Esta é a parte 2, acesse a parte 1 no link abaixo para entender a caracterização dos dados e da análise
http://www.ludopedia.com.br/topico/48014/jogos-de-tabuleiro-no-brasil-2015-2020-parte-1
Análise das editoras
Nos próximos tópicos serão apresentadas análises das editoras nacionais que lançaram jogos no Brasil entre 2015 e 2020. Muitas das editoras que aparecem nas análises, muito provavelmente, já não estão mais atuando no mercado.
Total de jogos por editora entre 2015 e 2020
Dados considerados: Total de jogos de “lançamentos nacionais” classificados como “board game”, “jogo base”, “lançado” por ano entre 2015 e 2020. Editoras nacionais que lançaram os jogos. Considerado apenas a primeira editora nacional que aparece no cadastro do jogo (alguns jogos tem mais de uma editora nacional).
Figura 13 – Total de jogos lançados por editora entre 2015 e 2020
Foram identificadas 103 editoras diferentes, mas são apresentadas apenas as 25 editoras com mais lançamentos nacionais no período.
Galápagos com mais que o dobro de jogos da segunda colocada Devir Brasil. Estrela, Grow e Copag são grandes empresas (acredito que todas as três inclusive são indústrias, ou seja, fabricam seus jogos, diferente da maioria das outras editoras) que tem públicos específicos e digamos que atuam “numa realidade diferente das outras editoras”.
Conclave Editora, Mandala Jogos, PaperGames, Meeple BR Jogos, Ludofy Creative vem na sequência (lembrando que a Mandala e Ludofy estão dentro da Grok Games, mas no cadastro dos jogos aparecem isoladamente).
1.2. Jogos lançados por editora por ano
Dados considerados: Jogos lançados por ano pelas cinco editoras com mais jogos lançados no Brasil.
Figura 14 – Jogos lançados entre 2015 e 2020 pelas cinco editoras com mais lançamentos
Observa-se o nítido aumento de lançamento pela editora Galápagos a partir de 2019, ano no qual praticamente quadruplicou o número de jogos lançados em relação ao mês anterior. Este comportamento ocorreu em função da empresa ter sido adquirida por um grande grupo internacional do mercado de jogos de tabuleiro.
As editoras Estrela e Grow Jogos e Brinquedos atuam num ramo específico, atingindo o chamado “mercado de massa” (lojas de brinquedos, lojas de departamentos, supermercado, etc.), principalmente com jogos voltados ao público infantil.
As editoras Devir Brasil e Conclave Editora (juntamente com a Galápagos) se enquadram em maior medida no segmento dos chamados “jogos de tabuleiro modernos” (considere a definição que desejar para este termo).
É nítido que a editora Galápagos está em outro patamar em relação ao número de lançamentos, inclusive se comparada as editoras do “mercado de massa”.
1.3. Jogos entre os 100 primeiros do ranking Ludopedia
Dados considerados: Posição entre os 100 primeiros jogos do ranking Ludopedia por editora nacional. Relembrando que esta informação é dinâmica, e pode se alterar a todo momento.
Figura 15 – Jogos entre os 100 primeiros colocados do ranking Ludopedia por editora
Inicialmente é válido mencionar que existem vários jogos não lançados no Brasil que estão entre as 100 primeiras posições e não constaram nessa análise já que toda ela se baseia no cenário nacional.
No total são 17 editoras nacionais com jogos entre os 100 primeiros, sendo dominado pela editora Galápagos com 19 jogos entre eles, seguido pela Devir Brasil, Meeple BR jogos e Conclave Editora.
Uma curiosidade fica por conta da editora Grow Jogos, que normalmente atua majoritariamente no segmento de “jogos de massa/jogos brinquedos”, mas que aparece em três oportunidades no ranking em função de três jogos caracterizados como “jogos modernos”.
1.4. Notas por editora
Dados considerados: Notas médias por jogo por editora ao longo do período 2015-2020 das 20 editoras com mais jogos lançados (excluiu-se as editoras Kiwi jogos e NIG Brinquedos porque não apresentavam nota média). Foi realizada uma média aritmética simples das notas médias.
