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  4. Tabulices #60 - Temas tabus

Tabulices #60 - Temas tabus

Freedom: The Underground Railroad
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Tabulices #60 - Temas tabus
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https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:36:31
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    DaniloSilvestre14/08/20 16:38
    avatar
    DaniloSilvestre
    14/08/20 16:38
    111 mensagens MD

    Existem temas que não deveriam ser abordados por jogos de tabuleiro? Nesse episódio PH Mazzilli e Danilo Silvestre conversam sobre jogos que abordam temas polêmicos do mundo real, a relação entre as regras e os temas, responsabilidade na hora de escolher assuntos difíceis e os riscos de jogos críticos serem mal compreendidos. Será que todos os jogos, mesmo quando só relatam algum evento do mundo, como "Kanban", passam uma mensagem? Jogos às vezes glorificam ações ou atitudes que não são corretas na vida normal? Seria a indústria de jogos de tabuleiro ainda imatura demais para lidar com temas polêmicos, como a indústria de amianto, no caso de "The Cost"? Se divertir com um jogo de tema triste, como "Freedom: The Underground Railroad", deveria ser motivo de vergonha?

    Jogos citados nesse episódio:
    - Freedom: The Underground Railroad
    - The Cost
    - Lisboa
    - Banco Imobiliário
    - This War of Mine
    - Viticulture
    - Food Chain Magnate
    - Kanban
    - The Gallerist
    - Fiasco 
    - CO2: Segunda Chance
    - Castle Panic
    - Dead of Winter
    - Dungeon Lords
    - Villainous
    - Blood Rage
    - Patchwork
    - Barenpark

    Músicas desse episódio:
    - John Coltrane - Countdown
    - Shovel Knight OST - The Starlit Wilds

    O Tabulices está disponível também no Spotify! Aproveite para seguir por lá a "Tabulist", nossa playlist com as músicas que compõe a trilha sonora do podcast!

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    Comentários:

  • psberetta
    4 mensagens MD
    avatar
    psberetta14/08/20 17:27
    psberetta » 14/08/20 17:27

    Excelente o tema sobre tema :)

    Tenho cerca de 1 ano de hobby, e meu grupo de jogatina se resume a mim e minha namorada, que mora comigo. Normalmente, eu faço uma boa triagem antes de selecionar um novo jogo para comprar, pois o interesse dela é bastante influenciado pelo tema. Porém, tenho uma pequena experiência para compartilhar: quando estava explicando o jogo "Manchattan Project: Chain Reaction", minha namorada comentou que achou "muito pesada" a temática do card game. Felizmente, ela topou jogar mesmo assim e, como vocês repetidamente salientam, o tema "desaparece" ao longo das partidas.

    Não vos mando "abraços" em respeito ao distanciamento social, 

    Continuem com o ótimo trabalho!

    3
  • Melendor
    178 mensagens MD
    avatar
    Melendor15/08/20 18:36
    Melendor » 15/08/20 18:36

    Gostei bastante do episódio. 

    Estou desenvolvendo um jogo sobre a colonização do Brasil (e da América) sob olhar dos povos nativos. Haja tabu. Estou tentando ser o mais respeitoso possível com os índios e os negros, mas dá um certo medo de fazer alguma besteira. 

    Se tiverem a disponibilidade de fazer um jogo teste, mandem uma mensagem. 

    Protótipo: 
    https://tabletopia.com/games/pindorama

    Regras e gameplay no After Match:
    https://www.youtube.com/watch?v=Tl9bvQCDvmg&


    Abraços

    4
  • Guy de Lombard
    458 mensagens MD
    avatar
    Guy de Lombard 16/08/20 16:17
    Guy de Lombard » 16/08/20 16:17

    Sobre as escolhas éticas que fazemos nos jogos, a parte mais interessante do Scythe para mim são as cartas de evento. Dentre as 3 opções de escolha em cada uma delas, a 1a é amigável, não tem custo e da uma recompensa pior; a 2a é um pouco mais agressiva, tem custo e uma recompensa média; e a 3a é agressiva, tem custo alto e recompensa melhor. Nas primeiras vezes em que joguei, não conseguia escolher a opção com maior recompensa, me sentia mal e cheguei até a dizer que jamais a escolheria. Depois de perceber que isso prejudicava bastante meu jogo, passei a utilizá-la também, mas sempre com sentimento de culpa.

