Lista de termos dos Board Games e RPGs
Com o intuito de tentar ajudar um pouco os muitos novos jogadores que estão adentrando agora no mundo dos jogos, listamos alguns dos principais termos utilizados pelos jogadores nas mesas de jogos de tabuleiro, jogos de cartas e RPGs.
4x: são jogos que apresentam a possibilidade de eXplorar, eXpandir, eXtrair e eXterminar dentro de uma mesma partida
Ação Simultânea: mecânica em que os jogadores escolhem uma ação, normalmente através de uma carta que é baixada ou virada por todos ao mesmo tempo
Acerto crítico: um resultado de "20" num d20, um sucesso automático que geralmente tem algum bônus
Advogado de regras: termo usado para definir um jogador que estuda as regras e fica fiscalizando cada ação ou consultando o manual repetidamente, quebrando o ritmo e, muitas vezes, a diversão do grupo
Alpha player (ou Alfa): termo usado para definir um jogador que fica tentando controlar as ações de todos na mesa, geralmente aparece em jogos cooperativos
Alocação de dados (dice placement): mecânica que tem por base a alocação de dados em determinados locais para a realização de ações, sendo que a face numerada pode ou não ter uma função
Alocação de trabalhadores (ou work placement): mecânica que consiste em alocar meeples (trabalhadores) em diferentes locais do tabuleiro para realizar ações
Alvo: normalmente o alvo de uma magia, efeito ou ataque
Ameritrash: termo usado para jogos de estilo americano, com tema bastante presente, personagens ou facções com habilidades bem definidas, conflito entre os jogadores e um grau moderado ou até elevado de sorte influenciando no jogo. Costuma ter componentes mais chamativos como miniaturas e artes estilizadas.
AP (Analysis Paralysis): normalmente se refere ao tempo que um jogador demora para pensar ao executar uma ação de jogo
Atributo de personagem: uma característica inicial física ou mental de um personagem, tais como Força, Destreza ou Inteligência
Automa: conjunto de regras que simula um jogador "virtual", normalmente utilizado para jogos solo
Aventura: normalmente associada a uma história fechada ou parte de uma campanha de RPG
Board Game Geek (ou BGG): site em Inglês, referência mundial em jogos de tabuleiro
BG: board game
Board game: jogo de tabuleiro
CA: categoria de armadura, o nível de defesa de um personagem ou monstro
Campanha: conjunto de aventuras de RPG interligadas para criar uma longa história
Card game: jogo de cartas
Card: carta de jogo
Colecionar componentes: mecânica de juntar componentes, normalmente cartas, de um mesmo tipo, ou tipos diferentes para cumprir objetivos ou somar mais pontos de vitória no final do jogo
Colocação de peças (ou tile placement): mecânica de colocação de peças, normalmente num tabuleiro, para fazer pontos, coleções ou realizar ações
Competitivo: jogos com foco na competição entre os jogadores
Componentes: conjunto de itens que vem no jogo, tabuleiro, tokens, marcadores, cartas, dados, etc
Construção a partir de modelo: colocação de peças seguindo um modelo pré-definido
Construção de baralhos (ou deck building): mecânica que envolve a criação e manutenção de baralhos durante um jogo
Construção de civilização: mecânica que consiste em executar ações para criar ou evoluir cidades ou mesmo nações durante um jogo, administrando quesitos como cultura, economia ou força militar
Construção de motor (ou Engine Building): sequência de ações planejadas por um jogador estudioso do jogo para otimizar o seu início ou obter benefícios a médio e longo prazo
Construção de rotas: mecânica que envolve construir caminhos no tabuleiro, numa sequencia que te favoreça durante o jogo
Controle ou influência de área: mecânica que consiste em conquistar e controlar a maior quantidade de espaços num tabuleiro, ganhando mais benefícios ou pontos sobre os oponentes.