Figura 16 – Média das notas médias por editora
Lembrando que, aparentemente, as notas médias na Ludopedia considera todas as notas dadas pelos usuários. As diferenças entre a média das notas médias por editora são pequenas. Mitra tem a maior média das notas médias, seguida por Kronos Games e Meeple BR Jogos.
Figura 17 – Média das notas rank por editora
Na Ludopedia a Nota Rank é atribuída utilizando-se de inferência bayesiana afim de evitar vieses. Nesta situação há alguma alteração em relação ao gráfico anterior, tendo a Meeple BR Jogos, Ludofy Creative e Conclave editora com as maiores médias de nota Rank no período.
Editoras e os indicativos dos jogos
Dados considerados: Todo usuário da Ludopedia tem disponível cinco indicativos no jogos para utilizar: Tenho, Quero, Tive, Favorito, e Joguei. Obteve-se esta informação para cada jogo e agrupou-se por editora. É válido lembrar que esta é uma informação dinâmica, logo o que foi obtido no momento da compilação pode estar diferente de outros momentos no tempo.
Será apresentado para quatro dos indicativos (Quero, Tive, Favorito e Joguei) os números totais absolutos por editora, e também a média destes parâmetros em relação ao número de jogos que a editora lançou. Por exemplo, no total uma editora qualquer tem 10 indicações de “Quero” em seus jogos, e esta editora lançou 2 jogos no Brasil, logo a média Quero/Jogo será 5 (10/2).
Figura 18 – Total absoluto de “Favorito” por editora
A editora Galápagos tem quase o triplo de indicativos de “Favorito” em relação a segunda colocada Devir Brasil, provavelmente em função da maior quantidade de jogos lançados pela editora. Em terceiro aparece a Conclave Editora, e na sequência Meeple BR Jogos e Mandala Jogos muito próximas.
Figura 19 – Média Favorito/Jogo Lançado por editora
Considerando a média (total de “Favorito” dividido pelo número de jogos lançados) a editora Gigante Jogos se destaca muito a frente da segunda colocada Meeple Br jogos. A editora Gigante jogos tem apenas dois jogos lançados no período 2015-2020 e não aparece entre as editoras com mais jogos lançados no Brasil.
Figura 20 – Total absoluto de “Joguei” por editora
Novamente a editora Galápagos lidera com grande diferença para segunda colocada (Devir Brasil) no indicativo “Joguei”, provavelmente em função da maior quantidade de jogos lançados.
Comparando os números absolutos de “Joguei” com de “Favorito”, entre as cinco primeiras posições ocorreu apenas uma alteração, com a editora PaperGames tomando o lugar da editora Meeple BR jogos.
Figura 21 – Média Joguei/Jogo Lançado por editora
Gigante jogos lidera com a média 971 Joguei/Jogo Lançado, seguido por Fire On Board Jogos e Across the Board. Todas estas editoras não aparecem entre as editoras com mais jogos lançados no Brasil, tendo respectivamente 2, 7 e 3 jogos lançados.
Entre as que tem mais jogos lançados a PaperGames ocupa a quarta colocação seguida pela Meeple BR Jogos em quinto.
Figura 22 – Total absoluto de “Quero” por editora
Em números absolutos a editora Galápagos tem mais indicativos de “Quero” (novamente, provavelmente em função de seu maior volume de jogos), seguido por Devir Brasil e Conclave Editora.
Aparentemente há uma boa aderência entre o número absoluto de indicativos “Quero” e o número de jogos lançados, excetuando-se as editoras Estrela e Copag que atuam no mercado de “jogos de massa/jogos brinquedos” e não apareceram aqui. Além disso, as editoras Fire on Board Jogos, Mosaico Jogos, Flick Game Studio, Across the Board, Bucaneiros Jogos, e Gigante Jogos não estão entre as 25 editoras que lançaram mais jogos, mas estão entre 20 com mais indicativos de “Quero”.