    Imagino que esse aspecto da culpa seja o que os designers de jogos como Food Chain Magnate e The Cost queiram provocar, mas entendo que um dos aspectos que geram desconforto nessa abordagem seja o de poder gerar um efeito reverso, de empatia por pessoas que nos pareceriam de outra forma imorais ou até sociopatas. Ao nos colocar no lugar deles, o jogo talvez nos force a enxergar o mundo sob a perspectiva desses empresários e a transferir o problema ético para o "sistema", isentando pessoas que claramente fizeram escolhas bastante discutíveis, no mínimo.

    Por fim, um jogo pode ter a força de apontar um dedo não só para algo importante do mundo, mas tambem para a propria indústria dos jogos de tabuleiro. Apenas por existir, o Spirit Island joga luz sobre a inexistência de debate dos aspectos nocivos da colonização em outros jogos que tinham esse tema, como Puerto Rico ou até mesmo Catan. Quando jogamos nós podemos até mesmo esquecer que o Spirit Island é sobre a brutalidade do colonizador, mas não há como evitar o assunto ao se falar sobre esse jogo. Na hora da compra, na hora de por na mesa ou após a partida, é sempre sobre isso que falamos.

    Belo tema, aliás, o desse episódio. Vocês continuam os melhores!

    4
  • tuliobarros
    1731 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros16/08/20 17:36
    tuliobarros » 16/08/20 17:36

    Primeiramente parabéns por levantar esse tipo de debate.

    O jogo pode ser pensado unicamente como um conjunto de regras que buscam pontos, tanto que muitas vezes o tema é uma opção da editora. A intenção do designer reside principalmente em criar um produto no qual as pessoas podem explorar os melhores caminhos para a vitória. A intenção da editora, por outro lado, busca aprimorar o produto para que seja o mais atrativo e comercialmente viável. Neste cenário, quem consome o produto se assemelha a quem joga futebol. Não há a intenção de discutir sobre uma realidade que está fora do jogo. A razão de ser do jogo é o próprio jogo.

    Todavia, tendo a pensar como PH Mazzilli para aceitar que se há intenção no tema, ela não pode ser desprezada. Nesse caso, o desenvolvimento do produto é um tanto diferente. As regras são pensadas para se adequar ao tema ao ponto de que em muito jogos são criadas exceções para que se reflita no jogo algo da realidade. Nesse sentido, há clara intenção do designer comunicar com o jogador e que a mensagem extrapola os limites do próprio jogo.

    Já no que diz respeito à maturidade da mídia, eu prefiro discordar do Phmaz. A arte como manifestação do artista é também a representação da maturidade do artista e do quando ele já a explorou. Pouco me diz sobre a maturidade da mídia se eu pinto uma tela de branco e faço riscos. Alguém poderia descrever a mesma ação do que Kandinsky ou Mondriaan fizeram. Todavia a intenção que é a mola propulsora da arte de Kandinsky e Mondriaan é absolutamente diferente da minha e dos meus rabiscos.

    Snakes and Ladders é um jogo milenar indiano que foi feito para dar lições de moral. Você precisa subir no tabuleiro rolando um único dado. Se parar no primeiro degrau duma escada, você vai imediatamente para o topo dela. Se parar na cabeça de uma serpente, você desce até a cauda. Cada vez que se rola um 6, você anda e rola o dado novamente. O jogo ilustra virtudes, vícios e a aleatoriedade da vida.

    A leitura de Snakes and Ladders, dos quadros de Kandinsky e Mondriaan não é feita de modo imediato, o que não implica numa falta de significado. Mas você pode consumir o jogo ou os quadros sem questionar seus significados e, especialmente, a intenção do autor. Já a intenção da mensagem essa pode ser absolutamente passível de crítica sendo repugnáveis a apologia de crime ou de criminoso, a incitação ao crime entre outras mensagens negativas.

    Bom lembrar que há mensagens que cada vez mais somos mais críticos a respeito do que é falado. Como é o caso do (premiado) filme da Disney "Canção do Sul".

    Acho a frase mais importante do podcast foi: "Temas específicos exigem respeito". Independente se é o artista, designer de jogo, jogador ou outro.