Cooperativo: mecânica de cooperação entre os jogadores, normalmente enfrentando desafios gerados pelo jogo
d20: termo usado para identificar o dado de 20 lados; também existe para outros dados tais como d6 por exemplo que se refere ao dado de 6 lados; se tiver um número na frente, no caso 2d10, por exemplo, quer dizer que se deve jogar 2 dados de 10 faces
Deck de cartas: também conhecido como grimório ou baralho de compra, é simplesmente um baralho de onde são compradas novas cartas a cada turno
Dependência de idioma: medida do quanto é necessário conhecer o idioma em que o jogo foi lançado originalmente (geralmente o Inglês) para poder joga-lo fluentemente.
Dependência de sorte: o quanto um jogo é influenciado pela sorte, favorecendo ou não aos jogadores durante uma partida
Designer de jogos: autor ou criador de jogos de tabuleiro
Dice game (ou jogo de dados): jogos que têm como mecânica principal a utilização de dados
Digitais: Board games ou card games em versão digital para computadores, celulares e tablets
Draft: sistema de compra de cartas para a mão, onde o jogador compra uma carta de um amontoado de cartas e passa as demais para o jogador à sua esquerda, recebendo novas cartas do jogador à sua direita, até que todos tenham comprado pelo menos uma carta de cada monte (pode ser usado da mesma forma com outros componentes também que não cartas)
Dungeon crawler: estilo de jogo com exploração de mapa, pilhagem e duelo com monstros
Efeito de magia: associado ao resultado de uma magia no RPG
Eliminação de jogador: jogos que contam com a possibilidade de um ou mais jogadores serem eliminados do jogo e ficarem assistindo aos demais jogarem até o final
Enjôo de invocação: termo que indica que uma criatura recém baixada na mesa não pode atacar ou realizar ações naquele turno, somente no próximo
Especulação financeira: mecânica que envolve manipulação de mercado de compra e venda com preços ajustados através da relação oferta/procura
Essen: cidade alemã onde acontece o mais famoso evento de jogos de tabuleiro do mundo
Eurogame (ou Euro): jogos que seguem um estilo europeu, de origem alemã, favorecendo interação indireta, componentes de aparência mais abstrata, como cubos de madeira, e enfatizando a estratégia ao invés da sorte ou conflitos, e pouca preocupação em ter um tema específico.
Exaurir: ação de girar ou virar uma carta, demonstrando que ela já foi usada
Expansão: partes complementares de um jogo, vendidas separadamente após o lançamento
Falha crítica: um resultado de "1" no d20, uma falha automática que geralmente tem alguma penalidade
Ficha de personagem: uma planilha onde é anotado como o seu personagem é, sua história, personalidade, aparência, além de suas habilidades e equipamentos
Flipar: ação de virar uma carta para o seu lado oposto
Force sua sorte: mecânica onde o jogador deve decidir se interrompe sua ação num determinado momento ou, continua arriscando sua sorte com chance de perder tudo
Gen Con: convenção americana mundialmente conhecida de jogos de tabuleiro e RPGs
Gestão de mão: mecânica que consiste em administrar cartas na sua mão a fim de joga-las no melhor momento
Hack´n slash: também conhecido pelo termo "matar, pilhar, destruir", para sessões de RPG onde o foco é matar monstros, ganhar itens e XP, sem se preocupar com a interpretação
Iniciativa: o quão rápido cada personagem ou monstro é numa rodada de combate
Insert: organizador de plástico ou madeira que já vem com o jogo ou é comprado à parte, encaixado no interior da caixa de jogo para armazenar, separar e acomodar os componentes
Integrado com Aplicativo (ou app): jogos que precisam de um aplicativo para gerenciar algum aspecto do jogo e sem o qual não é possível jogar
Interatividade: o quanto os jogadores interagem ou interferem no jogo um do outro
Jogadores com diferentes habilidades: mecânica de jogo que gera assimetria na partida, ou seja, cada jogador terá uma forma diferente de jogar ou até mesmo de ganhar
Jogo abstrato: jogos onde o tema é pouco ou nada relevante, não influindo na jogabilidade e que poderia ser trocado por qualquer outra coisa
