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  3. Automas: partidas solo mais divertidas

Automas: partidas solo mais divertidas

  • avatar
    skip11/01/21 19:32
    avatar
    skip
    11/01/21 19:32
    6 mensagens MD

    OS AUTOMAS


    Mesmo que você não leve o jogo de tabuleiro como um hobby sério, uma partida pode ser divertida, ajudar você a desestressar e até mesmo ser uma forma de passar o tempo. Mas como jogar se os amigos não podem sair de casa? Jogar sozinho, claro. E não ache essa ideia estúpida sem conhecer os Automas. Automas são mecanismos para criar um oponente "inteligente" numa partida solo de um board game. Com a Pandemia, acabaram ficando populares porque permitem se manter em isolamento.
     
    Claro que o grande atrativo de um jogo de tabuleiro é a interação entre os jogadores. Mas em tempos de condições sanitárias adversas, um jogo pode ajudar você a matar o tempo sem comprometer o distanciamento físico e pode oferecer uma experiência mais agradável do que os aplicativos e sites que permitem jogar online.
     
    Eu andei jogando contra alguns destes oponentes. Existem basicamente 2 formas de automas: um baralho, onde você compra as cartas com as jogadas do seu adversário e os automas que fazem você seguir uma série de instruções fixas. O tipo de mecânica do seu jogo de tabuleiro favorece um tipo ou outro, mas em linhas gerais, sempre se pode ter um baralho com as jogadas do automa.
     
    Também existem jogos que já trazem um Automa pra jogar contra você. Projeto Gaia, por exemplo, traz um folheto de regras de 8 páginas e um deck de cartas especial, com 17 cartas de decisão e 7 facções.
     
    https://cf.geekdo-images.com/QiE_1ZOfGGt3eb3Ig-J-1A__imagepage/img/rCl86Pz7vZAaPmxeb6gDUk67f0o=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic3529281.jpg
     
    Um automa do War, por exemplo, usa as cartas 2,3 e 4 de um naipe vermelho e de um naipe preto. O objetivo dos adversários é destruir você e farão 2, 3 ou 4 ataques conforme a carta sorteada no começo do turno. O oponente vermelho começa, depois você e depois o oponente preto. Quando ganham uma batalha, ganham cartas e trocam exércitos normalmente. Seu objetivo não pode ser destruir os adversários. É simples, e desafiador ao mesmo tempo. Confesso que ainda não joguei esse porque não tenho mais o War na coleção.
     
    O Automa do Castles of Burgundy é uma série de instruções. Eu experimentei uma vez só e achei bem divertido. O jogo foi equilibrado até a fase E, quando consegui fechar uma área de 6 espaços e uma de 5 espaços, num misto de sorte (eu precisava de um 6 nas próximas 2 jogadas e ele saiu na primeira) e uso de trabalhadores no momento certo, saltando na frente e garantindo a vitória.
     
    https://cf.geekdo-images.com/4VSIGWftNfpf4enLX6oiXw__imagepage/img/tyhKyGWMrJmrvwlJVTlvLpeyJj4=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic919792.jpg
     
    O Automa do Dominion é bem gostoso de jogar. O automa compra dinheiro sempre que possível e pontos de vitória (menos a carta de 1 ponto) sempre que possível. Você joga normalmente. Achei que tinha perdido, mas no final, venci por 3 pontos.
     
    O Automa do Power Grid é uma expansão chamada The Robots, que vem com 6 adversários na forma de robôs, onde cada parte do robô tem uma regra para uma fase do turno. Cada robô é montado separadamente então as combinações são várias, abrindo possibilidades às vezes desafiadoras demais e às vezes simplórias demais, mas sempre divertidas.
     
    https://cf.geekdo-images.com/tFQoEuj0nLiaWLQPaaHgVQ__imagepage/img/0f7qczIMjtCxnSK6UPPv5JxVBPM=/fit-in/900x600/filters:no_upscale():strip_icc()/pic3260721.jpg

    Escolha seu automa e desafie-se.
     

    8
    0
    22
  • rmox
    125 mensagens MD
    avatar
    rmox11/01/21 19:40
    rmox » 11/01/21 19:40

    Eu joguei um modo solo do Azul que citaram no bgg como um possível modo automata, achei bem interessante, pra quem interessar é este aqui  https://boardgamegeek.com/thread/2445124/azul-solo-variant, ele foi explicado em português neste vídeo já publicado por aqui. (https://youtu.be/P4EqiUVmCq8)

    6
  • anjocaido
    1064 mensagens MD
    avatar
    anjocaido11/01/21 22:05
    anjocaido » 11/01/21 22:05

    Para mim o Automa tem que ser divertido assim como seria em uma partida multiplayer. Quanto menos burocrático for o Automa, melhor! Dos citados o Projeto Gaia é o que mais gostei solo. Esse é o meu atual top 10 melhores variantes solo: 
    1. Scythe
    2. Projeto Gaia
    3. Gugong
    4. Trajan (variante não oficial)
    5. Teotihuacan
    6. Rococo (a variante não oficial, a oficial ainda tenho que jogar mais)
    7. Lisboa
    8. Firenze (variante não oficial)
    9. Euphoria
    10. Wingspan

    9
  • educez
    1139 mensagens MD
    avatar
    educez11/01/21 22:25
    educez » 11/01/21 22:25

    O automa (não oficial) que mais gosto no momento é o do GWT (Garth). Funciona perfeitamente e tem várias dificuldades...

