Texto bem bacana!
Eu nunca cheguei a experimentar um automata composto por cartas de ações, só joguei modos solos que trabalham com adaptações nas regras. Notei que jogos coop (que eu não gosto) costumam ter versão solo e jogos Roll and Writer (que eu gosto) quase sempre têm. Tenho considerado uma atividade bem interessante para se fazer enquanto ouço podcasts ou assisto lives com discussões políticas, entrevistas ou notícias. Seguem algumas experiências minhas (não restritas as estas categorias):
- Dragon Castle: as regras fixas de ação da I. A., que seguem a última jogado do player, são simples e funcionam muito bem no modo solo. O jogo se torna um quebra-cabeça em que acabamos tentando estrangular a velocidade em que o jogo "consome" peças do tabuleiro. Gostei bastante e já joguei várias vezes. A tabela de classificação por pontos é desafiadora.
- Ex Libris: joguei só uma vez o modo solo, no nível fácil, e achei bem desafiador, ganhei, mas creio que no nível difícil seja BEM pouco provável de repetir o feito. Não sei ainda o quanto o desbalanceamento das peças especiais do jogo (placas específicas de biblioteca com ajudantes com poderes assimétricos) influenciam na experiência, mas irei testar para descobrir.
- Cartógrafos: praticamente a mesma experiência do modo multiplayer, com a única diferença que AP deixa de ser um problema hehehe. A adaptação no jogo se restringe a colocação das entradas de "ataque" trazidas pelas cartas de cilada. Já perdi a conta de quantas vezes joguei no modo solo. Vale destacar que com a expansão "Tábula rasa" (um mapa vazio que definimos as montanhas e ruínas com o uso de um dado D12 no início da partida) o jogo ganhou, graças a essa aleatoriedade, muito mais rejogabilidade (que já estava ficando limitada, uma vez que há poucas cartas de objetivo e eu tinha apenas dois tipos de mapas). A tabela de classificação no manual é bem desafiadora e dependendo das cartas de objetivo (saídas aleatoriamente), é difícil não ficar com pontos negativos (já que ao fim do jogo solo cada carta de objetivo desconta um tanto de pontos do resultado final), quiçá alcançar os 30pts ou mais da maior classificação.
- Plenus: um jogo muito agradável e fura-olho em multiplayer, é convertido numa corrida no modo solo. Infelizmente, neste modo, não há uma alternativa para quando se está mais para o fim do jogo, não se têm mais coringas disponíveis e se calha de nenhum dado poder ser usado. Com um limitado número de rodadas, perder rodas devido a azar nos dados é, simplesmente, um desastre. Ainda assim, é muito agradável de jogar, literalmente, seguindo a ameaça na caixa do jogo "Você não vai conseguir jogar apenas uma vez", tanto que eu nunca consigo jogar apenas uma partida no modo solo...aliás, outro que perdi a conta das vezes que me auto brindei. A tabela de classificação do manual também é bem desafiadora.
- Welcome to Lar Perfeito: com uma pequena diferença nas regras, o modo solo adiciona também uma corrida para concluir os objetivos, já que a carta "solo", misturada na metade inferior do baralho de compras, uma vez comprada reduzirá todos os objetivos para a pontuação de "segundos colocados". A possibilidade de comprar três cartas e combinar suas características como preferir (a numeração de uma carta com a categoria de uma das outras) as vezes gera pequenas confusões, mas nos geral é um jogo muito tranquilo. Só considero que faltou ao manual uma tabela de classificação.
- Avenue: a mesmíssima experiência do modo multiplayer, sem tirar nem por. Acho que valeria no modo solo algo a mais nas regras, talvez alguma limitação na quantidade de cartas cinzas ou mesmo levar pontos negativos por rotas ligando nos limites do mapa ou desconectada de um grupo mínimo de X segmentos. Outro jogo que peca em não trazer uma tabela de classificação.
- New Eden Project: a dupla Samanta Geraldini e Kevin Talarico não chegou a desenvolver um modo solo, mas eu estou desenvolvendo um pequeno grupo de adaptação nas regras e que nos testes feitos, tornou o jogo bem desafiador. Espero em breve poder disponibilizar o modo solo aqui na Ludopedia.
Agradeço os que tiveram paciência para ler e gostaria de conhecer a experiência de vocês!
Obs: Estou para testar o modo solo oficial ou não oficial dos seguintes jogos - Azul, Alhambra, Reef, Elder Sign, Gran Austria Hotel, Os Incríveis Parques de Miss Liz, Patchwork e Fungi.