Achatando a curva (de aprendizagem do Mage Knight) – um paper não científico sobre como vencer uma partida solo
Introdução
Ok, vamos começar por um ponto superimportante: esse não é um guia de estratégia! Não me sinto confortável em compartilhar qualquer tipo de conselho estratégico, e logo você entenderá o motivo. Existem vários tópicos aqui que oferecem dicas sobre estratégia, de pessoas que tem muito mais experiência do que eu.
Esse tópico é para compartilhar a minha abordagem para esse jogo, e como eu consegui me divertir durante o processo de aprendizagem. A ideia para esse tópico veio depois de ver alguns tópicos no BGG, de novos jogadores, perguntando sobre o jogo base e suas expansões e como começar a jogar: começar só com o jogo base ou já começar com as expansões. Essa pergunta fez muito sentido para mim, pois eu enfrentei o mesmo dilema 3 meses atrás....
Sim, a minha enorme e vasta experiência com o Mage Knight é algo em torno de 3 meses. Aliás, essa é a minha experiência como um jogador de board games em geral. Por isso não pretendo compartilhar minha sabedoria estratégica aqui... eu não tenho essa sabedoria!.
Eu comecei a jogar board games durante esse período de quarentena. Eu nem me lembro como ou porque (seria o destino?), mas um dia eu acabei caindo no BGG e comecei a aprender sobre esse negócio chamado jogos modernos. Me pareceu muito interessante, mas, estando em quarentena, achei que não iria rolar, pois não teria como reunir amigos para jogar. E então eu descobri que existiam jogos que tinham modo solo! Fiquei muito empolgado com a possibilidade de jogar esses jogos solo. Comecei a ler sobre vários jogos diferentes no BGG que tinham modo solo e, depois de um tempo, me convenci que jogos solo seriam uma boa maneira de enfrentar esse período.
Então, depois de ler um monte, eu fiz o que qualquer pessoa de meia idade, razoável e pé no chão, faria. Fiquei maluco e comprei Gloomhaven e Mage Knight no mesmo dia! Claro, eu tive que ter uma boa conversa com a minha esposa, expondo todos os meus belos argumentos do motivo de eu precisar comprar dois jogos caros de uma vez só. Eu me considero um homem de sorte, minha esposa é muito compreensível... e meu sofá é bem confortável, então não foi difícil dormir algumas noites na sala.
Materiais e Métodos
Quando o Mage Knight chegou, era hora de aprender a jogar. Eu peguei um jogo base usado com todas as expansões. O dono anterior tinha tudo na caixa base, com um bom organizador e cartas sleevadas.
Para aprender o jogo em si, comecei a assistir a vários canais de YouTube. Vou citar os canais que eu achei (em inglês), mas sei que tem vários canais brasileiros com conteúdo parecido:
· Beyond Solitaire tem um bom tutorial do primeiro cenário
· Ricky Royal tem uma série sobre um Solo Conquest
· Bored Online? Board Offline tem um gameplay legal de Mines Liberation
· Solo Playthroughs tem vídeos sobre níveis e cenários mais difíceis.
Todos esses canais foram essenciais para aprender o jogo, mas com exceção do Solo Playthroughs, todos usam só o conteúdo do jogo base, até onde me lembro.
Eu decidi então a começar a jogar apenas com o conteúdo do jogo base (tiles, monstros, feitiços, unidades e cartas de ações avançadas), mas podendo usar os heróis das expansões.
Meu plano era conseguir vencer um cenário Solo Conquest contra cidades nível 5 e 8 com cada herói, antes de adicionar os tiles, monstros e cartas das expansões. Para me ajudar a controlar meu progresso, eu até criei uma planilha (que posso compartilhar se for de interesse de alguém).
Eu joguei o primeiro cenário (First reconnaissance) para me acostumar com o jogo e então eu estava pronto para tentar um Full Conquest contra cidades 5/8. E, claro, sofri uma derrota devastadora!
A Abordagem
Eu decidi, então, ser menos arrogante e progredir através de etapas menores. Comecei a jogar um cenário bem fácil, um Solo conquest contra cidades nível 2 e 4. Foi uma boa maneira de praticar as regras e de aprender como lidar com as torres mágicas, os castelos, dungeons e afins no jogo. Eu consegui vencer esse cenário, uma vez que a luta final contra uma cidade nível 4 não é tão difícil. Era hora então de tentar dificuldades maiores, mas tinha outro problema... TEMPO!
Hoje em dia, que eu conheço as regras, um jogo Full Conquest leva algo em torno de duas horas. Quando eu ainda estava absorvendo as regras e conceitos, chegava a 3 horas. Sendo casado e com duas crianças, além do trabalho integral, é difícil achar 3 horas durante a semana. Eis que entra em cena o cenário Blitz!
Não subestime o poder do cenário Blitz Solo Conquest! É uma maneira divertida e mais rápida de se familiarizar com o jogo e ainda se sentir bem com suas vitórias. Eu criei uma rotina de jogar cenários Blitz Conquest durante a semana e Full Conquest nos finais de semana. Gradualmente eu comecei a aumentar o nível de dificuldade, toda vez que eu conseguia uma vitória (tanto no blitz, quanto no full conquest). E então, depois de 16 dias e 12 partidas, eu finalmente consegui vencer um Full Conquest contra cidades 5/8, jogando com a Arythea. Foi muito gratificante!
Continuei jogando nessa dificuldade (5/8) com diferentes heróis até que eu comecei a obter vitórias de uma maneira mais consistente. Um mês depois, achei que era hora de adicionar o conteúdo das expansões.
Na minha opinião, as expansões trazem desafios extras, e a minha taxa de vitória caiu bem, mesmo jogando contra cidades 5/8. Alguns heróis (Braevalar, estou olhando para você!) foram mais difíceis, precisando de umas 3 partidas para obter uma vitória.
Resultados e Discussão
Depois de mais 1 mês, eu consegui vencer Conquest 5/8 com todos os heróis, usando o conteúdo das expansões. Estou pronto agora para explorar mais opções, talvez jogando Full Conquest contra cidades 6/9 ou tentando outros cenários (Volkaire!).
Se eu tivesse que resumir esse post:
· Mage Knight é uma experiência incrível e é perfeito para uma jogatina solo durante esse período (e qualquer outro período!)
· As expansões trazem novos desafios, além de novas regras. Comece com o conteúdo do jogo base e então incorpore as expansões.
· Experimente níveis mais fáceis e cenários blitz para ajudar a se familiarizar com o jogo e se sentir bem ao mesmo tempo com suas vitórias.
· Se divirta. Ganhe umas, perca outras, mas se divirta!
Conclusão
Eu espero que esse tópico ajude novos jogadores a extraírem o máximo valor desse jogo espetacular. É um jogo enorme, com muito a oferecer, mas se você quiser cair de cabeça, pode ser frustrante. Tome o seu tempo, e vá tentando (talvez jogando níveis mais fáceis). Não desista! O prazer de conquistar uma cidade nível 8 está logo ali na esquina, te esperando.