Rhapsody::
Eu concordo com sua visão mas discordo com muitas coisas.
Acho que a pessoa que usa mesmo aumentando o preço é burra demais. Asmodee aumentou de 4 pra 40? Larga o site, vai procurar outro meio, outra forma de jogar, outro site semelhante, enfim. Achar que estar preso a apenas uma forma de fazer as coisas é idiotice.
Tanto é que não uso Microsoft Windows faz uns 15 anos.
Caro Rhapsody
Eu também concordo em parte com o que você escreveu.
Isso porque, quando há opção, não tem problema algum uma empresa aumentar muito os preços do seu produto, porque se ele esse estiver muito caro, os consumidores podem passar a usar outro produto similar. Só que é aí que entre o problema, porque quando não há essa opção, a coisa é bem mais complicada, porque nessa caso não há para onde correr.
É claro que existem outras opções ao BGA, como TTS, Tabletopia, Boiteajeux, Steam, entre outros, mas se a coisa continuar assim, nesse ritmo, fico receoso que o Grupo Asmodee englobe as outras plataformas. Se ela fez isso com o BGA que a plataforma líder no segmento de board games online, porque não fazer isso com as outras também?
Isso sem falar, que nós podemos ter a situação da Asmodee usar todo o seu poder econômico para concentrar na sua plataforma única, todos os jogos produzidos pelas diversas editoras de board game do grupo. Nesse caso, para poder jogar os jogos que nós gostamos, todos teríamos de obrigatoriamente nos sujeitarmos aos preços da Asmodee. Imagina todo os jogos lançados pela Galápagos, num único local, mas que custa 10 ou 100 vezes mais para poder acessar.
Quanto ao seu exemplo do Windows, bom, computador não é muito a minha praia, então você me perdoe qualquer gafe. Assim sendo, minha preocupação é migrar para o MAC, minha impressora dar pau, e eu precisar correr para imprimir em uma lan house, e lá todas as máquinas só usarem Windows. Eu imagino que dê para usar um emulador, mas a máquina precisa ter esse emulador instalado, e normalmente as lan houses não te dão esse nível de liberdade. Além disso, se é para usar um emulador, só para garantir, então, pelo menos para mim, faz mais sentido usar o Windows direto. Mais uma vez destaco que, sou leigo no assunto, e, com toda a vênia aos amantes da informática, mas no meu caso, na minha opinião, o computador na verdade funciona como uma “máquina de escrever com esteróides”, com diversos outros recursos, e cuja a pesquisa para a composição dos textos é muito facilitada por conta da Internet.
Mas não e de computador que estamos falando e sim, da sombra sinistra que o crescimento da Asmodee vem projetando no mundo do board game. E isso me preocupa e preocupa muito. Pelo visto a Asmodee realmente está cada vez mais próxima de se tornar a Disney dos board games, e cada vez mais, eu me sinto vivendo nas páginas do Senhor dos Anéis, e para piorar, sem Gandalf, Frodo, Aragorn, Legolas, Gimli e o resto da rapaziada, para nos proteger da ameaça de Mordor, onde as sombras habitam.
Um forte abraço e boas jogatinas.
Iuri Buscácio