PARIS - PORQUE EU TENHO BOARD GAME !
PARIS
Designers Michael Kiesling e Wolfgang Kramer
Ano de Lançamento: 2020
Editora Original - Game Brewer
Editora Nacional - Grok.
Tempo - 90min +
Sejam bem vindos ao primeiro post escrito do Porque Eu Tenho Board Game. O motivo, bem... filmar e editar dá um pouco de trabalho, enquanto que digitar suas ideias e as editar é bem mais rápido. Aqui buscaremos ter um texto mais enxuto, não focando nos pormenores das regras, mas sim na experiência que nos leva ao Porque Eu Tenho!
E hoje vamos falar deste jogo que já é um dos meus favoritos. Paris, da dupla de designers Kiesling e Kramer.
Paris é essencialmente um jogo de controle e influência de área, isto é feito pela compra de edifícios/monumentos e a alocação de chaves (essa eu criei, será?!) em 6 distritos representando Paris.
O jogo dos experientes designers alemães, é descrito como um euro médio e possuidor de algumas camadas estratégicas.
Em entrevista para a SpielDigital, a representante da editora original Game Brewer, disse que o conceito do jogo já existia há algum tempo entre os Designers, a mudança de um tabuleiro convencional para a ideia final foi evoluindo progressivamente. No fim, os designers procuraram uma cidade que espelhasse o formato de tabuleiro de seis pontas (como uma estrela de seis pontas) e Paris foi uma das citadas e continuou-se o desenvolvimento temático por aí.
Ps. Até pode ser considerado um jogo abstrato, o tema de Paris está mais na ambientação do que na jogabilidade. É um Euro, e não um Eurotrash (com o perdão da nomenclatura).
Em Paris, somos empreendedores querendo adquirir os edifícios e monumentos e assim conseguir o máximo de influencia nos distritos. Uma luta por pontos de vitória.
O jogo possuiu uma jogabilidade fluida e rápida no inicio, mas que pode ter um pouco de Paralisia de Analise (AP) quando o tabuleiro estiver quase completo e for preciso analisar a situação de controle e otimizar melhor suas jogadas e avaliar as opções dos colegas.
Na sua vez o jogador vai obrigatoriamente "povoar" o tabuleiro com um tile de edifício e realizar uma Ação dentro das possíveis.
1. Colocar uma chave num banco ou Arco do Triunfo.
2. Mover uma chave para adquirir um edifício ou monumento.
3. Pegar uma ficha de fim de jogo (apenas se todos os tiles de edifício já foram colocados).
Alguns edifícios permitem andar na trilha de bônus (os de valores 1, 2 e 3) ou ganhar pontos de vitória (valor 8). Ao adquirir um edifício pela primeira vez, o jogador ganha recursos (usado para construir monumentos ou adquirir edifícios de valor 8) ou fichas de prestigio (usadas para ganhar pontos de vitória ao construir monumentos).
Trilha de Tiles Bônus
Na trilha bônus os jogadores podem adquirir tiles com recursos, chaves extras e condições de pontuações diferentes.
A pontuação de um distrito será com base nos Tiles de Pv. Estes podem ser postos pelo jogador que adicionar a quarta chave a um distrito, ao fazer isso ele pode colocar o Tile de Pv que ele quer em qualquer um dos distritos que ainda não tenha um tile. "Todo mundo esqueceu esse distrito aqui, então vai ser nele que eu vou botar!".
Posicionamento de Monumento e do Tile de PV
TEM HATE?!
Mesmo sendo um jogo elegante, tem ocorrido no Brasil e no exterior um pouco de Hate/ódio/aversão/desdém direcionado ao jogo. Seja por sua simplicidade, rejogabilidade ou o famigerado Tile 27 (1 PV por cada moeda) e sua possível estratégia vitoriosa, então deixa eu tocar nesse assunto primeiro.
Um jogo ter regras simples não o deixa em demérito de outros jogos mais elaborados, Paris consegue atingir um nível de observação do tabuleiro e dos colegas com muito pouco. Um jogo elegante, na minha opinião.
No quesito Rejogabilidade os próprios autores dão uma variante com um setup aleatório, onde os recursos são randomizados e os jogadores ignoram a localidade do distrito do tile (com algumas regras especificas de posicionamento). Isto acaba aumentando o fator estratégico e a rejogabilidade do jogo.
Em relação ao tile 27, pode ter sido um erro de design? Talvez. Acho difícil conseguir acumular muito dinheiro e conseguir ter influencia suficiente para uma pontuação nos distritos.
Nas duas partidas que tive os jogadores simplesmente ignoraram completamente o Tile 27, queriam o tile bônus de 8pts por monumento e o de tipos diferentes porque focaram nisso.
Se um jogador do seu grupo sempre fizer este tipo de estratégia quando jogarem Paris, todos vão se juntar e logo pular pro tile 17 e pegar o 27 só pra bloquear o colega. Por mais que seja um jogo com um vitorioso no fim, a experiência de todos na mesa é soberano. Diversão (com respeito) em primeiro lugar.
Pode ter acontecido que nos playtests os jogadores ignoravam o tile 27 e focavam mais no controle de áreas, em comprar edifícios e construir monumentos que são o core mechanic (basicamente, o coração) do jogo.
E POR QUE EU TENHO PARIS...
Os nomes Kramer e Kiesling são mais do que conhecidos no mundo dos boards games depois que você mergulha nesse oceano que é o mundo dos jogos de tabuleiro modernos. Individualmente já são autores consagrados e vencedores de prêmios internacionais incluindo o Spiel des Jahres. Só o Kramer tem 5 Spiels, dois deles em conjunto com o Kiesling (Tikal e Torres). Kiesling é autor do Azul, também vencedor do Spiel des Jahres.
Criadores de conteúdo internacionais como o Rahdo e nacionais como o After Match e o E ai Tem Jogo? Sempre falaram bem dos designers e deste jogo em especial. Então, porque não conhecer os designers pelo seu trabalho mais recente, e foi o que fiz.
Esta foi a minha primeira experiência com a dupla e eu simplesmente ADOREI o jogo, tive duas partidas com a namorada e os sogros (jogadores casuais) e eles adoraram o jogo (tanto pela beleza quanto pela estratégia). Queriam comprar edifícios e construir monumentos e brigar pelo controle dos distritos(o principal objetivo do jogo).
O jogo possui regras simples e fácil de ensinar (ainda que apareçam dúvidas simples no caminho, nada que compromete) e um manual com bastante exemplos.
Em resumo eu o tenho (e vai continuar na coleção), por ser um jogo elegante em suas regras e estratégia, um euro gostoso de jogar e com uma bela produção de arte e componentes.
P.s O Arco do Triunfo não me incomodou, mas foi colocado próximo aos monumentos no meio da partida, para observarem melhor uma área do tabuleiro. Talvez ele fique ali.