    5
  • Fabs
    216 mensagens MD
    avatar
    Fabs12/01/21 08:07
    Fabs » 12/01/21 08:07

    Rapaz, eu não fazia ideia de que essa expansão do Power grid acrescentava esse modo solo!
    Adorei conhecer um pouco mais sobre ela. Vou ficar de olho no mercado!

    Um abraço!

    3
  • agomes
    76 mensagens MD
    avatar
    agomes12/01/21 08:30
    agomes » 12/01/21 08:30

    E já que o papo é automa, alguém faça o favor de traduzir e trazer o modo automa Cracking the Code do Android Netrunner, kkkk. Parece ser muito top, com uma ideia de código rodando mesmo. 

    Segue link 
    https://boardgamegeek.com/thread/853642/cracking-the-code-solitaire-rules

    2
  • Conde_dl
    260 mensagens MD
    avatar
    Conde_dl12/01/21 15:23
    Conde_dl » 12/01/21 15:23

    Texto bem bacana!

    Eu nunca cheguei a experimentar um automata composto por cartas de ações, só joguei modos solos que trabalham com adaptações nas regras. Notei que jogos coop (que eu não gosto) costumam ter versão solo e jogos Roll and Writer (que eu gosto) quase sempre têm. Tenho considerado uma atividade bem interessante para se fazer enquanto ouço podcasts ou assisto lives com discussões políticas, entrevistas ou notícias. Seguem algumas experiências minhas (não restritas as estas categorias):

    - Dragon Castle: as regras fixas de ação da I. A., que seguem a última jogado do player, são simples e funcionam muito bem no modo solo. O jogo se torna um quebra-cabeça em que acabamos tentando estrangular a velocidade em que o jogo "consome" peças do tabuleiro. Gostei bastante e já joguei várias vezes. A tabela de classificação por pontos é desafiadora.

    - Ex Libris: joguei só uma vez o modo solo, no nível fácil, e achei bem desafiador, ganhei, mas creio que no nível difícil seja BEM pouco provável de repetir o feito. Não sei ainda o quanto o desbalanceamento das peças especiais do jogo (placas específicas de biblioteca com ajudantes com poderes assimétricos) influenciam na experiência, mas irei testar para descobrir.

    - Cartógrafos: praticamente a mesma experiência do modo multiplayer, com a única diferença que AP deixa de ser um problema hehehe. A adaptação no jogo se restringe a colocação das entradas de "ataque" trazidas pelas cartas de cilada. Já perdi a conta de quantas vezes joguei no modo solo. Vale destacar que com a expansão "Tábula rasa" (um mapa vazio que definimos as montanhas e ruínas com o uso de um dado D12 no início da partida) o jogo ganhou, graças a essa aleatoriedade, muito mais rejogabilidade (que já estava ficando limitada, uma vez que há poucas cartas de objetivo e eu tinha apenas dois tipos de mapas). A tabela de classificação no manual é bem desafiadora e dependendo das cartas de objetivo (saídas aleatoriamente),  é difícil não ficar com pontos negativos (já que ao fim do jogo solo cada carta de objetivo desconta um tanto de pontos do resultado final), quiçá alcançar os 30pts ou mais da maior classificação.

    - Plenus: um jogo muito agradável e fura-olho em multiplayer, é convertido numa corrida no modo solo. Infelizmente, neste modo, não há uma alternativa para quando se está mais para o fim do jogo, não se têm mais coringas disponíveis e se calha de nenhum dado poder ser usado. Com um limitado número de rodadas, perder rodas devido a azar nos dados é, simplesmente, um desastre. Ainda assim, é muito agradável de jogar, literalmente, seguindo a ameaça na caixa do jogo "Você não vai conseguir jogar apenas uma vez", tanto que eu nunca consigo jogar apenas uma partida no modo solo...aliás, outro que perdi a conta das vezes que me auto brindei. A tabela de classificação do manual também é bem desafiadora.

    - Welcome to Lar Perfeito: com uma pequena diferença nas regras, o modo solo adiciona também uma corrida para concluir os objetivos, já que a carta "solo", misturada na metade inferior do baralho de compras, uma vez comprada reduzirá todos os objetivos para a pontuação de "segundos colocados". A possibilidade de comprar três cartas e combinar suas características como preferir (a numeração de uma carta com a categoria de uma das outras) as vezes gera pequenas confusões, mas nos geral é um jogo muito tranquilo. Só considero que faltou ao manual uma tabela de classificação.