Jogo assimétrico: jogo em que cada jogador tem uma maneira diferente de jogar, com habilidades únicas e maneiras distintas de vencer a partida
Jogo base: o jogo original, sem expansões
Jogo com conflito: são jogos que incentivam prejudicar, blefar, trair ou zoar o adversário diretamente no jogo
Jogo com dedução: jogo que utiliza elementos detetivescos para solucionar algum mistério
Jogo de entrada (ou Gateway): jogo indicado para apresentar a novos jogadores no hobby
Jogo educativo: jogos com temática histórica, científica, didática ou cultural que ensinam, enquanto divertem
Jogo estratégico: jogos que incentivam o pensamento estratégico e o planejamento para se chegar à vitória
Jogo de habilidade: são jogos que exigem certa agilidade, pontaria ou outra característica física dos jogadores
Jogo em tempo real: jogo onde as ações e objetivos tem um tempo certo para serem finalizadas, normalmente controlado por uma ampulheta ou um aplicativo eletrônico
Jogo familiar: jogo leve indicado para jogar com pessoas de qualquer idade
Jogo Filler: jogo leve e rápido muito usado para intercalar sessões de jogos mais "pesados" ou demorados
Jogo Festivo (ou Party game)J: jogo criado para ser jogado preferencialmente por uma quantidade maior de pessoas, com regras simples e duração rápida
Jogo Legacy (ou com evolução): são jogos cujas regras e componentes mudam ao longo de uma campanha, de acordo com as ações dos jogadores e do andamento da história, com cada partida sendo atualizada de acordo com os eventos da anterior e alguns componentes podendo ser guardados para utilização na nova partida
Jogo temático: jogo altamente imersivo onde o tema ajuda a construir a sensação da situação ou cenário sugerido pelo autor
Jogos infantis: são jogos especialmente criados para agradar a um público mais jovem, crianças ou adolescentes
Jogos para 2 jogadores: são jogos feitos para se jogar em dois jogadores, um contra o outro
Leilão: mecânica de jogo que permite comprar recursos ou executar ações na ordem de quem pagou mais até o que pagou menos num determinado lance
Ludopedia: site em Português, referencia em jogos de tabuleiro no Brasil
Mana: espécie de "combustível" mágico que serve como pagamento ao baixar cartas ou gerar efeitos em alguns jogos
Mancala: mecanismo de seleção de ações através do movimento de peças sobre uma trilha, onde em cada espaço entre a origem e o destino, é deixada uma peça pelo caminho
Marcadores: se refere a qualquer componente usado para marcar uma ação, avançar uma trilha ou contabilizar um recurso
Mecânica de jogos: estrutura sobre a qual o jogo foi criado, onde pode ser identificado um padrão normalmente encontrado também em outros jogos semelhantes
Meeple: espécie de peão ou peça, normalmente de madeira, que identifica um jogador por sua cor e normalmente é utilizado para ativar alguma ação ou marcar pontuação no jogo
Mestre de jogo (ou Narrador): jogador que possui a tarefa de organizar e conduzir uma partida de RPG
Modo solo: jogos que oferecem um conjunto de regras específicos que possibilita jogar um jogo sozinho
Movimento em grade (ou de área): jogos em que os personagens se movem através de áreas ou grades quadriculares, muito comum em jogos no estilo dungeon crawler
Movimento ponto a ponto: mecânica de jogo que normalmente envolve movimento no tabuleiro por uma trilha, que pode ser determinado por cartas ou rolagem de dados
Mullingan: regra que permite reembaralhar o baralho após uma compra de cartas ruins, sorteando novas cartas para a mão, normalmente com a desvantagem de comprar uma carta a menos
Narração de histórias (ou jogos com história): jogos que usam de recursos e mecânicas para contar uma história
Negociação e/ou Votação: jogos que envolvem negociação entre os jogadores para alcançar algum objetivo em comum, trocar recursos, e até mesmo votar alguma lei ou nova regra
Ordem de fases variável: mecânica que permite alterar a sequencia das fases de ação de um turno, através de uma escolha de papéis ou de alguma condição específica
