geraldoa::Excelente texto sobre um jogo muito rico e que eu adoro, Russian Railroads (RRR).
Acrescento que o Yucata também tem uma implementação dele, que eu até prefiro. Confira em: https://www.yucata.de/en/GameInfo/RRR2
Você resumiu muito bem algo que vejo sempre por aí, a pressa em julgar. Pessoas que acabam de jogar uma partida e de cara já começam a fazer uma "resenha" com pouco embasamento e já dão um julgamento final. E se perdem então!? A derrota é justificada falando que a carta tal é "overpowered", que a habilidade tal é forte demais, mas sem levar em conta as interações com outros elementos. Só enxergam um caminho, afinal, só jogaram uma vez.
A indústria dos jogos não acha isso ruim, faz o consumidor estar sempre procurando "aquele" jogo perfeito que vai mostrar a que veio já na primeira partida.
Voltando ao RRR, achei que esta sua frase captou muito bem a essência do jogo: "Se alguém claramente está a frente em Kiev, você dificilmente se dará bem trilhando exatamente o mesmo caminho. O adversário vai sempre estar à sua frente e vai pontuar mais do que você".
Penso que "Early vs. Long Game" merecia uma tradução em português, não é uma expressão inglesa fácil de entender o real significado. Poderia ser "Curto prazo X longo prazo"?
Então a grande questão para muitos é: será que o RRR é um jogo que vive nos trilhos (só tem um caminho)? :-)
Valeu pelo artigo, Eduardo!
Obrigado pelos elogios!
Quanto ao uso do inglês, realmente foi um lapso.
Mania de consultor! Mas pode ser traduzido exatamente como você disse.
Eu acho que RRR, como muitos jogos, tem uma “inside track” (olha o ingles aí de novo) - um caminho mais óbvio - mas ele pode ser marcado.
Se o cara dispara em Kiev, os adversários tem que segurar a onda e não deixar a locomotiva 4 disponível na segunda rodada. E quando abrir, alguém tem que pegar a locomotiva nove antes do disparado. Não pode deixar o cara controlar o jogo.
O problema é que muitas vezes as pessoas jogam olhando só o próprio tabuleiro. Tem que olhar o do amiguinho. Eu sei que não é fácil, o jogo te dá muita coisa pra resolver. Por isso que você precisa jogar muitas vezes, para reconhecer os padrões e não ter que ficar 15 minutos calculando tudo!
Mais uma vez, obrigado pelos comentários!