Regras variantes para dois jogadores criadas pelo usuário Francesco M do BGG.
Tradução (e adaptação) livre, por mim. 
"Esta variante foi inspirada por aquela desenvolvida por Klaus Teuber, a fim de proporcionar uma melhor experiência de jogo para
dois jogadores, reduzindo ao mesmo tempo o fator sorte. Mesmo nunca tendo sido publicadas no boardgamegeek, ou em qualquer outro
site, estas regras foram testadas com minha parceira desde 2012, então eu espero que você se divirta muito !!"
As regras básicas são as mesmas do jogo original, com a adição de algumas pequenas mudanças que alteram significativamente o gerenciamento dos recursos com a adição .
SETUP
Antes do setup básico (da mesma forma que as regras padrões), os jogadores decidem qual cor será a cor do jogador neutro (robô) e decidem onde ficarão as aldeias iniciais dele. Conforme figura abaixo (opção A, B ou C):

Depois de colocar todas as aldeias da partida (para ambos os jogadores humanos e o jogador neutro), um jogador rolar um dado. Se o
resultado é 3 ou menos o jogador neutro ganha recursos da aldeia mais perto de uma ou mais aldeias dos jogadores humanos. Caso contrário, 4 ou mais, o jogador neutro ganha recursos da aldeia mais longe dos jogadores humanos. Para o caso da distância ser a mesma, defina aleatoriamente.
PRODUÇÃO DE RECURSOS
No seu turno, os jogadores humanos jogam os dados duas vezes, e coletam a produção das duas rolagens. Na segunda rolagem o jogador pode utilizar sua carta de cavaleiro, se desejar.
PRODUÇÃO DE RECURSOS PARA O JOGADOR NEUTRO (ROBÔ)
O gerenciamento de recursos para o jogador neutro funciona da seguinte forma:
1) O jogador neutro recebe recursos normalmente e as cartas são mantidas abertas (com a face para cima);
2) O jogador neutro pode ter um máximo de 5 cartas;
3) Toda vez que ele ganha novos recursos, e o limite de 5 é ultrapassado, os recursos mais antigos são descartados.
Por exemplo, no primeiro turno o jogador neutro ganha uma pedra, uma ovelha e um trigo:
Depois, na próxima rodada, ele ganha dois tijolos e uma madeira:
IMPORTANTE: O jogador humano atual decide a ordem da entrada dos recursos novos para o jogador neutro. Note que os recursos do jogador neutro funcionam como uma "esteira".
TROCA DE RECURSOS COM O JOGADOR NEUTRO
Uma vez por turno, após rolar os dados pela segunda vez, o jogador humano pode realizar uma troca com o jogador neutro. Ele deve respeitar as seguintes regras:
1) O recurso a ser entregue pelo jogador humano deve ser um recurso que o jogador neutro não tenha;
2) O jogador neutro entrega somente recursos que ele tenha mais do que um (dois ou mais recursos);
Por exemplo, na figura abaixo o jogador neutro poderia oferecer um tijolo ou uma pedra, em troca de somente uma ovelha, ou um trigo:
Na próxima figura exemplificativa, o jogador neutro não pode realizar nenhuma troca:
CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS E ALDEIAS
Depois de um jogador humano construir uma ou mais estradas (sem usar uma carta de desenvolvimento) ou uma aldeia, o outro jogador humano adversário pode construir PARA O JOGADOR NEUTRO a mesma quantidade de estradas ou aldeias.
A construção de cidades ou cartas de desenvolvimento não afetam o jogador neutro. Todavia, o jogador neutro pode ganhar o prêmio de maior estrada.