Overlay: espécie de grade de acrílico que normalmente é presa a um tabuleiro individual para evitar que os componentes que vão sobre ele saiam do lugar no caso de esbarrar ou algo assim
Overpower: jogador de RPG que só pensa em deixar seu personagem mais poderoso, sem se preocupar com a interpretação
Pegar e entregar: mecânica de coletar algum recurso num determinado lugar do tabuleiro e entregar num outro ponto
Perícia de personagem: uma habilidade que o personagem adquiriu com treinamento
PJ (ou PC): personagem do jogador num RPG
PNJ (ou NPC): personagem não jogador, ou seja, controlado pelo mestre de jogo num RPG
Pontos de vida: normalmente associado à vida de um personagem ou monstro, ou seja, o quanto de dano ele aguenta antes de morrer ou ser nocauteado
Posicionamento secreto (ou escondido): mecânica onde um dos jogadores controla um personagem que se move ocultamente, enquanto os outros tentam encontra-lo
Recursos: normalmente são bens que podem iniciar ou ser adquiridos pelos jogadores ao longo do jogo, tais como moedas, alimentos, minérios, etc
Rejogabilidade: medida de quanto um jogo consegue inovar de uma partida para outra permitindo ser jogado várias vezes sem ficar enjoativo
Rodada: conjunto de turnos que se inicia no turno do primeiro jogador e termina no turno do último jogador
Rolagem de dados: a ação de jogar um ou mais dados para determinar um resultado
Rondel: mecanismo de seleção de ações através do movimento de um ou mais marcadores ao redor de um círculo, onde cada divisão deste círculo ativa uma ação específica
RPG: sigla para Role Playing Game, ou jogo de interpretação de papéis, onde os jogadores interpretam personagens com diferentes habilidades, numa aventura com eventos gerenciados por um outro jogador que faz o papel de mestre ou narrador
RPGista: termo associado a jogadores de RPG
Salada ou Máquina de pontos: normalmente associado a jogos cujo o objetivo principal é encontrar a forma mais eficiente de obter mais pontos de vitória ao final do jogo
Salvaguarda: jogada de dado que serve para tentar evitar um perigo especifico
Seleção de cartas: mecânica que envolve escolher cartas para comprar e trazer para a sua mão ou tabuleiro individual
Sessão de jogo: um encontro para jogar RPG que pode ou não finalizar uma aventura naquele mesmo dia
Sistema de pontos de ação: jogos que utilizam o gasto de pontos ou de um determinado recurso para realizar uma ação
Sleeve: protetor de plástico, em vários formatos, que serve para envelopar as cartas afim de protege-las e aumentar a sua durabilidade
Spiel des Jahres: prêmio internacional, o Oscar dos jogos de tabuleiro
Stand-alone: expansão de um jogo que funciona também sem o jogo base
Tabuleiro individual: tabuleiro à parte do tabuleiro principal onde cada jogador deverá controlar e administrar algum recurso, pontuação, cartas ou peças
Tabuleiro modular: jogo que não possui um tabuleiro fixo e sim peças avulsas que podem ser sorteadas e montadas de forma diferente a cada partida
Talento de personagem: uma habilidade que o personagem possui desde que nasceu
Tema de jogo: elementos que tragam ao jogador a sensação de estar imerso num determinado cenário, tais como as mil e uma noite, a corrida do ouro, etc
Tile: peça, normalmente em formato quadrado ou hexagonal, feito de papelão e que é colocado na mesa cumprindo alguma função de acordo com o jogo
Token: parecido com tile, só que menor, pode ser também em formato circular
Toma essa: sistema que permite dar ou receber ações que vão prejudicar o jogo dos seus adversários, criando uma certa inimizade na mesa, mas que pode ser bem divertido
Trilha de pontos: espaço do tabuleiro destinado a marcar a pontuação
Turno: período onde são realizadas uma ou mais ações de um determinado jogador
Ver mesa: expressão usada para determinar se um jogo está sendo bem jogado, ou seja, está vendo mesa, ou se está encostado na estante
XP: pontos de experiência que servem para evoluir personagens num RPG
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Abraço a todos e boas jogatinas!