Olá editoras!
Primeiro de tudo: obrigado! Não é fácil fomentar esse hobby no Brasil e o apoio a lançamentos nacionais e internacionais é muito importante para nós.
Venho pedir uma coisa: comunicação. Já apoiei várias campanhas no Kickstarter e uma tendência das editoras lá é dar atualizações periódicas e/ou frequentes nas campanhas, com status de produção, envio, tradução e outros. É uma ótima prática porque engaja a comunidade, presta contas a quem investiu no projeto e demonstra respeito pelos apoiadores e infelizmente não tem sido comum em campanhas nacionais, como no Catarse. Já vi uma ser financiada e não receber atualização nem quando bateu a meta (!), outras ficando 3 meses sem novidade e isso não é bom pra ninguém.
Assim, minha sugestão é óbvia: contem o que está acontecendo e com certa frequência. Sei que algumas editoras são pequenas, enquanto outras tem várias equipes, mas dá pra encontrar um balanço legal para cada uma. Aqui listo várias ideias, com esforço crescente de dificuldade e espero que adotem uma (ou várias!):
- Pré-estabeleça uma periodicidade para atualizações: Só conseguem dar novidades a cada quinze dias ou mês? Tudo bem, deixem clara a frequência para que saibamos o que esperar e o que não esperar também!
- Falem mesmo quando há pouco a dizer: Não aconteceu nada desde a última postagem? Joia, diga que vocês ainda estão cuidando da produção/envio/etc...
- Espelhem as novidades da campanha original: Algumas campanhas são espelhos de campanhas internacionais, então postem uma atualização com o link para a atualização na campanha original, ou copiem de lá. Quem apoia no Catarse não recebe as atualizações do Kickstarter e também não consegue comentar na campanha original por não ser apoiador lá.
- Traduzam as novidades da campanha original: Se houver recurso, não só espelhem, mas traduzam o conteúdo!
- Deem detalhes sobre o processo atual: Escrevam sobre como está sendo fazer o design do insert, das miniaturas, como é a validação das impressões ou postem uma primeira versão do manual para pedir feedback, enfim, mostrem em que pé estão e deem detalhes para quem gosta.
Essas são só algumas sugestões, claro que há outras maneiras. O que me impressiona é que já houve casos em que mandei e-mail para a editora perguntando por novidades, me responderam, mas não postaram na página da campanha

, era só copiar e colar o texto que me enviaram!
Espero que isso algumas de vocês e que seja útil!
Atenciosamente,
Túlio
PS: O que descrevi aqui é baseado em minha experiência apoiando algumas campanhas, tanto de editoras grandes quanto pequenas. Pode não refletir a realidade da maioria, mas acredito que a mensagem tenha valor mesmo assim