), e recentemente adquiri esse aqui.
Sinopse:
Warp's Edge é bem desenvolvido, com componentes decentes, mecânicas inteligentes e um ótimo preço**.
PRÓS
35 USD (frequentemente é possível encontrar mais barato através da Renegade Games)
Regras simples
Curto
Excelente insert
Mecânicas inteligentes
CONTRAS
Derrotas rápidas
Iconografia confusa
Jogabilidade repetitiva
(mas estou sendo bem minucioso aqui, afinal, 35 USD)
Eu recomendo profundamente este jogo para qualquer jogador solo que esteja procurando por algo mais leve que um jogo de guerra de 6 horas de duração. Enquanto seja um estilo completamente diferente do
Set a Watch, eu acredito que se você gosta de um, você vai gostar do outro, já que eles têm complexidade e tempo de partida similares.
Aqui vai um detalhamento do que trouxe acima, caso você precise de mais informação. Começando com os contras.
CONTRAS
Derrotas rápidas:
Este jogo é rápido. Ele vai especialmente rápido se você estiver iniciando e faz algumas escolhas ruins, ou se apenas tiver azar. Algumas vezes, você estará indo bem e verá as coisas tombarem do nada. Se você estiver acostumado com jogos solo nos quais más escolhas e situações vão se tornando aos poucos uma bola de neve e acabam te deixando com a derrota, mas com uma narrativa divertida, aqui você não encontrará isso. [Em Warp’s Edge] Você irá se encontrar constantemente sentado e falando “Puts, acho que acabei de perder”.
Iconografia confusa:
Cada nave que você pode jogar tem 5 tokens com habilidades únicas. Estes tokens têm um símbolo especial que você tem que checar a referência na parte de trás do manual de regras. Razoavelmente fácil, mas eu me pergunto por que eles simplesmente não fizeram ícones que fossem auto explicativos quando possível (como ter o poder de explosão mostrando 2 com 2 linhas de lasers divididas por uma linha vertical, ao invés de uma explosão que quando referenciada te diz que faz 2 estragos em dois alvos).
Mas o que realmente me incomoda é a recompensa da nave inimiga. A iconografia delas estão enterradas no manual, ao invés de serem facilmente referenciadas. A maioria dos ícones são auto explicativos, mas os mais incomuns, enquanto não usuais, fazem um jogo que tem um passo rápido ter uma parada brusca enquanto eu preciso checar o manual, até que eu esteja familiarizado com todos os ícones.
Jogabilidade repetitiva:
Isto é, em parte, por conta do quão rápidas as partidas são. Eu joguei três naves diferentes contra dois chefes diferentes em 6 jogos em umas 2 horas (alguns dos primeiros jogos foram derrotas rápidas).
Tem apenas 4 naves diferentes, 5 naves-mãe chefes, 27 cartas inimigas (das quais você irá usar de 10 a 12 por jogo), e 18 cartas de habilidade (das quais você geralmente vai comprar 6 a 10, mantendo metade, por jogo).
Isto não diminui do fato de eu ter gostado do jogo e acreditar que ele tem méritos concretos. Mas dentro de 2 horas depois que abri a caixa, ele passou de um jogo novo em folha para mais um outro que tenho na minha prateleira. A surpresa e o fator de encantamento já haviam ido embora.
PRÓS
35 USD
Eu acho que este é um ponto importante para destacar. A maioria dos jogos solos, sendo de nicho, são geralmente bem caros. Este jogo, enquanto leve, foi ainda mais leve no meu bolso. Eu considero que ele tem um bom valor.
Regras simples:
Sem ir para uma visão geral completa, depois que você escolhe sua nave, escolhe a nave inimigo e faz o setup do jogo:
Você abre algumas cartas de inimigos para completar a linha dos inimigos a 4
Você pega cinco tokens
Você faz ações com estes cinco tokens até que você não tenha mais tokens
Os inimigos que você não desorientou nesta rodada atiram em você
Esta é uma rodada completa. Se você tentar pegar cinco tokens e não conseguir, acabou a rodada (ou “Warp”), e aí algumas coisas são resetadas, incluindo sua sacola de compra.
Destrua a nave inimiga, e você venceu o jogo. Tenha muitas Warp’s (rodadas) ou perca todos os pontos do seu casco, você perde. É isso!
