Há algum tempo quero um engine building simples, mas com atributos pra chamar a atenção - pela jogabilidade ou pela estética mesmo, preferencialmente ambos. Everdell é um jogo que entrou e saiu da minha wishlist diversas vezes, por supostamente atender essas especificações, mas sempre teve um ou outro comentário que fizeram com que eu segurasse o dedo na hora de concluir a importação - e nem tô falando do dólar ou taxas alfandegárias.
Agora com o anúncio da Galápagos, a vontade de adquirir o jogo voltou. Mas será que vai valer a pena pegar a versão brasileira (Herbert Richards)?
Não quero entrar na polêmica de valores, preço da editora vs preço de importar, etc... Vamos falar de outras polêmicas!
Desvantagens da versão localizada:
1) Qualidade da tradução: infelizmente temos uma enxurrada de exemplos de problemas de tradução nos jogos que vêm pro Brasil. Desde erros simples não alteram em nada a jogabilidade, até falhas grotescas nas regras e/ou na habilidade de cartas, comprometendo diretamente o gameplay. E, honestamente, fazer paste up nessas cartas já é considerado crime em 18 estados brasileiros.
2) Legibilidade: se alguém, como eu, teve interesse em olhar foruns e videos gringos a respeito do jogo, devem saber que uma crítica constante é o tamanho das letras nas cartas. Afirmam ser muito pequenas, difícil de conseguir ler as cartas à disposição no tabuleiro a uma distância razoável.
Pois bem, a língua portuguesa tende a ser mais detalhista que a inglesa. Isso ajuda a eliminar algumas ambiguidades na comunicação; por outro lado, deixa os textos mais extensos. Se a letra já é pequena em inglês, como ficará pra acomodar nosso idioma?
3) Disponibilidade de expansões: sim, a Galápagos prometeu trazer as expansões do jogo. Pra quando? Sei lá. Pode vir logo, ou nem vir. Não seria a primeira vez...
Desvantagens da versão importada:
1) Por óbvio, é em inglês. Apesar de eu ter facilidade com o idioma, nem todos os potenciais companheiros de jogatina a têm. E mesmo os que conseguem ler aos trancos e barrancos, podem ter isso como uma certa barreira, um "trabalho extra" pra conseguir curtir o jogo. E sabemos que quando a mesa não quer, o jogo acaba encalhando na prateleira.
Enfim, esses pontos (e outros relacionados ao jogo em si, que não cabe trazer ao tópico) me botam a dúvida se devo aguardar a versão Br, na torcida por um bom trabalho de localização, ou se importo logo e evito os problemas potenciais. Não espero sair desse tópico com uma resposta. Proponho apenas a discussão e um pequeno exercício de futurologia.
Se importação não fosse um problema, o que você faria? Quais suas expectativas com Everdell?