    3
  • tpcordeiro
    1737 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro17/08/20 03:29
    tpcordeiro » 17/08/20 03:29

    Legal ter sido citado no início do cast! Para quem tiver interesse, o meu post onde falo do assunto, q depois foi comentado no Tabulices #35, foi esse:
    https://www.ludopedia.com.br/topico/29397/tabulices-33-os-jogos-modernos-ao-longo-dos-anos?id_post=239945#id_post_239945
    O interessante é que, depois do Mombasa, no Maracaibo, mais novo jogo do mesmo autor Alexander Pfister, sobre navegadores ajudando as nações européias a explorar e pilhar cidades do Caribe, também obviamente um tema polêmico, houve um "disclaimer" do autor e editora ainda maior no final do manual.

    Sobre o cast, excelentes levantamentos! Tenho a acrescentar apenas um "help" para o PH: além do Dead of Winter, outro jogo q promete ser um bom coop, mas com vencedor no final é o Nemesis. Mesmo para quem não é chegado em ameritrash como eu, foi uma boa diversão.

    2
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber17/08/20 08:36
    Clauber » 17/08/20 08:36

    Mais uma vez parabéns pelo trabalho.
    Acho o tema muito relevante, é um assunto que constantemente vem a tona em grupos de WhatsApp, senti falta da tradicional discussão sobre os colonos do Puerto Rico, a meu ver, e como foi dito, muitos temas podem ser ofensivos (incomodar) a diferentes pessoas em diferentes momentos, mas isso não significa que o jogo não deva ser produzido ou jogado (recentemente usei o exemplo de que Pandemic ou mesmo Viral não deveriam ser levados à uma mesa em que um dos jogadores perdeu alguém em decorrência da pandemia), acredito muito sobre a imaturidade de nosso hobby e já argumentei sobre isso, a meu ver hoje um jogo como Puerto Rico dificilmente seria publicado da forma como é, mas a meu ver, uma anexo contando um pouco do contexto histórico seria uma solução satisfatória para casos como esse.

    2
  • Jairo Tx
    142 mensagens MD
    avatar
    Jairo Tx17/08/20 12:45
    Jairo Tx » 17/08/20 12:45

    Parabéns pelo cast, como sempre um primor.

    Enquanto ouvia pensava em tanta coisa que espero conseguir trazer todas elas aqui.

    Inicialmente sobre forma e conteúdo. Concordo com vocês e creio que o meio dos board games ainda está experimentando formas, se fossemos fazer um comparativo com a arte, por exemplo, iríamos até o impressionismo e as escolas que surgiram naquela transição de século, e isso já faz um bom tempo.
    Mas ainda encontramos muita gente que adora só as formas. Tenho amigos que adoram Bad Religion, Ramones, Dead Kenedys e outras bandas punks mas são capitalistas ferrenhos, porém adoram a energia que a música passa pra eles.

    Em alguns aspectos vejo que a maioria das pessoas encara os jogos de tabuleiro como um entretenimento leve, algo que é para relaxar e abstrair da realidade. Todas as manifestações estéticas podem proporcionar isso e mesmo os apreciadores mais ferrenhos do cinema também vêem filmes da Marvel além do Lars von Trier (nem todo dia a gente quer o peso de um Dogville).

    Minha esposa, por exemplo, é escritora e adora um texto mais denso e, mesmo em hq's curte algo como Joe Saco e Maus, porém em jogos ela prefere coisas leves de regras simples. Já tivemos Mombasa e só durou uma partida, no fim do jogo ela me disse que não queria mais jogar aquilo, que não queria corroborar com a exploração do continente africano.
    Eu sempre argumento que ela adora séries, filmes e livros que trazem uma reflexão mais profunda, por que nós jogos tem que ser light? Ao meu ver ainda é um pré conceito dela, mesmo ela não querendo admitir.

    Creio que os jogos ainda estão amadurecendo na relação de tema. Mas um dos dilemas que acredito acontecer é que jogos são coletivos, a relação social dele é parte fundamental. Outras áreas de estética o coletivo é opcional, você vai ao cinema com amigos mas a apreciação é solitária, você até comenta durante o filme, mas o verdadeiro debate acontece no fim. Em jogos isso acontece no decorrer da partida e a sua participação é ativa. Você é o capitalista mais ferrenho, ou o latifundiário escravagista comprando gente ou sacrificando pessoas e só sendo o melhor nisso você ganha o jogo.

