A primeira pergunta que vem à minha mente quando penso nesse jogo é: Por que ele é tão pouco falado? Acho estranho esse fato, pois ele é bonito, bem produzido, fica maravilhoso na mesa (bem vistoso mesmo sabe?), as mecânicas são muito bem aproveitadas nele, setup variado, o jogo acontece no espaço, sei lá o que mais, tem muita coisa de legal nesse jogo. Eu realmente amo esse “trenzin”.
Falando um pouco da ficha técnica dele, é um jogo para 2 a 4 jogadores, dura cerca de 90 minutos, criado pelo Vladimír Suchý, veio pela Devir e pelo que vem na caixa acho um preço excelente. Esse é um jogo de média complexidade (nota 3.34 no BGG), que agrada a todos, talvez os mais novos no hobby tenham estranhamento com ele.
Beleza, até agora só falei do óbvio, o que eu posso trazer da experiência desse jogo? Vamos lá, o primeiro que me encanta nesse jogo é o esquema de seleção de trabalhadores, que são dados, e a sorte não será um problema para os seus planos. Existe um tabuleiro exclusivo para a seleção, sendo que possui um tracker e duas trilhas, onde uma determina a ordem dos jogadores e a outra a quantidade de cubos de engenharia que cada um irá receber. O tracker determina se um jogador irá ser punido ou beneficiado ao escolher um dado.

Vamos esclarecer como funciona, primeiramente se rola 7 ou 9 dados, dependendo do númerode jogadores, e os ordena nesse tabuleiro do menor para o maior ao longo do tracker, identifica o dado mediano dessa sequência e se coloca um marcador próximo a esse dado. Aí a mágica acontece, de acordo com a trilha de ordem de jogo, os jogadores vão selecionando o seus trabalhadores até possuírem 2 dados, ao selecionar o dado dependendo da posição dele em relação ao marcador do tracker ele irá movimentar seu marcador nas trilhas para uma posição melhor ou pior. Em suma, quanto maior o dado que você pegar, terá que escolher pegar menos dados de engenharia ou jogar numa pior posição no próximo turno e vice e versa. Essa mecânica pra mim foi amor à primeira vista, ele traz uma profundidade no planejamento do jogo que é uma pitada de amor e alegria. Porém isso não quer dizer que as ações são possíveis com dados de valores altos (sendo que o jogo possibilita formas de alterar o valor dos dados), pelo contrário, as ações são balanceadas em todos os valores, porém você precisará de todos os valores de dados para ter um bom desempenho no jogo.

Bom meus consagrados, falei muito sobre as seleção de trabalhadores, só tem isso no jogo? Com toda certeza, não! Outra coisa que muito me agrada é que em Pulsar você pode assumir diversos caminhos para conquistar a vitória no fim do jogo, você pode explorar a galáxia e colocar diversos pulsares por ela, desenvolver seu QG, correr atrás dos objetivos gerais, explorar as novas tecnologias, construir transmissores ou até mesmo fazer tudo isso em diferentes escalas. O jogo te apresenta uma infinidade de possibilidades para escalonar sua estratégia, além de que o jogo vem com muitos componentes para que o setup seja diferente cada vez que for jogar, além de que todos os componentes são dupla face, ou seja realmente tem muitas possibilidade Pulsar 2849.

Meu objetivo não é explicar cada possibilidade do jogo, mas sim passar a sensação que nos traz. Após o setup pronto, a sua mente começa a borbulhar e pensar qual caminho irá te render mais pontos, não existe um script, não existe caminho mais vantajoso, simplesmente jogue seu melhor e busque a maior pontuação. É muito satisfatório ver seu planejamento dando certo e a pontuação subindo de forma astronômica. O tabuleiro sempre recompensa quem planeja bem e se adapta às novas situações que aparecem, pois algumas ações são concorrentes entre os jogadores e os trabalhadores também. A partida é dinâmica e depois de acostumar com a iconografia o jogo anda rápido.
Dura 8 turnos, o que pra mim é o tempo certo para o jogo não ficar longo demais e nem o curto o suficiente para dar aquela sensação de: “ não deu tempo de fazer nada”, que o Uwe é especialista. Além disso tudo, podemos considerar o jogo assimétrico, pois cada jogador começa em um ponto da galáxia e cada QG é diferente. O que mais posso dizer? É um deleite de experiência esse jogo.
Se pudesse dar uma dica da vitória é: sempre tentar fazer uma ação extra em cada turno. É possível uma vez por turno usar o dado vermelho para ter uma ação extra, e são inúmeras formas de conseguir esse dado, a mais comum é usar 4 dados de engenharia para copiar um dado que sobrou na tracker. Assim você poderá em 8 turnos 24 ações em vez de 16, é uma vantagem absurda em relação aos outros jogadores, então sempre tente ter isso em mente, talvez não consiga as 24, mas quanto mais próximo disso melhor.
Para finalizar, ele traz aquela sensação de quero mais, você acaba o jogo e já quer começar outra partida, no meu caso eu sempre lembro que tenho um filho de 1 ano e o sono é crucial para sobrevivência desse trabalhador que vos fala. Então é isso, me diga se gostou da resenha, se já jogou, se discorda ou não de mim. Muito obrigado por ter lido esse texto até aqui e até próxima meus consagrados.