Pela regra, você é obrigado a mover o nobre para OUTRO local senão o que ele está no momento, ou seja, não dá pra "reativar" um local com o nobre se ele já estiver lá.
Porém, não existe nenhum impeditivo de ativar o próprio espaço do nobre com ele, efetivamente burlando a regra anterior.
Exemplo:
Situação atual:
Banco já tem 2 meeples.
Palácio não tem nenhum.
Jogador Amarelo ativa o Palácio e coloca o nobre no Banco e pega 2 moedas. (não pagando nada pelo meeple)
Jogador Vermelho, ativa o Palácio (pagando uma moeda), e pode ativar todos os outros espaços, exceto o Banco, pois o nobre já está lá.
Jogador Vermelho move o nobre para o próprio Palácio e o ativa, sem pagar nada pelo efeito do nobre.
Jogador Vermelho faz o efeito do Palácio, que é mover o nobre para outro local e ativá-lo, sem pagar nada.
Jogador Vermelho move o nobre para o Banco, fazendo exatamente o que ele queria, ativar o Banco sem pagar nada.
Na realidade, o jogador vermelho pagou 1 moeda, pra poder ativar o Palácio, mas muitas vezes isso pode ser extremamente vantajoso, e acredito (aí é apenas crença mesmo), que a intenção não tenha sido essa, do Nobre ser uma forma de "desconto" ao invés de eliminar o custo.