    Eu me meto a criar jogos e recentemente estava com ideia pra um sobre os bandeirantes, pedi uma ajuda pra um amigo historiador e quando comecei a avaliar que as buscas eram, basicamente, pra escravizar nativos ou buscar riquezas pra coroa ao custo de muitas vidas resolvi engavetar a ideia e esperar ela amadurecer mais um tempo. 
    Acho que pra um revisionismo histórico os jogos podem ser de grande utilidade, especialmente porque você é a parte ativa de uma situação.

    Pra concluir vejo que a função da arte não é só ser estética, ela deve trazer ao fruidor algo além da abstração e desligamento da realidade, os jogos, assim como outras formas de expressão, também podem ser assim e acho que ainda temos muito que amadurecer nesse sentido.

    Mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho!

    3
  • tuliobarros
    1731 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros17/08/20 17:28
    tuliobarros » 17/08/20 17:28

    Jairo Tx::Minha esposa, por exemplo, é escritora e adora um texto mais denso e, mesmo em hq's curte algo como Joe Saco e Maus, porém em jogos ela prefere coisas leves de regras simples. Já tivemos Mombasa e só durou uma partida, no fim do jogo ela me disse que não queria mais jogar aquilo, que não queria corroborar com a exploração do continente africano.
    Eu sempre argumento que ela adora séries, filmes e livros que trazem uma reflexão mais profunda, por que nós jogos tem que ser light? Ao meu ver ainda é um pré conceito dela, mesmo ela não querendo admitir.


    Excelente comentário! Mas permita-me discordar inclusive acho na sua própria mensagem razão para tanto:

    Jairo Tx::Creio que os jogos ainda estão amadurecendo na relação de tema. Mas um dos dilemas que acredito acontecer é que jogos são coletivos, a relação social dele é parte fundamental. Outras áreas de estética o coletivo é opcional, você vai ao cinema com amigos mas a apreciação é solitária, você até comenta durante o filme, mas o verdadeiro debate acontece no fim. Em jogos isso acontece no decorrer da partida e a sua participação é ativa. Você é o capitalista mais ferrenho, ou o latifundiário escravagista comprando gente ou sacrificando pessoas e só sendo o melhor nisso você ganha o jogo.

    Nas artes que são consumidas de modo passivo, você não tem poder de decisão na narrativa dos fatos ou das ações que estão sendo tomadas. Não é você que opta por violentar a personagem de Nicole Kidman em Dogville e assistir à cena não te faz conivente. Talvez em Mombasa sua esposa não viu durante o jogo a possibilidade de refletir sobre o tema e propor realidades alternativas ou algo que poderia ser feito em substituição ao passado. Talvez ela se viu presa a repetir o passado sem outras opções de escolha. Logo, o debate é raso e aquele passado é "inescapável". Você se torna conivente.

    Existe um jogo chamado "Historia" que você decide por qual caminho a sua civilização quer andar numa matrix de desenvolvimento militar X científico e num mapa de conquista territorial. Durante o jogo, você transita por vários "tipos de governo", conforme a decisão do autor, classificados como: Clãs, Nômade, Cidade Estado, Império, Mercantil, Iluminado, Consumista, Utópico e Bárbaro. Há, claramente, uma mensagem do autor sobre as formas de governo e quais os benefícios trazidos por cada um. Ao mesmo tempo, o jogo dá oportunidades de você vencer de forma violenta ou não.

    Um outro jogo chamado Vidas Violetas foi criado com a intenção de promover o debate sobre a violência contra a mulher.

    Já estou mudando de opinião sobre o comentário do Phmaz. Talvez ainda não experimentamos tanto a mídia do jogo de tabuleiro como forma de expressão artística. Talvez ainda não experimentamos o suficiente no quanto o designer pode dialogar com os jogadores por meio de sua obra.

    3
  • frankhiromi
    479 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi02/09/20 16:05
    frankhiromi » 02/09/20 16:05

    Episódio excelente! Não conhecia o podcast, achei o programa fantástico!

    Quando vocês falaram sobre a questão do cruzamento entre comportamento no jogo e comportamento na vida, me lembrei do filme/livro de ficção científica "O Jogo do Exterminador" que trata desse tema de forma brilhante.

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Freedom: The Underground Railroad - Tabulices #60 - Temas tabus
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