Eu acho um absurdo a falta de noção de consumo que nós temos por aqui.
O Direito do Consumidor não é feito só para você que deu tudo certo. Gostou da tampa sem o nome? Legal amiguinho mas isso não muda a lei consumerista.
Ninguém é obrigado a pagar QUALQUER VALOR em um produto com defeito, ou um produto fora das especificações apresentadas, ou em um produto alterado unilateralmente sem qualquer aviso ao Consumidor.
Não é questão de mimimi, é questão de valorizar nossa posição como consumidores.
Não me importo se foi feito aqui, na China ou na Alemanha. O Código de Defesa do Consumidor me protege quando eu compro um Gloomhaven com defeito no tabuleiro. "Mas é só um defeitinho, não atrapalha". Foda-se o que cada um acha, é uma proteção coletiva.
O CDC me protege também quando a editora muda os componentes sem avisar quem já comprou. "Mas a tampa sem o nome fica tão linda seu mimizento". Foda-se o que cada um acha, é uma proteção coletiva.
O CDC me protege quando a editora entrega um tabuleiro modular que não encaixa, ou cartas com versos diferentes (nunca vai poder usar expansão), ou mofo no tabuleiro. Não importa a opinião de cada um para a lei.
Comprei, me senti lesado? Uso o CDC.
No final foi mais do mesmo:
. Editora faz um serviço ruim e tenta empurrar quietinha;
. Primeiras reclamações são tratadas como mimimi;
. Com o aumento das reclamações vem um disclaimer ensaboado.
A Meeple não está sendo boazinha ACEITANDO devolução. Não é a Meeple meu Deus do Céu! É a lei que obriga ela a isso!
Não é o coração puro da Galapagos que troca peças, é a obrigatoriedade da lei!
Parem, alguns, de tratar editora como a "empresa do meu amigo".
Nada menos do que o obrigatório, com atraso.
Abraços