Por Daniel Thurot
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1261011/beep-beep-beepbeepbeep-space-biff-review
Beep. Beep. BEEPBEEPBEEP!
Existem algumas razões pelas quais eu não sou a pessoa ideal para avaliar
Legendary Encounters: An Alien Deck Building Game. Por um lado, eu não joguei
Legendary: A Marvel Deck Building Game (porque eu realmente não leio quadrinhos), por isso não posso comparar as duas versões. Em segundo lugar, eu não gosto da maioria dos jogos de construção de deck. E em terceiro lugar...
Alien 3 é o melhor filme da franquia Alien para mim, logo após a perfeição absoluta que é
Alien: Resurrection.
Ok, vá em frente e guarde essa última frase em sua memória.
Legendary Encounters certamente atrairá a maior parte de seus jogadores com a promessa de que você possa reviver os traços gerais dos quatro primeiros filmes Alien. Ele faz um trabalho surpreendentemente certo ao passar a ideia de estar preso em algum local remoto e claustrofóbico, em um cargueiro-espacial ou em uma colônia dilapidada, ao ser caçado por uma insondável, imparável e inteligente espécie exótica alienígena. Claro, isso leva algum grau de liberdade com a sua licença. Por exemplo, através do preenchimento de seu baralho inicial com um grupo de "especialistas" marinheiros coloniais, mesmo quando apenas um dos quatro filmes realmente vive com essa configuração. E a fim de manter as coisas interessantes, ele mistura cartas aleatórias de "drones" com cada conjunto de ameaças, por isso é possível que a sua permanência a bordo do icônico USCSS Nostromo será interrompido por um xenomorfo completamente formado antes do que aconteceu no primeiro filme, onde sua primeira aparição foi rompendo a cavidade torácica do pobre Oficial Executivo Kane.
Mas quer saber? Nada disso importa, porque
Legendary Encounters entende a franquia Alien.
Ele começa lento, algumas luzes no detector de movimento nos poços de ventilação, e em seguida, na estação de energia. Não se preocupe, ninguém vai lá para baixo de qualquer maneira, e custa uma enorme quantidade de pontos de ataque para scannear esses setores, de modo que você pode muito bem manter-se fora dali. Afinal, você está muito ocupado comprando cartas, que parecem representar as ideias flutuando nas cabeças de seus personagens, em vez dos próprios personagens. Por exemplo, o engenheiro-chefe Parker é encontrado em cartas como "Reparar a Nave" ou "Bastão Elétrico" em vez de apenas aparecer em sua carta solitária, e você nunca recrutará a Subtenente Ripley. Afinal, todo mundo quer ser Ripley. Em vez disso, você terá uma carta representando suas habilidades de primeiros socorros, seus procedimentos de quarentena ou o que quer que seja. O deck Aliens ainda permite que Ripley lute contra a mamãe alien, que é, possivelmente, onde o termo "fodona" se originou quando foi proferido coletivamente em 18 de julho de 1986 por milhares de espectadores.
Então você focará em montar seu próprio baralho aos poucos. Então, com um suspiro, você olhará para cima e perceberá que todos os beeps dos detectores de movimento quase entram no complexo. O que quer que esteja lá fora, já ultrapassou o armário de armas e o laboratório médico, e eles estão de cócoras na câmara ao lado. Mais uma carta e eles começarão a transbordar para a zona de combate - e esse é o ponto onde alguém inevitavelmente começará a citar o Primeira Classe William Hudson: "
Game over, man!". Mesmo assim, eles não estão errados, porque os inimigos na zona de combate farão você comprar aquelas cartas de luta. Algumas não são muito ruins, coisas como
Ferimentos ou
Por um Triz. Outras são horríveis, como um rabo alienígena entrando através de sua barriga.
Momentos depois, você estará debatendo com os seus amigos sobre como alocar seus recursos. Alguns aliens tornam-se mais difíceis de matar uma vez que entram no complexo, por isso você deve gastar mais tempo varrendo seus inimigos antes deles entrarem? Ou você deve lidar com os inimigos que já estão em seu rosto? Comprar uma carta de evento ou uma carta de alien, mesmo porque na atual situação os aliens saltarão diretamente para a zona de combate de qualquer maneira?
É tenso, é difícil, e encoraja os jogadores a coordenar estreitamente as suas ações. Há até mesmo um monte de cartas que podem ser jogadas em turnos de outras pessoas, uma ideia bacana que ajuda a manter todos envolvidos e significa que o jogo solo funciona melhor quando você joga com dois decks separados.
Mencionei acima que
Legendary Encounters entende Alien. Aqui está a prova.
Em nosso primeiro jogo (depois de passar uma hora e meia de triagem com as 600 cartas do jogo), meu amigo Geoff chegou no turno com uma enorme quantidade de pontos de ataque. "
Ótimo!", dissemos, embora provavelmente dissemos algo mais como "
Ok, jogue logo", porque somos rabugentos assim. Ainda assim, esta foi uma boa notícia, porque ele pegou esse xenomorfo realmente aterrorizante que estava prestes a entrar na zona de combate, e se tornaria praticamente invencível. Depois de assassinar o alien, ele ainda tinha alguns pontos sobrando. "
Devo scannear a estação de energia?", perguntou. Bem, é claro que você deve, eu respondi. Então, o que você encontrar, nós seremos capazes de matá-los mais cedo.
Infelizmente, nenhum de nós estava prestando atenção suficiente para as nossas cartas. Quando Geoff revelou uma facehugger, ele gemeu e terminou seu turno, a criatura feliz acasalando com seu rosto. "
Eu espero que você possa matar essa coisa antes que me transforme em um alien", disse ele para o próximo jogador.
O problema era que todos nós não podíamos. Uma vez que o próximo jogador não conseguiu remover o parasita, Geoff teve que embaralhar um
chestburster em seu deck, e se ele comprasse esta carta "
sofre extrema dor e morre." O que ele fez em seguida, transformando-se em um alien e obtendo um novo papel e novo deck, passando o resto do jogo perseguindo nossos personagens até que ele assassinou cada um de nós. Ficamos surpresos e frustrados, e um pouco assustados cada vez que chegava seu turno.
E realmente, a sensação de ambientação ao jogar este jogo é maior do que eu senti com quase todos os outros jogos de construção de baralho que eu já joguei. Onde a maioria dos jogos de construção de deck parecem que estão definidos no piloto automático,
Legendary Encounters oferece algumas escolhas verdadeiramente difíceis sem nunca se tornar complicado. Isso, combinado com o seu horror rastejante, difícil experiência cooperativa, a capacidade de dar aos jogadores "agendas" que pode colocar um traidor em seu meio, entre outras coisas, faz deste um dos melhores construtores de deck que eu já joguei.