Curto:
Como descrito acima, realmente é rápido como eu descrevi. A sacola começa com 11 tokens, então dois turnos na primeira rodada, assumindo que não terá nenhuma compra bônus no meio do turno com habilidades ou recompensas inimigas que diminuam a rodada. Os novos tokens que você compra vão direto para a sacola, mas você teria que comprar ou ser recompensado com pelo menos quatro [tokens] para ter a terceira compra...possível, mas não frequente.
Então, um, frequentemente dois, talvez três turnos e você já irá se encontrar na rodada (Warp) 2, de um total de 3 ou 4 rodadas. Cada rodada ficará mais longa conforme você for pegando mais tokens, mas ainda assim, de modo geral, é um jogo bem rápido.
Excelente Insert:
É um insert de plástico excepcional, extremamente bem desenhado, e muito bem feito para um jogo de 35 USD.
O insert que fica na base guarda tudo o que você usa para o setup do jogo, com exceção dos naves-mãe e as naves dos jogadores.
Os dois inserts que ficam em cima guardam todos os tokens que você usa durante o jogo, incluindo pré-aplicadas etiquetas adesivas com seus custos de energia para você comprar durante o jogo.
Lembra que eu disse que joguei seis vezes esse jogo em apenas 2 horas? O insert é um dos maiores responsáveis por isso. Setup rápido e a excelente organização dentro do jogo fazem com que ele seja jogado de forma rápida e divertida.
Mecânicas inteligentes:
Eu gostaria de destacar algumas mecânicas bem interessantes que vi funcionando conforme eu fui jogando o jogo.
Você gasta tokens de energia para comprar novos tokens. Na essência, você está “construindo o deck” da sua bolsa de compras. Você precisa de tokens para ficar melhor em tudo, mas muitos tokens de energia na sua compra de 5 e você aumenta suas chances de ser atingido por inimigos que você não tenha conseguido desorientar com laser ou tokens de escape. Criar uma economia forte vai enfraquecer suas defesas.
Quando você compra tokens, você pode comprar os mais baratos com valores menores ou os mais caros com valores mais altos. Normalmente, nas construções de deck, valores mais altos são sempre melhores se você puder comprá-los. Mas lembre-se que neste jogo a cada 5 tokens é um turno completo e você tem um número limitado de rodadas. Algumas vezes, você vai preferir ter o turno extra e vai intencionalmente comprar tokens com valores mais baixos.
Quando você recebe um ataque, se seus escudos o absorverem, você terá que permanentemente perder um token dos seus tokens gastos. Você pode intencionalmente não recarregar seu escudo e deixar que seu casco receba um ataque inimigo, já que você não quer perder seu token. Ou talvez você vai intencionalmente receber um ataque já que você tem um ou dois tokens que você deseja “resgatar” das suas compras futuras.
O deck inimigo é construído com o nível 1 de inimigos no topo, nível 2 no meio e nível 3 no final. Quando você mata um inimigo, ele é descartado e será substituído. Mas quando um Warp [rodada] termina, todos os inimigos que estão em jogo ou descartados são embaralhados e colocados no topo do deck, potencialmente colocando inimigos do segundo ou terceiro nível que você já tenha encontrado de volta para o topo. O quanto melhor você ficar em matar o inimigo, mais forte eles podem aparecer nas rodadas futuras.
CONCLUSÃO
Eu, particularmente, estou feliz em ter este jogo na minha coleção. Como um jogador solo frequentemente com tempo limitado, quando tenho uma hora ou menos para matar eu posso simplesmente pegar este jogo da prateleira e jogá-lo.
Eu gosto tanto dele que, no natal que está chegando, eu conheço alguns outros jogadores solo que eu sei que também estarão aproveitando este jogo.
Não é o melhor jogo já feito, modo solo ou de outra forma. Possivelmente, nem é o melhor jogo solo que exista nessa faixa de preço (olhando para você, Set A Watch).
Mas se você se encontrar com uma pequena economia sobrando, uma breve trégua no seu dia e faltando um pouco de companhia (algo bem comum nos dias de hoje devido à COVID-19), você poderia fazer bem pior do que pegar uma cópia do Warp’s Edge. Na realidade, eu recomendo o jogo.
Nota da Tradutora
*DVG é a sigla para Dan Verssen Games, uma companhia de design de jogos com uma reputação de criar jogos fáceis de aprender e divertidos de jogar.
**É importante lembrar que nos Estados Unidos o valor de 35 USD é algo considerado mais acessível para os jogos, de modo geral, para os jogadores compradores. E lembrando que este valor está em dólares.
Traduzido*** por Nanda Sales (@
fsales)
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto