Fala, povo !
Muito bom nordcast. Esse tipo de "papo" é importante, deveria ocorrer com alguma frequência, não apenas para papear, mas para tentar algum movimento quanto "grupo comercial" (explicarei, após alguns comentários que se fazem pertinentes).
O que o colega falou acima sobre o custo, realmente, como o "Pop" colocou, parece que o custo de importação é de até 120%. Ele será de até 120% se considerarmos o custo até o consumidor final, porém o custo apenas de importação (excetuando o custo interno nos estados/cidades) ele é de cerca de metade desse valor.
Outo ponto importante, "custo do jogo": quando cita o "preço de venda" no exterior (como sendo USD100), ele (sabe) não deveria mencionar esse preço efetivamente como sendo o custo base para a importação, pois esse é o preço de venda lá fora. Logo, o custo para importação tem como base o custo do produto lá fora (nesse caso pode ser de USD 30 p. ex). Considerando isso, como no exemplo mencionado: se o preço de venda em dólar é USD100, faz sentido esperar o jogo no Brasil por algo próximo ao valor de venda convertido (um pouco acima), visto a base para toda cobrança para a editora ser o preço de custo (USD30 e não USD100)
Outro ponto importante: ele citou que espera que "o cenário melhore no "longo prazo" (LP). Duvido muito. Como ele bem falou, estamos na orla do mundo. Temos uma economia deteriorada, que mesmo que avance, melhore com o tempo, devido a tantas questões (sociais, politicas, etc), vamos morrer (nossa geração atual do hobby) e não vamos ver o Brasil se tornar um país desenvolvido, o decréscimo do dólar. Ele pode até aliviar um pouco no CP, mas a LP a tendência é de alta, de mais perda de valor, visto a questão da inflação, que historicamente existe por aqui e não lá fora. Dólar a R$ 3 não creio que seja nunca mais uma realidade, infelizmente. Sendo, as editoras terão que se reinventar ou muitas serão incorporadas ou fecharão as portas no LP. Amazon / Aliexpress, ML, etc estão ai para fazerem parcerias cada vez mais sólidas e dominar mais ainda o mercado futuramente (lojistas tendem a ter um futuro difícil até a próxima década).