodir a cobertura. Eles não podem falar uns com os outros quando escolhem as cartas para jogar e Hans Gruber que decide como realizar as ações. Os ladrões podem discutir as ações depois que todas as cartas forem reveladas simultaneamente com a carta escolhida por John.

Estas cartas podem mostrar uma série de ações desde movimento, luta com um soco ou tiro, ou, para John, também ser capaz de se infiltrar sem ser detectado e recuperar as cartas. Os ladrões têm de abrir o cofre usando as suas cartas, o que significa converter números aleatórios de cartas até que todas as fechaduras estejam abertas e possam mover-se para a fechadura seguinte. Se John terminar os seus objetivos e chegar ao local da meta, o ato termina e começa o próximo ato. Se John matar qualquer um dos ladrões, eles podem renunciar às suas ações para trazer de volta outro ladrão, mas não podem fazer mais nenhuma ação. Matar um ladrão ou ferir John depende de um rolar de dados ser superior ao valor da carta de ação. Os ladrões não precisam completar os seus objetivos de ações pois estes apenas lhes dão um bônus, mas John tem de completar os seus objetivos de ações para avançar para a fase seguinte.
Este jogo é extremamente temático. É muito fácil de configurar a cada rodada e os gráficos são bastante simples com muitos personagens de silhueta em vez de imagens do filme, provavelmente devido a uma questão de direitos, mas é um estilo eficaz. É bastante fácil compreender o que os jogadores estão fazendo e as ações são muito claras, e eu acho que este jogo é melhor e mais divertido com quatro jogadores.
Será que
Die Hard: The Nakatomi Heist Board Game tem potencial para ser jogado de novo? Bem, o filme ainda empolga com a repetição. Talvez, tal como o filme, queira fazer este jogo ir para mesa uma vez por ano na época do Natal, e sem dúvida que aguçará o seu apetite para ver o filme e as suas sequências mais uma vez. Claro, o jogo pode ser um pouco repetitivo na medida em que os objetivos de John não mudam, embora a ordem possa sempre variar. Como o famoso herói exclama, "Como pode a mesma m*** acontecer duas vezes com o mesmo cara"? Bem, com este jogo pode certamente acontecer e talvez, se for fã dos filmes, possa ficar contente por isso.
(Review by Andy Solanky)
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por Kaique Vieira
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.