doomstrider::não sei quanto às regras, mas o título ali está escrito em japonês: ワン ナイト (wan naito - one night) 人狼 (Jinrō - lobisomem)
Obrigado (ou arigatô rs)!
yuripastore::tpcordeiro::Lobisomem - "Você pode ver as cartas do cemitério." Bruxa - "Pode ver a carta de outro jogador." Vampiro - "Pode trocar esta carta..."
O Lobisomem obtém sua vantagem principalmente olhando as cartas do centro e descobrindo quem ele pode blefar e dizer que é.
Ex: caso uma das cartas com ação esteja no cemitério, o mesmo pode fingir ser ela e com todo o embasamento dizer e desdizer alguém a seu prazer.
Sendo assim para o lobisomem seria inviável não olhá-las, ou não saber quem é seu parceiro.
Outro ponto para ele é, que caso não haja um lobisomem parceiro (em casos de 2 lobisomens no jogo) entre as pessoas da mesa e também não esteja no cemitério o lobisomem deve focar seus esforços em descobrir quem é o caçador e mata-lo pois certamente seu parceiro estará lá fazendo com que ele perca o jogo.
A Bruxa por sua vez, não teria utilidade caso não olhasse a carta de alguém, ela normalmente é a pessoa que começa a falar e abre a rodada de acusações.
Já o Vampiro ele pode ou não trocar as cartas, para pessoas que preferem jogar de aldeão é uma escolha valida não trocar. pois o suspense entre os lobisomens permanece.
Com relação ao lobisomem e a bruxa ok, realmente a utilidade deles existe somente qdo eles fazem sua ação, mas talvez, com jogadores mais experientes, alguém queira "se desafiar" ao ser o lobisomem e tentar ganhar não olhando o cemitério por exemplo.
Com relação ao vampiro, agora q eu reli o manual e percebi q o "deve" se refere à ele abrir os olhos, mas está escrito q ele
pode trocar a carta, então essa regra confere tanto na carta qto no manual.
doomstrider::Explique a todos os jogadores após decorar suas cartas todos devem coloca-las na mesa e não mexer mais até a hora da revelação(não olhando de maneira nenhuma durante o jogo).
Não entendi de onde vc confirmou q não se deve mexer na carta até a revelação.
doomstrider::O único defeito do manual é que ele não diz se o vampiro pode executar a ação da pessoa que trocou, onde caso tenha assumido um lobisomem ou um caçador o jogo poderia mudar drasticamente.
Eu entendo q ele não pode, pois senão estaria escrito, como ocorre na explicação do zumbi. Porém qdo o vampiro troca a carta 3 possibilidades podem acontecer, se ele não usar a habilidade:
1-Ele vira múmia ou esqueleto.
2-Ele pega uma carta q o faz continuar sendo do time dos aldeões (oq ele já seria, sem precisar de troca) e sem poderes. Prejuízo pra ele.
3-Ele se torna um lobisomem, mas sem saber nem SE, e caso exista, QUEM é seu parceiro, e muito menos as cartas do cemitério. Prejuízo pra ele tb.
Ou seja, das 3 possibilidades, sem usar a habilidade nova, em duas o próprio jogador se prejudica diretamente. E mesmo na "possibilidade 1" há um certo prejuízo sim, pois o jogador q estava com a múmia/esqueleto vai continuar tentando fazer com q os outros votem nele, atrapalhando a tentativa do "ex vampiro" de querer ser morto tb.
Ou seja, me parece q nunca é vantagem o vampiro trocar sua carta, a não ser pelo "desafio".
doomstrider::E outro pênalti do manual é a parte que diz * A nova carta deve ser descartada em caso de adivinhação ou vampirismo. (basicamente joguei sempre ignorando essa parte do manual).
Não encontrei no meu manual parte alguma onde isso está escrito. O meu é o mesmo desse aqui:
https://www.ludopedia.com.br/jogo/one-night-werewolf-monster/anexos/106528
RFreitas::Esse deve ser o pior manual que já li. Sem exagero, após lê-lo inteiro, não consegui imaginar como o jogo flui.
Precisei procurar uns vídeos, e nem isso me deu muita noção. Eu ia precisar colocar na mesa para ver o que virava, se conseguia tocar a partida - mas isso foi cerca de um ano atrás e, com a pandemia, não rolou.
Talvez esse audio/video q eu fiz possa te facilitar, qdo vc conseguir jogá-lo
https://www.ludopedia.com.br/topico/47583/narrador-de-lobisomem-por-uma-noite-monstros