Guilherme.felga::BeatrizAlt:: Faz isso não... aumentou um monte de coisa na minha lista de "quero conhecer"...
Pois é, isso é um problema. O "quero conhecer" aqui em casa vira "quero comprar" e, depois, "quero ficar". A vida de quem gosta de jogo solo é muito complicada.
rodrigopr:: Excelente lista, Renegade está na minha lista a um tempão.
Aeons end realmente é muito bom, deckbuilder preferido por aqui (solo e 2p).
Da lista fiquei intrigado com o Trajan, não conhecia o modo solo.
Incluiria também Obsession, Race for the galaxy com exp e At the gates of loyang (maioria do uwe na verdade)
Ainda preciso jogar mais, mas gostei bastante de Maracaibo solo, talvez por ser integrado ao jogo e não precisar de app/imprimir cartas como no GWT, um dos motivos que não mantive Root também.
Rapaz, desses que você mencionou o único que eu colocaria na lista é o Obsession. Sou tão doido com esse jogo que entrei nesse último KS dele. Minha cópia está a caminho e certamente terá review aqui no canal. Ele acerta em todas as minhas preferências, sobretudo no tema. Inglaterra do século XIX é meu período histórico favorito.
Mas desses jogos aí, todos costumam pintar nas listas de melhores do BGG com exceção ao Trajan. Eles estão fora do radar tupiniquim, mas não do gringo. Se quiser ler um pouco mais sobre os modos solo do Uwe, fiz um pequeno review de quase todos em dois textos aqui na 1 Player Guild não faz muito tempo. Ele é meu designer favorito.
correiomar::primeiramente não confio em nenhuma lista de melhores solo que não contenha no minimo Spirit Island ou Mage Knigth. Sem falar em Robinson Crusoe, Arkham Lcg, etc.
Outro problema com a sua lista é que tem modos solos não oficiais, modos solos não oficiais são ruins? não digo isso, mas qual a amostragem de reviews? aqui tenho a opinião de uma pessoa, ok. (uma pessoa que não incluiu jogos solos incriveis por sinal)
mas quando tenho jogos como gaia project que tem um modo solo oficial, e vejo que dos 241 votos no bgg apenas 21% não gostaram do automa eu sei que a chance do automa ser eficiente é grande. Robinson Crusoe que é aprovado por 92% dos 633 votantes, sei que se eu gostar do RC o modo solo é praticamente infalível, então porque eu vou arriscar no Trajan? no root? renegade?
a minha duvida é: a lista reflete os jogos que voce deve ter ou que eu tenho? pois eu acho que vc deveria ter Kingdon Death como jogo solo.. mas eu não tenho.. então é uma lista de recomendação ou uma lista de jogos testados?
pra encerrar, o Aeons já tentei de varias formas o modo true solo, e nenhuma me agradou, esta que foi proposta com 4 cartas de heroi e duas de nemesis ainda não testei, até lá continuo achando que essencialmente é um jogo para 2 personagens.
Como os demais já comentaram, acho que você não entendeu o propósito do texto. Vale relê-lo!
Uma outra coisa é que não acho que ninguém deva ter esse ou aquele jogo e nem que um jogo é necessário. Necessários são ter a família por perto, os amigos, uma vida plena e saúde. O resto todo é bobagem. Os jogos são só uma coisa muito legal e que faz nossa vida melhor.
O propósito de criar essa pequena lista não é falar de jogos que acho perfeitos, mas que tenho a impressão de que pouca gente comente, mas tem seus méritos. Há sim modos solo não oficiais, sou bastante crítico deles de fato por não serem adequadamente validados, balanceados e desenvolvidos, mas esses aqui são claras exceções à regra. Joguei todos e, à exceção do Trajan, todos tem reviews aqui no canal.
Sua opinião sobre o Aeon's End foi a minha durante muito tempo, tanto que quase vendi minha cópia. Jogar da forma como o designer sugeriu mudou drasticamente minha opinião a respeito do jogo. Para alguns nemesis, no entanto, alguns personagens com características mais de suporte, sem tanta capacidade de agressão, permanecem pouco efetivos. Ele não é, de fato, o melhor exemplo de jogo solo, mas acredito ter seus méritos, sim. Como deckbuilder, ele é uma das coisas mais inovadoras dos últimos anos.
Por último, é possível fazer listas de 10 jogos solo muito bons sem sequer mencionar qualquer um desses que você colocou. É só uma questão de preferência. Há um colega aqui do portal, o também Guilherme, que atende pelo avatar
toledoesilva, que tem ótimas listas focadas em wargames. Não cheguei a olhar a lista dele esse ano, mas ele é um dos que eu sempre tem coisas boas que me ensinam bastante. O importante das listas é justamente abrir nossos olhos para outras coisas que podem nos agradar. Já me surpreendi muito com elas! Tenha a curiosidade de olhar os posts dos tops de 2017 e 2019. Em algum momento peço a alguns usuários para comentarem suas listas, confira isso.
DRSOUZA:: Legal seu post! Vou procurar testar o root e o lancashire solo.
Tem link para o review dos dois aqui no texto!
Júlio Ferreira:: Eu gostaria de ver Ganges na lista, que contém um modo solo(não oficial) muito bom, além de ser um jogo incrível, que inclusive me fez aprender a jogar o game e faturar partidas fáceis no multiplayer.
Outro ,mais polêmico, que eu gostaria de ver na lista (lá vem a bomba!) é o Five Tribes! A razão pra isso é porque nas primeiras tentativas o jogo me pareceu apelão demais, mas ao continuar tentando eu descobri as técnicas que, com um pouco de sorte, levam você a pontuação máxima, transformando ele em um divertido puzzle pra mim.
Ganges tá na minha wishlists há um tempão, porque é um jogo perfeito para um automa. O Five Tribes vai ter review aqui no canal mais cedo do que tarde... Preciso antes comprar um colete à prova de balas e um carro blindado.
flaviomformoso:: Saindo um pouco do propósito do tópico criado, mas ainda dentro de Bons Jogos de Tabuleiro Solo, gostaria de ver mais opiniões sobre os modos solo dos jogos do Vital Lacerda... É um designer que eu curto bastante, tem 3 jogos no Top 100 da BGG (Lisboa, The Gallerist e On Mars), Vinhos está no Top 200 e CO2 tb relativamente bem posicionado. Todos esses com modo solo oficial (e a nova versão do Kanban tb terá). E não vejo comentários sobre a experiência solo. Será que é pq é ruim e não vale a pena jogar solo????
Vou começar essa resposta com meu momento ostentação:

Essa caixa tem uma história muito legal, que vai ser contada algum dia, mas, por enquanto, posso dizer que acho o modo solo do Gallerist super elegante e o jogo um desbunde. Tenho também o Lisboa, mas ele ainda está aqui na pilha da vergonha. Me canso só de olhar para os manuais do Vital, mas, como você, só ouço elogios. O Kanban EV é um que eu vou pegar com certeza absoluta, pois ele ficou lindo e teve um modo solo retrabalhado pelo Dávid Turczi, que é um cara cujo trabalho tem me encantado de forma crescente.
Thyoga:: Aeon's End tá na minha lista de vontade há anos. Esse ano arranjei um jeito de jogar, mas ainda não criei tempo.
Fala com o Leite para largar o Legendary e jogar outra coisa. Aeon's End é bem bacana. Com só uma caixa, sem expansões, ele já roda bem.
que só faz crescer minha wishlist de wargames haha.