    - Avenue: a mesmíssima experiência do modo multiplayer, sem tirar nem por. Acho que valeria no modo solo algo a mais nas regras, talvez alguma limitação na quantidade de cartas cinzas ou mesmo levar pontos negativos por rotas ligando nos limites do mapa ou desconectada de um grupo mínimo de X segmentos. Outro jogo que peca em não trazer uma tabela de classificação.

    - New Eden Project: a dupla Samanta Geraldini e Kevin Talarico não chegou a desenvolver um modo solo, mas eu estou desenvolvendo um pequeno grupo de adaptação nas regras e que nos testes feitos, tornou o jogo bem desafiador. Espero em breve poder disponibilizar o modo solo aqui na Ludopedia.

    Agradeço os que tiveram paciência para ler e gostaria de conhecer a experiência de vocês!

    Obs: Estou para testar o modo solo oficial ou não oficial dos seguintes jogos - Azul, Alhambra, Reef, Elder Sign, Gran Austria Hotel, Os Incríveis Parques de Miss Liz, Patchwork e Fungi.

    2
  • mjdrago
    126 mensagens MD
    avatar
    mjdrago12/01/21 23:36
    mjdrago » 12/01/21 23:36

    Star Wars Orla Exterior tem um autônoma muito bom também.
    Gosto também do Sçythe; muda bastante o jogo por ser mais agressivo.

    1
  • iMilazzo
    27 mensagens MD
    avatar
    iMilazzo13/01/21 12:02
    iMilazzo » 13/01/21 12:02

    Bem, eu jogava bastante solo e tive a oportunidade de conhecer alguns:

    Os automas dos jogos do Vital Lacerda são bons porém exigem que você tome decisões pelo automa, em favor do automa e conforme os jogos dele vão evoluindo os automas vão ficando um pouco mais complexos, o On Mars por exemplo precisa de app pra ficar bom, sem ele algumas decisões podem ser mau interpretadas.
    O automa do Teotihuacan: City of Gods é muito legal e chega a ser temático porque é uma pirâmide também, não tão simples mas depois que você pega o jeito flui bastante.
    O automa do Scythe é o mais pioneiro, bem simples e fácil também. Junto com ele vêm Wingspan, Invasores do Mar do Norte, acho que Black Angel também é assim, gostei muito do solo desses jogos.
    The Castles of Burgundy é na verdade um tabuleiro de jogador à parte, não gostei por isso, queria jogar os tabuleiros normais do jogo com regras automas e não um "cenário" específico para solo.
    Everdell é o melhor de todos, o mais simples, apenas lançar um dado e remover uma carta e bloquear um espaço de alocação, é o automa que mais deixa você jogar no seu "mundinho" sem precisar tomar decisões para o automa ou ficar resolvendo regras totalmente diferentes e exclusivas.
    Paladinos do Reino Ocidental me assustou, quando tudo que tinha que fazer, uma tabuleiro específico, um baralho específico, etc eu desisti de tentar jogar, pode até ser bom mas é um jogo novo e não uma variante, nhmo.
    Mansions of Madness é controla do por app então a transição para o solo é imperceptível.
    Elder Sign também possui uma transição muito suave.
    Orléans precisa comprar uma expansão à parte porém o solo é bastante agradável também mas também são cenários específicos para solo.
    Maracaibo é o mesmo sistema de cartas do Scythe porém o modo campanha traz um aspecto novo ao jogo.
    Trickerion Collector's Edition e Cerebria: The Inside World também usa o mesmo sistema de cartas um pouquinho diferente (mais complexo no início) porém muito bom.
    Monster Lands tem um sistema bem simples e objetivo também.
    Five Tribes é bem simples também, nada além de 2 dados, porém ele te induz a um estilo de jogo um pouco específico.
    Nemo's War (Second Edition), bem esse jogo foi desenhado para ser solo, o que dizer !? rsssssss
    Feudum também te direciona a um estilo de jogo especifico, no caso, fugir da Rainha kkkkk o bot é muito agressivo e raramente passei da terceira era.







    4
  • Cesao
    28 mensagens MD
    avatar
    Cesao13/01/21 21:21
    Cesao » 13/01/21 21:21

    Postagem bem necessária para esse momento que estamos vivendo.
    Talvez não entre exatamente na categoria de um board game, mas tenho me divertido bastante com a variante solo do jogo Magic the Gathering chamada Horde, há outras também. Segue o link a quem interessar:
    https://boardgamegeek.com/thread/2189948/recommended-solo-options-top-3

    Também me diverti bastante com um joguinho chamado "Delve, the dice game". O melhor de tudo é que ele é um print and play, ou seja, você só precisa de alguns dadinhos para jogar. Aqui no Ludopedia tem os arquivos dele:
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/delve-the-dice-game

    2
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