Dois países, dois educadores. Prof. Arnaldo V. Carvalho, membro Ludus Magisterium e mestrando em educação pelo Proped/UERJ oferece uma análise provocativa sobre a cultura dos jogos de tabuleiro na perspectiva educacional do Brasil, trocando com Pedro Nunes, com formações em educação crítica pela União Europeia. Juntos, traçam um conjunto de questões que vêm sendo tratadas em Portugal e Europa e apontam soluções para uma educação crítica com jogos.
* Arnaldo V. Carvalho, educador e terapeuta, pesquisador pelo GPIDOC/ISERJ e IJEC/UERJ, onde realiza pesquisa de mestrado acerca dos professores que utilizam jogos de tabuleiro e suas abordagens.
* Pedro Nunes, é Game Tester na empresa de jogos mobile Miniclip. É um dos fundadores do projecto Includoteca, que visa a inserção social através dos jogos de tabuleiro. Fez também parte da formação da União Europeia "WarGames - Make Games Not War", no desenvolver do pensamento crítico através de jogos e da formação "Eduboards", onde foram criadas ferramentas de design de jogos para fomentar as técnicas educativas.